Os Melhores Shows Internacionais e Nacionais de 2019
Rock On Stage Especial
Os Melhores Shows Internacionais e Nacionais de 2019

    2019 foi um ano de fabulosos shows no Brasil e assim como nos anos anteriores muitos importantes nomes vieram no país e nos brindaram com espetáculos formidáveis que não esqueceremos tão cedo e podemos encher o peito e dizer: sim... eu estava lá!!!

    Em 2019, o Rock On Stage esteve presente e cobriu alguns dos melhores shows que tivemos no Brasil, sempre contando todos os seus detalhes, e neste breve especial, farei uma retrospectiva dos shows que tanto eu... quanto os colaboradores do Rock On Stage tiveram a honra e a oportunidade de estarem lá e posteriormente contaram como foi aqui. Óbvio que pela quantidade de bandas e artistas que estiveram se apresentando no país seria impossível conferir todos, mas, a ideia é de relembrar sobre alguns destes e que certamente foram os favoritos de muitos, ainda mais em um momento triste e complicado como o que estamos vivendo com esta pandemia.

Janeiro e fevereiro

    Logo no começo do ano em janeiro tivemos o Phil Anselmo com o seu Phillip H. Anselmo And The Ilegals no Tropical Butantã em São Paulo/SP ( leia resenha ) com suas novas composições e clássicos dos tempos do Pantera cuja matéria é de Wellington Penilha. Em fevereiro dois nomes fizeram a alegria de muitos, o primeiro foi o Venom Inc., que levou muitos fãs de Heavy Metal e Black Metal ao The House em São Paulo/SP ( saiba como foi ) conforme nos relatou Wellington Penilha. Já o segundo foi o Tankard, um dos pilares do Thrash Metal alemão, que levou a Kings Of Beers Live Tour 2019 ao Bar da Montanha em Limeira/SP ( relembre aqui ) em sua primeira vez na cidade do interior e a primeira vez que vi os beberrões em ação e cravo... que showzão animadaço fizeram lá.

Março

    No mês de março uma das melhores bandas de Heavy Metal de todos os tempos, os veteranos ingleses do Saxon retornaram para mais um show pertencente à Thunderbolt Latin America Tour 2019. Tudo bem que eles já haviam tocado no Brasil no ano anterior com a mesma tour, porém, ver o Saxon é a certeza de ver um Heavy Metal fervoroso e repleto de clássicos memoráveis, sendo que foi o que tivemos em março de 2019 no Tropical Butantã em São Paulo/SP ( confira aqui ) e asseguro, saí de lá certo que vi uma das melhores apresentações do ano.

 

Abril

    Mais uma vez no Brasil, os finlandeses do Amorphis estiveram no país para divulgarem o álbum Queen Of Time e foram mais uma banda que incluíram o Bar da Montanha de Limeira/SP entre os palcos de sua passagem pelo Brasil realizando um show técnico, empolgado e responsável por conquistar mais fãs para a banda ( veja mais ), ao menos, foi o que senti ao término do show.

    Poucos dias depois, na capital, o repórter Wellington Penilha conferiu os matadores - para valer - shows do Exhumed e o Beyond Creation com seu massacre Death Gore Grind no Carioca Club em um evento destruidor que contou com a abertura do Chaos Synopsis e do Circle Of Infinity ( relembre como foi ). Para fechar o mês estive de volta a Limeira/SP e ao Bar da Montanha para assistir uma aula de Heavy Metal na pegada germânica com o Grave Digger divulgando mais outro ótimo de seus muitos discos com o The Living Dead em mais uma data da Tour Of The Living Dead Part II ( leia aqui ).

Maio

    No começo do mês de maio presenciei no Tom Brasil em São Paulo/SP a gravação do DVD Temple Of Shadows In Concert, que marcou uma data única e deveras importante para o Power Metal Brasileiro com a execução na integra do álbum Temple Of Shadows do Angra pela banda solo de Edu Falaschi e acompanhado pelos renomados convidados inclusos na apresentação, entre eles, Kai Hansen ( Gamma Ray, Unisonic e Helloween ), Sabine Edelsbacher ( Edenbridge ), Michael Vescera ( Yngwie Malmsteen, Loudness e Dr. Sin ), Guilherme Arantes e João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica resultando em um espetáculo sem igual ( relembre aqui ).

    Em um frio sábado do meio do mês de maio, finalmente consegui conferir um show do lendário e consideravelmente importante nome do Rock'n'Roll do país, o Made In Brazil em um pequeno e aconchegante bar da cidade de Mogi Mirim/SP, o Garden Pub, que encerrou - infelizmente - suas atividades ( leia como foi ).

    Já na semana final do mês, aconteceu o Odin's Krieger Fest 2019, o festival que celebra a cultura medieval e desta vez contou shows somente de bandas brasileiras, como foram o caso Taberna Folk, Hugin Munin, Terra Celta e Confraria da Costa, que se apresentaram no Fabrique Club em São Paulo/SP ( confira neste link ) conforme relatou a repórter Érika Beganskas.

Junho

    Logo no segundo dia de junho pude conferir o Free Pass Metal Festival III, que foi realizado no Espaço das Américas em São Paulo/SP e levou um enorme público que ocupou toda a casa, afinal, entre os escalados para o evento tínhamos o Avantasia divulgando o seu mais recente álbum Moonglow com muitos renomados convidados, entre eles Eric Martin ( Mr. Big ), Geoff Tate ( ex-Queensryche e atual Operation: Mindcrime ), Jørn Lande ( ex-Masterplan e atual JORN ); o Shaman com sua formação original e o Rec/All ( leia aqui como foi ). Apesar da grandiosidade dos shows, que cada um de nós voltamos para casa totalmente satisfeitos com o que vimos, uma semana depois, veio a triste notícia do falecimento do vocalista Andre Matos, sem dúvidas um dos melhores, mais respeitados e mais importantes ícones do Heavy Metal no Brasil. É.. vimos o último show do Shaman com ele e a sua última participação no Avantasia, uma pena...

    Aliás, esta triste notícia chegou no sábado em que aconteceria o Circle Of Infinity Fest no Bar da Montanha em Limeira/SP com os shows do Raven, Leather Leone e Living Metal, onde o trio inglês fez outro show repleto de adrenalina, porém, quem 'roubou' a cena mesmo neste dia a vocalista Leather Leone com um vigor que me fez aclamá-la como a Rainha norte-americana do Heavy Metal ( relembre aqui ).

    Na terceira semana seguida, que assisti a excelentes shows foi a vez de rever os holandeses do Picture no Estudio Mirage Eventos em Limeira/SP ( confira aqui ) em um longo evento com a presença da ótima Skull Fist, dos mestres do Black/Death Metal brasileiro do Vulcano e a revelação Living Metal. Um dia depois, em um domingo, Wellington Penilha foi no Audio Club em São Paulo conferir uma noite incrível para o Thrash Metal Nacional com o show Cavalera: Return to Beneath Arise, onde os irmãos Cavalera executaram os clássicos dos seus tempos no Sepultura e que teve a abertura do Korzus e do Venomous ( veja aqui como foi ).

Agosto

    Deixei de conferir o Symphony X em Limeira/SP para pela primeira vez na vida ver o Camisa de Vênus, que fez um marcante show no aniversário de Aguaí/SP - e de graça para a população - executando seus clássicos históricos e novas composições com sua tradicional irreverência em um chuvoso e frio domingo do primeiro final de semana de agosto ( confira aqui como foi ). Na sexta feira seguinte retornei para a cidade de Limeira/SP no Bar da Montanha para rever a banda que faz o Manowar se tornar pequeno... estou falando do monstruoso Massacration com sua Motor Milf World Tour, que rendeu muitos sorrisos no público presente ( clique aqui para ver como foi ). Ainda no mês de agosto fui até a vizinha Jacutinga/MG e vi o Titãs no Rock In Lago fazer um show tão matador, verdadeiramente plugado e tão Punk Rock se for avaliar, que foi muito, mas muito melhor que o realizado no Rock In Rio.

Setembro

    No mês que tivemos o Rock In Rio no Brasil, praticamente todas as bandas que tocaram na capital carioca também fizeram shows por outras cidades do país e em São Paulo/SP tivemos Bon Jovi e Dave Mathews Band em apresentações repleta de fãs por todos os lados e que para quem esteve presente, posso dizer que foram considerados como deveras impactantes.

    Infelizmente, não pude ir em nenhuma das duas, mas, no RockFest, o festival muito bem organizado no Allianz Parque em São Paulo/SP e que teve Scorpions, Whitesnake, Helloween, Europe e Armored Dawn realizado já próximo ao final do mês... sim... e afirmo... todas as cinco bandas estavam afim de cravarem shows que tão cedo não teremos como esquecer. E nós em São Paulo tivemos uma exclusividade... se compararmos ao Rock In Rio... vimos a melhor apresentação do Europe em solo paulista.

    E isso, sem contar a alegria do Helloween ao se apresentar em um estádio ou a eletricidade do Whitesnake com seus antigos e novos clássicos ou ainda a inigualável felicidade que é um show do Scorpions e claro, o Armored Dawn também evidenciando sua evolução como banda acontecida nestes últimos anos ( relembre cada um dos shows aqui ).

Outubro

    Em outubro, dentre os muitos shows que tiveram em São Paulo/SP e no país, foi a vez da maior banda de Heavy Metal, o Iron Maiden com três apresentações no Brasil, sendo a realizada no Estádio do Morumbi no primeiro domingo do mês, considerada pelo seus integrantes como a melhor em solo brasileiro em todos os tempos e esta data, eu tive a esplêndida oportunidade de assistir, cobrir e um curiosidade extra, que lhes contarei no futuro ainda ( confira resenha ).

    Esta formidável da Legacy Of The Beast World Tour contou com a maior produção dos ingleses em sua história e a mais teatral de todas as outras que presenciei. A abertura ficou para a banda The Raven Age, que é comandada pelo filho do baixista Steve Harris e encararam a missão com louvor realizando uma boa apresentação. Além do show em São Paulo/SP, o Rock On Stage através do repórter Wellington Penilha cobriu também o show do Iron Maiden em Porto Alegre/RS na Arena do Grêmio, que além do The Raven Age teve também os brazukas do Rage In My Eyes como atrações de abertura ( leia aqui ).

    Dias antes do Iron Maiden no Rio de Janeiro/RJ e em São Paulo/SP - segundo me contaram - tivemos o Slayer demolindo pescoços e corpos com seu vigoroso Thrash Metal no Espaço das Américas em um dos seus últimos e implacáveis shows de sua história.

Novembro

    No começo de novembro recebemos uma turnê muito bem organizada pelo Noturnall, que exibiu suas novas composições e aumentou a grandeza do espetáculo com a presença do norte-americano Mike Portnoy, simplesmente, um dos maiores, mais técnicos, carismáticos e melhores bateristas de todos os tempos. E dentre as muitas cidades que tocaram... Limeira novamente foi um ponto de parada e neste sábado assistimos de perto Mike Portnoy detonar sua bateria em que o Bar da Montanha ficou pequeno e recebeu um dos seus maiores públicos. Pude conferir além da junção Noturnall + Mike Portnoy + Edu Falaschi outra três ótimas bandas de abertura, que foram o DarkShip, Kameratta e Dislaze, que resultaram em uma celebração excelente do Heavy Metal Nacional ( saiba os detalhes neste link ).

    Outro banda que assisti seu show pela primeira vez e há tempos já ansiava para vê-los no palco foi o Evergrey, que em sua passagem pelo Bar da Montanha em Limeira/SP ( confira como foi ) nos brindou com mais um show da The Atlantic South America Tour em duas horas do seu vibrante Prog Metal.

Dezembro

    Para fechar o ano com chave de ouro, por assim dizer, tivemos o Dream Festival em São Paulo/SP na Nova Arena Anhembi com simplesmente o Dream Theater fechando o evento dividindo sua longa apresentação com músicas mais recentes e a execução na integra do disco Metropolis Part 2: Scenes From a Memory como parte da The Distance Over Time Tour Celebrating 20 Years Of Scenes From A Memory. Se o Dream Festival fosse somente o Dream Theater e uma banda de abertura, já seria um sábado fantástico, mas a produção foi ousada e incluiu também mais quatro bandas, que foram: Killswitch Engage, Sabaton, Turilli/Lione Rhapsody e Reckoning Hour, que também nos entregaram shows deveras empolgados ( leia seus detalhes ).

Melhores Shows Internacionais e Nacionais de 2019

1 - Iron Maiden e The Raven Age em São Paulo/SP
2 - RockFest - Scorpions, Whitesnake, Helloween, Europe e Armored Dawn em São Paulo/SP
3 - Dream Festival - Dream Theater, Killswitch Engage, Sabaton, Turilli/Lione Rhapsody e Reckoning Hour em São Paulo/SP
4 - Free Pass Metal Festival III com Avantasia, Shaman e Rec/All em São Paulo/SP
5 - Saxon em São Paulo/SP
6 - Edu Falaschi - Temple Of Shadows In Concert - em São Paulo/SP
7 - Redemption Tour - Noturnall + Mike Portnoy + Edu Falaschi em Limeira/SP
8 - Evergrey em Limeira/SP
9 - Circle Of Infinity Fest com Raven e Leather em Limeira/SP
10 - Grave Digger em Limeira/SP
11 - Amorphis em Limeira/SP
12 - Tankard em São Paulo/SP
13 - Made In Brazil em Mogi Mirim/SP
14 - Camisa de Vênus em Aguaí/SP

    Outros shows que não estivemos presentes, mas, que devem serem mencionados aqui neste especial são: Accept e W.A.S.P. em São Paulo/SP no Dark Dimensions Metal Fest, Epica, Muse, King Crimsom, Stryper, Slash ft. Myles Kennedy and The Conspirators, Blackberry Smoke, Black Label Society, Lacrimosa, Paul McCartney, Dee Snider. É 2019 foi mais um ano de muitos shows no país.

    Sabe... olhando para trás nesta atual quarentena causada pela Pandemia do Covid-19 e todas as suas complicações, que vieram e estão vindo em seguida, ao recordar destes muitos shows do ano de 2019 valorizo ainda mais todas as oportunidades concedidas para o Rock On Stage de cobrir cada um deles, bem como a minha presença nestes maravilhosos espetáculos, pois, em tempos que estamos lidando com um vírus mortal como este e que muitos de nossos costumes estão modificados para nossa segurança, sentimos ainda mais como fez bem, como foi importante enfrentar todos os percalços para chegar no local do show, toda a logística que fazemos para que possamos estar lá, enfim, como produz um sentimento de vitória pessoal estar em cada um destes shows e poder compartilhar os amigos e amigas que sempre seguem as publicações, o imenso prazer que é produzido dentro de um show de Rock e Heavy Metal, algo que para nós Headbangers é fundamental.

    Assim, que este triste momento da história de nossas vidas passar e tudo voltar ao normal, não tenha dúvidas que ir a um show, rever os amigos e amigas, beber uma cerveja, sacudir o pescoço e agitar bastante durante a execução das nossas músicas favoritas das bandas que temos aquela afinidade será um dos nossos maiores desejos... e vamos realizar juntos!!!

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2020

Voltar para Especiais