Made In Brazil
Sábado, 18 de maio de 2019 no Garden Pub em Mogi Mirim/SP

    Sempre quis assistir a um show da icônica banda Made In Brazil, porém, por um motivo ou outro, nunca foi possível, até este frio sábado 18 de maio de 2019 no Garden Pub em Mogi Mirim/SP, que também ainda não conhecia. O Made In Brazil é uma banda criada pelos irmãos Oswaldo "Rock" Vecchione e Celso "Kim" Vecchione, além de ser uma das mais longevas e importantes bandas de Rock e Blues brasileiras, que surgiu em plena Ditadura Militar na região da Pompéia em São Paulo/SP com a intenção de divulgar o estilo para tantos e tantos através das mais de cinco décadas de atividades interruptas nos colocando diante de excepcionais clássicos do Rock ao longo de seus discos de estúdio, discos ao vivo e seus DVD's.

    Chegamos cedo ao ótimo e aconchegante Garden Pub, que é local pequeno, porém muito bem estruturado com áreas de convivência para um bate papo, mesa de sinuca, cadeiras, enfim, o que um pub tradicionalmente oferece, além é claro de cerveja sempre gelada, porções e outras bebidas preparadas com qualidade pelos funcionários da casa.

    Enquanto o show não começava deu tempo de visitar a lojinha do Made In Brazil e conferir seus vários itens, em que estavam disponíveis para a venda um grande número de produtos colecionáveis, além dos costumeiros cd´s e DVD's, pois, tínhamos também bonés, camisetas, blusas, canecas, luminárias, relógios, broches, discos de vinil, patches para a jaqueta, chaveiros, correias para guitarra ou baixo, colantes, enfim, um verdadeiro paraíso para os fãs da banda. E claro, que não perdi a oportunidade e adquiri dois álbuns.

    À maneira que o tempo passava aumentava a vontade de conferir o Made In Brazil e também o público presente no Garden Pub até que por volta das 23:40, os músicos estavam devidamente posicionados no palco e tínhamos Oswaldo "Rock" Vecchione com seu emblemático baixo em forma de estrela e lua, Celso "Kim" Vecchione sentado em uma cadeira mais à direita com uma guitarra Gibson Les Paul, Guilherme "Ziggy" Mendonça também com uma Gibson Les Paul, Octávio Lopez Garcia "Bangla" no saxofone, Rick "Monstrinho" Vecchione na bateria e Solange Blessa no backing vocal.

    Com seus óculos escuros, chapéu, cachecol ( estava bem frio ) e encharpe; Oswaldo "Rock" Vecchione disparou o Rockão contagiante Eu Quero Mesmo é Tocar ( do Minha Vida é o Rock'n'Roll de 1981 ) e prosseguiu com a Não Transo Mais ( essa do Jack, O Estripador de 1976 ) nos enviando notas marcantes de seu Rock'n'Roll com Blues levando o público presente no Garden Pub a sorrir e olhar atentamente cada solo dele e de Guilherme "Ziggy" Mendonça, que foram alongados como se deve fazer em um música assim de forma que fizesse cada um de nós mergulhar na energia que é passada e sentir as notas invadindo nossas células até que cantássemos com eles o refrão da música interagindo de forma admirável até que eles terminassem a canção com as vibrantes linhas de Blues.

    Seguem a todo vapor com mais outra de suas canções repletas de adrenalina, agora numa pegada infectante direcionada ao mais puro Rock'n'Roll com a Paulicéia Desvairada, canção título do terceiro álbum de estúdio de 1978, que arrepia através das improvisações Blues que eles incluíram na música em que as guitarras dialogam conosco e também com solos de saxofone feitos por Octávio Lopez Garcia "Bangla", que trouxeram um clima empolgante no ar em que cantamos o refrão com o Made In Brazil, mesmo sem que o vocalista Oswaldo "Rock" Vecchione fizesse alguma menção para participarmos nesta canção, que possui muito do que os Rolling Stones fazem.

    Aliás, que solos Guilherme "Ziggy" Mendonça e Celso "Kim" Vecchione nos proporcionaram com a simplicidade que um Rock'n'Roll contém. Vendo ao vivo você entende porque o Made In Brazil é uma das mais influentes bandas do Rock Brasileiro de todos os tempos.

    Oswaldo "Rock" Vecchione fala: "Mudando de disco agora... de 76 do Jack, O Estripador..." e inicia na gaita a lenta e a deliciosa canção Os Bons Tempos Voltaram, que começou lenta com direitos a solos com o slide feitos por Guilherme "Ziggy" Mendonça, esta música narra em sua letra o que um Rock'n'Roll deste nível faz nas pessoas e novamente repetimos o ato de cantar com sorriso no rosto seus versos.

    Além de tocar guitarra e cantar, Oswaldo "Rock" Vecchione também solou sua gaita conferindo uma eletricidade maior para Os Bons Tempos Voltaram tornando este momento ainda mais entusiasmado no show em que pude observar a conexão perfeita dos solos de guitarras com os toques do baterista Rick "Monstrinho" Vecchione... me levando a exclamar: uauu!!!

    Falando rapidamente apenas: "Tema principal do álbum Jack, O Estripador", Oswaldo "Rock" Vecchione nos ataca com a sonzeira de 43 anos atrás no mais legítimo Rock'n'Roll com Celso "Kim" Vecchione garantido a voltagem necessária dos solos de guitarra, que poderiam seguir por várias e várias viradas que não acharíamos que deveria acabar, sendo que ele e Guilherme "Ziggy" Mendonça faziam isso com uma naturalidade tão grande que garantiam um crescimento maior à música em que as guitarras comandam e direcionam até onde ela vai chegar, algo simples, que inflama a galera e consolida a agitação na canção e que parece esquecido pela maioria das bandas hoje em dia.

    Com as conhecidas linhas de Blues e portando uma belo baixo Fender Precision Special cinza, Oswaldo "Rock" Vecchione vai procurando junto com Guilherme "Ziggy" Mendonça - este com uma Fender Stratocaster vermelha - as notas da próxima música e o vocalista nos emociona quando sola brilhantemente sua gaita para pouco depois anunciar que a música seguinte é do álbum Made Pirata de 1986 e é a homenagem do Made In Brazil ao lendário Muddy Waters.

    Meu caro amigo(a) leitor(a) do Rock On Stage, o que tivemos a seguir um Blues Rock dos melhores possíveis com a Mexa-se Boy ( Pra Lá e Pra Cá ) em que dançamos com o ritmo disparado por eles ou batemos palmas pela maestria atingida com esta formidável composição inspirada em Mannish Boy ( I'm Man ) com um duelo de guitarra e saxofone protagonizado por Celso"Kim" Vecchione ( com uma Gibson Deluxe ) e Octávio Lopez Garcia "Bangla", respectivamente.

    E a letra cantada muito bem por Oswaldo "Rock" Vecchione era divertida e consolidou uma homenagem à altura da importância de Muddy Waters. Foi muito bonito e impressionante quando Oswaldo "Rock" Vecchione pediu palmas no ritmo da música e quando ele solou brilhantemente sua gaita, que para quem admira o instrumento como é o meu caso... sente-se muito mais prazer por um momento assim. Como se deve fazer em canções assim, o Made In Brazil realizou prolongamentos que elevam exponencialmente a categoria do que estamos ouvindo até terminar naquele toque forte que adoramos.

    Em Treta de Rua, que é mais rápida e foi gravada no Deus Salva... o Rock Alivia de 1985, eles a tocaram com menos velocidade mudando seus arranjos e fizeram este Rock'n'Roll se forjar na linhagem dos Rolling Stones nos mantendo ligados a cada instante do show, cujos prolongamentos nos solos de guitarras são de uma beleza e sinergia únicos.

    De uma pegada mais lenta, cheia de feeling e voltada ao Blues, o Made In Brazil nos apresentou a Amanhã é um Novo Dia do álbum Paulicéia Desvairada, cuja bela mensagem contida em sua letra é para se lembrar e utilizar no nosso dia a dia. E como é uma canção mais lenta, os solos de guitarras de Guilherme "Ziggy" Mendonça, que toca sem utilizar 'pedaleiras' são igualmente belos.

    Com o acentuado andamento Blues Rock tivemos agora a Tô a Toa do Sexo, Blues e Rock'n'Roll de 1998, canção que Solange Blessa, sempre atuante nos backing vocals com a devida precisão, nesta em específico ganhou mais os holofotes e soltou mesmo sua voz e a forma que o Made In Brazil a executou nesta noite no Garden Pub foi intencionalmente para que nós participássemos cantando o refrão com Oswaldo "Rock" Vecchione após seus exuberantes solos de guitarras em que todas as notas do braço de seu baixo eram tocadas em uma garra incontestável destacando particularmente Celso "Kim" Vecchione e Guilherme "Ziggy" Mendonça com seus quase intermináveis exuberantes solos.

    A divertida Remédio Pra Dormir, que também foi gravada no Sexo Blues e Rock'n'Roll deu sequencia ao show mantendo a chama lá no alto do jeito que queremos ouvir em um Blues Rock assim e que só poderia ser exibido por mestres do estilo como é o caso do Made In Brazil.

    Após alguns riffs em que eles vão 'caçando a nota' até que seus sedutores solos culminam junto com os vocais temos Eu Não sei se Mudaria do Massacre, o disco proibido do Made In Brazil, que deveria ter saído em 1977 e foi proibido pela censura, porém, só em 2005 eles lançaram o álbum, e o público do Garden Pub provou que conhecia bem a letra e a cantou com Oswaldo "Rock" Vecchione e não posso deixar de destacar seus solos de guitarras petrificantes, que para quem gosta era para olhar a cada dedilhada.

    O 'Rockão' fervoroso contido em Gasolina entrou aos tremulantes solos de guitarras numa pegada que me lembrou claramente do mestre Chuck Berry por conta de seus riffs e ritmo, além é claro de sua letra que mesmo depois de todas as décadas do lançamento do álbum Pauliceia Desvairada é ainda atual. Incrível como as grandes canções se mantém relevantes por tanto tempo, afinal, o Brasil também ajuda, pois, sempre passa por problemas financeiros. Brincando com o público Oswaldo "Rock" Vecchione fez aquela interatividade  entre sua voz com a guitarra de Guilherme "Ziggy" Mendonça até que a finalizaram a música naquela pegada típica do Blues.

    Contente, Oswaldo "Rock" Vecchione fala: "Essa é de 1974... do primeiro álbum e não tinha Heavy Metal naquela época e é uma homenagem ao nosso primeiro vocalista..." e desta maneira a frenética Anjo de Guarda gravada originalmente por Cornélius Lucifer no chamado 'disco da banana' também fez parte do set list desta noite em uma versão chacoalhar o corpo com a banda e socar o ar.

    Devidamente interligada para que não pudéssemos respirar... o Made In Brazil tocou o sucesso Minha Vida é Rock'n'Roll, que intitula o álbum de 1981, que para mim sintetiza o que muitos de nós fazemos em nossas vidas a cada dia e o que fazemos para assistir um show. Além de todo o seu andamento fascinante, esta canção  teve um imponente solo Octávio Lopez Garcia "Bangla" em seu saxofone e obviamente, um grande coro do público do Garden Pub junto a Oswaldo "Rock" Vecchione, que só parou durante os solos de guitarras.

    E como o momento era memorável, eles prolongaram mais um pouco para que Oswaldo "Rock" Vecchione pudesse apresentar cada um dos membros do Made In Brazil: "de São Paulo capital, o professor Octávio Lopez Garcia "Bangla"; depois: "daqui da terrinha de vocês... de Mogi Mirim... Solange Blessa"; em seguida: "também do interior de São Paulo, de Taquaritinga, guitarra solo e ritmo para o carinho de vocês... Guilherme "Ziggy" Mendonça"; segue firme e apresenta agora: "na bateria... meu filho... Rick "Monstrinho" Vecchione"; prossegue "uma das lendas da guitarra do Brasil com muitos 52 anos de Made, de Rock, de Blues, às vezes mal humorado... às vezes bem humorado... Celso "Kim" Vecchione"; que foi muito aplaudido e Solange Blessa apresenta o vocalista ao dizer: "também com 52 anos de banda... no vocal, no baixo, na guitarra e na gaita... Oswaldo "Rock" Vecchione" também bastante aplaudido e este então finaliza: "a gente estava em Curitiba na maior casa de Rock da América do Sul e graças a Deus a gente lotou a casa.. tocamos na sexta...  e viemos para cá... sem dormir..." para que a música que estava sendo a trilha de fundo pudesse fazer ainda mais sentido tanto para nós na plateia quanto para eles no palco.

    Antes de tocar a próxima, que era infelizmente a última, Oswaldo "Rock" Vecchione convidou para o palco a simpática e bonita Simone Bressan, que foi junto do guitarrista Guilherme "Ziggy" Mendonça para cantar a sintomática Uma Banda Made In Brazil, que basicamente narra em sua letra a história do nascimento do Made In Brazil e qual foi a intenção deles ao criarem a banda. Entretanto, fazem isso através de uma maneira inflamável para que ou cantássemos com eles ou para que abríssemos um sorriso de orelha a orelha pelo fabuloso show que nos brindaram nesta noite no Garden Pub.

    Oswaldo "Rock" Vecchione informa: "antes de acabar quero avisar que a gente está lançando o nosso novo DVD e também o novo disco em vinil Made In Brazil Ao Vivo, uma homenagem ao nosso primeiro vocalista, Cornelius e a todos que já estão do outro lado...", além disso agradece também a nós pela presença e ao Garden Pub pela oportunidade, além de enfatizar que ao menos uma vez por ano o Made In Brazil vai tocar em Mogi Mirim por conta da família da backing vocal Solange Blessa ser da cidade e por sempre comparecer nos shows.

    Aplaudimos plenamente satisfeitos com o eletrizante show de Rock'n'Roll que curtimos por quase duas horas ( durou pouco mais de uma hora e cinquenta minutos ) em que literalmente posso afirmar com segurança aqui... saímos de alma lavada e desejando mais. Eu, especialmente me questionei ainda mais porque não vi um show deles antes, como cometi esta 'heresia' comigo mesmo. Tudo bem... agora posso contar que vi uma das maiores bandas de todos os tempos do Brasil.

    E quando a aura positiva é maior do que se imagina conheci - através do meu amigo Cláudio Gomes - o vocalista Rogério Nogueira do Zenith, banda de Hard Rock e AOR, que fez muito sucesso nos anos 90 com músicas como por exemplo "Doce Mãe", "Asas" e "Dama da Escuridão" e aproveitamos para conversar e ouvir suas histórias dos tempos áureos de sua banda.

    Em suma, uma noite perfeita em uma casa muito bacana como é o caso do Garden Pub, que transformou o show do Made In Brazil em um espetáculo quase que privativo e exclusivo para nós.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos ao Danilo Lou, ao Lucas e toda equipe do Garden Pub
pela atenção, oportunidade e credenciamento
Junho/2019

Set List do Made In Brazil

1 - Eu Quero Mesmo é Tocar
2 - Não Transo Mais
3 - Paulicéia Desvairada
4 - Os Bons Tempos Voltaram
5 - Jack, O Estripador
6 - Mexa-se Boy ( Pra Lá e Pra Cá )
7 - Treta de Rua
8 - Amanhã é um Novo Dia
9 - Tô a Toa
10 - Remédio Pra Dormir
11 - Eu Não sei se Mudaria
12 - Gasolina
13 - Anjo de Guarda
14 - Minha Vida é Rock'n'Roll
15 - Uma Banda Made In Brazil

Galeria de 150 fotos do show do
Made In Brazil no Garden Pub em Mogi Mirim/SP

Voltar para Shows