Endless Massacre IV
20 Faixas - 2012 - Violent Records

    A série Endless Massacre da gravadora Violent Records chega ao seu quarto volume para divulgar mais vinte bandas que gostam de tocar nos estilos mais pesados do Heavy Metal, pois temos hordas que investem no Black, Death e Thrash Metal, conforme vemos neste cd e nos outros volumes ( confira as resenhas dos Endless Massacre III e Endless Massacre II ). E o que me enche de orgulho ao resenhar esta coletânea é o fato que algumas das bandas são conhecidas tanto no por mim quanto por muitos fãs, já foram resenhadas aqui mesmo no Rock On Stage e a produção - que está muito bem feita - é novamente assinada por Luiz Carlos P. Louzada.   

    Como já era de se esperar, a bolachinha já começa com toda a violência extrema presente no Death/Grindcore de Autopsy ( com direito à barulhos de equipamentos para uma autópsia ) dos santistas do Hierarchical Punnishiment. Em seguida recebemos um Thrash Metal cadenciado e bem Old School com Amazon Hell Florest, contribuição do trio Necroskinner de Belém/PA. Conflicts Of War, que é título do segundo EP do Front Attack Line ( leia resenha ) foi a escolhida como a representante desta galera de Thrash/Death Metal originalmente de Santos/SP e agora de Pirassununga/SP, que mergulhou nesta música no mais brutal e urrado Death. "Viajando" de volta à região norte do país, precisamente até Macapá/AP temos Worldead, um Death Metal extremo e de muita qualidade que é aparado pelo poderio das guitarras e dos triggers dos músicos do quinteto  Anonymous Hate.

     Do álbum Dirty Scum Arisse do Predatory ( da Praia Grande/SP ) temos Hated, a furiosa e urrada quinta canção do cd. Uma coisa que adoro em coletâneas como está é ver que o Metal não tem fronteiras, mesmo no Brasil, e de cidades que estão distantes dos grande centros como Belém e Macapá encontramos representantes, caso que não é diferente com o Godhum, o quarteto de Cuiabá/MT, que investe em um Death Metal muito técnico e agressivo presente em Hegemony. Hell Is Here, além de ser a escolhida dos mineiros de Belo Horizonte é um Thrash Metal matador e rápido que intitula o primeiro cd do Facínora ( confira resenha ). O Chemical Disaster é outra banda de Santos/SP e sua esmagadora participação no Endless Massacre IV é com Perverted Body, Death Metal presente no seu mais recente lançamento, intitulado Third Wound ( saiba mais aqui ).

    Depois, a nossa viagem extrema chega até Curitiba/PR com Violation The Rules do Sacredeath e o trio realiza um Thrash Metal cadenciado e forte onde mais precisa ser: nas guitarras. O Mentalwar, trio de Thrash/Heavy Metal formado em Monguaguá/SP mostra firmeza nas linhas de Toxic Holocaust tocadas com a devida garra nos vocais e também em um instrumental que exala qualidade. Em seguida temos Is Death... An Illusion Of Pain?, que é um Death Metal rápido, cru e urrado com muita raiva pelos paulistas do Pentacrostic. O mórbido Black/Doom Metal presente em Ominous Fate dos 'estrangeiros' do The Grief, mostram que lá nos Andes ( precisamente em Quito no Equador ) temos também o bom e velho Metal extremo em uma linha cadenciada com uso de teclados.

    Os efeitos de fogo e dedilhados mais calmos marcam a introdução de Fire, que recebe em seguida os vocais guturais de Azolth trazendo o Black Metal cheio de acelerados riffs Heavy do Impiedoso, banda originada em Jaraguá do Sul/SC. La Frontière pertencente ao quarteto de Fortaleza/CE Clamus integra Endless Massacre IV com um Thrash Metal bem forte, rápido e agressivo com vocais na linha do Exodus, além de muitos solos de guitarras. O Infector de São Vicente/SP é mais uma banda da baixada santista que solta seu Death Metal mais cadenciado com Alienation Enhanced Form, cujo destaque está no baixo muito pesado de Diaz. Já o Anubis, que é outra banda de Belém/PA mostra seu veloz Thrash das antigas com a energia dos solos das guitarras de sua dupla em School Of Hate em uma sonzeira das boas que são ótimas para as rodas de mosh.

    Apollyon´s Massacre do Hateful Carnage é um Death Metal dos mais destruidores do cd e o trio de Itapetininga/SP fez questão de demonstrar muito bem com o ímpeto de sua pegada instrumental e os urros de seu vocalista. O Rhestus é um quarteto que já goza de um maior conhecimento no cenário underground e ainda assim mostrou o poder da cidade de Indaial/SC com seu Thrash Metal voraz presente em Fuck Off!, que se destacando pelos solos de guitarras e pela crueza dos vocais de Alex Leber. Dark Valley, que é a décima nona faixa do cd marca a participação do Atlantic Wall, banda de Bauru/SP que transita entre o Black Metal e o Death Metal dos mais obscuros, tanto que transformam a música em uma veloz fúria sonora. Encerrando Endless Massacre IV temos a lendária banda carioca ( de Niterói ) Taurus com Fissura, música título de seu álbum de 2010 ( confira aqui a resenha ), que é um excelente Thrash/Speed Metal cantado em português e com toda aquela vibração do Metal do meio da década de 80 no Brasil.

    Mais uma vez registro os meus parabéns à Luiz Carlos P. Louzada e a sua coletânea Endless Massacre IV, pois é uma oportunidade muito boa para as bandas mostrarem o seu trabalho para os fãs, que ao ouvirem uma música de cada uma dessas bandas ficarão certamente curiosos e irão procurar mais de seus trabalhos.
Nota: 9,0.

Site: www.myspace.com/violentrecs e http://violentrecs.yolasite.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2012

Sites e Myspaces das bandas do Endless Massacre IV:

Hierarchical Punishment - www.myspace.com/hierarchicalpunishment.
Necroskinner - www.myspace.com/necroskinner.
Front Attack Line - www.frontattackline.hd1.com.br.
Anonymous Hate - www.myspace.com/anonymoushatedap.
Predatory - www.myspace.com/predatorythrashmetal.
Godhum - www.myspace.com/doghum.
Facínora - www.myspace.com/facinorathrash.
Chemical Disaster - www.myspace.com/chemicaldisasterband.
Sacredeath - www.myspace.com/sacredeathband.
Mentalwar - www.myspace.com/mentalwarheavythrash.

Pentacrostic - www.myspace.com/pentacrosticbr.
The Grief - www.myspace.com/thegriefec.
Impiedoso - www.myspace.com/impiedosobm.
Clamus - www.myspace.com/clamusmetal.
Infector - www.myspace.com/intoheinfector.
Anubis - www.myspace.com/anubisthrash.
Hateful Carnage - www.myspace.com/hatefulcarnage.
Rhestus - www.rhestus.com.br.
Atlantic Wall - www.myspace.com/atlanticwallband.
Taurus - www.taurusofficial.com.

Voltar para Resenhas