Endless Massacre III
23 Faixas - 2009 - Violent Records

    A gravadora Violent Records de Santos/SP é uma das mais fervorosas apoiadoras do metal extremo no Brasil. E desta vez o meu amigo Luiz Carlos P. Louzada nos trouxe o terceiro volume da coletânea Endless Massacre com mais 23 incursões de death, black e thrash metal, além de grind e splatter, oriundos das atuações de 18 bandas de todos os quatro cantos do Brasil e também 2 do exterior.

    Celebrate The Blood é um thrash death metal rápido feito pelo quarteto de Guarulhos/SP Psychotic Eyes, que abre a compilação trazendo a primeira dose de fúria fora de controle. Dimitri Brandi vocifera muito bem e também sola sua guitarra sem piedade com ajuda de Valdemar Ferrari.

    Hell Is The Fucking Earth é a urrada contribuição dos death metallers do Evil Black Embrace, banda de São Vicente/SP que investe no death metal mais cru possível. Diretamente da Galicia, na Espanha, a banda de black metal Xerion deixou sua marca neste Endlles Massacre com A Noite Das Meigas, e o trio exibe muita brutalidade com influências mais melódicas e não é que o Xerion produz uma macabra viagem?

    Em seguida, quem entra em cena é o o death/grind do Forbidden Ideas, banda da capital paulista que participa com três faixas no cd sendo que a primeira é a amaldiçoada Forbidden Ideas; depois temos Choking With Shattered Glass e Ferocity And Anger ( que é mais trabalhada conforme pode se certificar nos riffs de guitarra ) que juntas são uma 'disgraceira' só. Depois temos Late Repent que traz um belo trabalho de bateria e uma presença maciça de guitarras cadenciadas em um thrash metal bem agressivo feito pelo trio curitibano Overlock. O Infector, banda de death metal da Praia Grande/SP destila toda sua fúria com Madness uma música pesada e feroz que é na medida para ser curtida especialmente em rodas de empolgação. Mergulhando nos sons mais extremos, o Endless Massacre III nos apresenta o black metal do Opvs Nostri com Suprema Força, cantada com toda a amargura blasfêmica de Paganvs ( detalhe, além dos vocais, o cara é responsável também pelo baixo e guitarra ). Mais death metal com o Chemical Disaster com Preciptated To Hell, e os santistas não querem nem saber: mandam aquele som caótico e devastador. Antes que se pense que juntar thrash metal com power metal seja estranho, recomendo conhecer a banda Vetor ( originada na Praia Grande/SP ) e sua Boundaries To Procreation. A mistura de elementos de cada estilo resulta numa sonoridade bastante incomum que dá uma bela originalidade ao Vetor.

    Bastante conhecida no cenário underground, os death metallers do Morfolk executam na coletânea a vigorosa The Unknow, e seja pela competência do quinteto de São José dos Campos/SP ou pelo tempo de estrada, nota-se que estamos diante de um dos maiores destaques deste terceiro volume. O Chaosmaster é outra banda da baixada santista que faz uma combinação de estilos poucos comuns, pois alia black metal com heavy metal, e em Go To Hell ( cover do Motörhead do álbum Iron Fist ) temos os vocais urrados do batera Luiz Carlos com uma linha de heavy tradicional dos guitarristas Marcelo Miranda e Cleber; o mais curioso é que a mescla ficou muito boa por sinal, ou seja, ponto para a banda. Seguindo a linha de nomes como o Torture Squad temos Empty Illusions dos mineiros Fascinora, e essa banda de BH mostra um thrash/death metal bastante denso e agressivo que é muito bem conduzido pela banda. Em seguida o Across, banda de Dourados/MS mostrando Temple Of Suicide onde percebe-se a linha agressiva do quarteto mais old school no seu death metal furioso e urrado. Destaque para os trampos do baterista Rafael Fernandes e do baixista Leonardo Treuherz.

    O quinteto santista Front Atack Line deixa sua contribuição na compilação com Fuck You Traitor que é um thrash metal violento e muito urrado, com poderosos solos de guitarras na linha de grandes nomes como o Slayer, por exemplo. A seguinte é Third World do Gorempire é um death visceral com ótimos solos cruéis de guitarra, dignos de bater muito a cabeça com esta banda vinda de um lugar não tão tradicional em metal extremo: Cuiabá/MT. De Lajeado/RS para o Endlles Massacre III - assim posso classificar a participação dos thrashers do Corrosivo com sua furiosa e cadenciada Máquina de Ódio, que é cantada em português. Outra banda de um ponto não tão tradicional do país é o Intestinal Vomit, pois o quarteto death/splatter é oriundo de Teresina/PI e em Necrofilia, eles literalmente mandam as tripas para fora, com muitos urros quase incompreensíveis em uma das mais agressivas faixas do cd. Depois é a vez do Warriors Of Metal, uma horda black metal de Mafra/SC, com a rápida Strengthened By The Shadows que é a prova que velocidade, técnica e raiva podem andar juntos sim, e ainda culminar em um petardo matador que enfatiza os competentes solos de guitarra.

    Mind Evil Darkness do Pullverizer ( banda de Mauá/SP ) é um thrash mais tradicional, porém não menos agressivo que abre a sequencia das três últimas músicas do cd, que seguem com a participação do trio belga de mincecore Agathocles com duas pauladas Irresversible Decision e Slaves To The Beat onde ouve-se os vocais infernais de Jan Frederickx e sua guitarra alternando trechos cadenciados com velozes. O título da compilação Endless Massacre não foi dado à toa, pois se você tiver sobrevivido a devastação sonora que foi submetido com certeza vai querer conhecer mais de cada banda e ouvir o cd novamente.

Site: www.myspace.com/violentrecs.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2009

Sites e Myspaces das bandas do Endless Massacre III:
Across http://www.myspace.com/acrossbrazil
Agathocles www.agathocles.com
Chaosmaster http://www.myspace.com/chaosmasterbr
Chemical Disasterwww.myspace.com/chemicaldisasterband
Corrosivo http://www.myspace.com/corrosivors
Evil Black Embrace http://www.myspace.com/evilblackembrace
Facinora http://www.myspace.com/facinorathrash
Forbidden Ideas http://www.myspace.com/forbiddenideas
Front Attack Line http://www.myspace.com/frontattackline
Gorempire http://www.myspace.com/gorempire666
Infector http://www.myspace.com/intotheinfector
Intestinal Vomit http://www.myspace.com/intestinalvomitgore
Morfolk http://www.myspace.com/morfolk
Opvs Nostri http://www.myspace.com/opvsnostri666
Overlook http://www.myspace.com/overlookbrazil
Psychotic Eyes http://www.myspace.com/psychoticeyesbrazil
Pullverizer http://www.myspace.com/pullverizer
Vetor http://www.myspace.com/vetormetal
Warriors of Metal http://www.myspace.com/warriorsofmetalband
Xerión http://www.otronodexerion.com 

Voltar para Resenhas