Front Attack Line - Conflitcs Of War
8 Faixas - Violent Records - 2011

    O quarteto Front Attack Line surgiu na cena underground em 2006 na cidade de Santos/SP e hoje está com sua base fincada em Pirassununga/SP pratica um Death Metal dos mais fortes com notadas influências de Thrash Metal em algumas partes. Em um ano eles lançaram o EP Mass Destruction e em 2011 com Allan Farias nos vocais e guitarra, Ricardo Lima na guitarra, André Monteiro no baixo e Luíz Carlos na bateria soltaram o segundo trabalho intitulado Conflicts Of War.

    O segundo demo/EP - que mais parece um cd - foi gravado, mixado e masterizado por Ivan Pellicciotti entre março e julho de 2011 no estúdio O Beco em Santos/SP, aliás registro aqui seu ótimo trabalho, pois ouve-se tudo com clareza e a mórbida capa é de Alexandre Chakal.

    Logo na abertura do cd já temos a faixa título Conflitcs Of War exibindo uma linha cadenciada bastante pesada para que Allan Farias receba o convidado Rodrigo Silva ( que faz os backing vocals ) e no decorrer da música façam - juntos aos demais membros da banda - um andamento técnico e com as marcações de um vigoroso Thrash Metal a la Exodus. Depois é a vez da matadora Ways Of Annihilation, que mesmo criando um ambiente caótico, o Front Attack Line passa a cada nota uma grande habilidade instrumental para transformar o que seria um som cru em uma pedrada muito técnica, que é boa de se ouvir e melhor ainda para agitar nas rodas de mosh. A terceira é a agressiva e violenta Vacilão, que é cantada em português com todos os palavrões possíveis em um ritmo Thrash Metal de muitos solos de guitarra no estilo de nomes como o Megadeth, para citar apenas um.

    Em seguida o Front Attack Line convidou Eduardo Jr. ( vocalista do Vetor ) para os backing vocals de Death Metal, a excelente e esmagadora versão da música que foi gravada originalmente pelo Vulcano. Após uma sequencia grande de tiros e ambulâncias, os riffs metralhantes de guitarras entram a toda velocidade para que a crua ( esta sim ) Mass Destruction venha para arrebentar com tudo com seus vocais muito violentos.

     A seguinte, assim como a anterior foram incluídas como bônus, pois foram gravadas em 2007 por Allan Farias na guitarra, André Monteiro no baixo, Anderson Noro nos vocais e Guilherme Gaspar na bateria e  em Fuck You Traitor, o quarteto que então era na baixada quadruplica sua dosagem de peso e velocidade para Anderson Noro berrar o máximo de urros que suas cordas vocais lhe permitem em um Death que é dos mais agressivos, onde destacam-se a veloz bateria de Guilherme Gaspar e também os solos de guitarra Allan Farias.

    Evolution é mais uma música saiu no EP de 2007 e ao contrário das outras duas anteriores, esta começa de forma mais sombria com as guitarras tocadas com peso e categoria, muito bem embasadas pela atuação do baixista André Monteiro e do baterista Guilherme Gaspar deixando os espaços livres para Anderson Noro soltar seus raivosos vocais em uma música mais cadenciada ( que para mim é a melhor das três do EP Mass Destruction devido às suas reviravoltas ). Fechando Conflitcs Of War temos Progress Of Decadence, que é um cover cadenciado e colérico dos mineiros do Overdose lançado até então apenas em formato digital em 2008 pelo fã clube da banda, que é tocado com toda a fúria do quarteto, mas com toda a instabilidade na formação do grupo, esta última música foi gravada com Michel Seirafe ( ex-I.H.Z. ) na bateria.

    Com três novas composições, dois covers e três do primeiro EP de 2007, posso seguramente dizer que Conflitcs Of War traça um ótimo perfil dos últimos cinco anos do Front Attack Line, que caminha muito bem quando sai do seu Death Metal violento para o Thrash Metal. Se aposta em novidades nacionais que possuem qualidade trate de conhecer, entretanto, espero que o líder Allan Farias possa estabilizar a formação da banda, pois atualmente ele já está bem diferente da gravação do cd.
Nota: 8,0.

Sites: www.myspace.com/frontattackline.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2012

Voltar para Resenhas