Endless Massacre II
25 faixas - Violent Records - 2008

    A gravadora Violent Records radicada na cidade de Santos/SP colocou neste artefato, nada mais nada menos que dezenove hordas de black, death, heavy e grindcore em 25 músicas, ou seja  é metal extremo de todas as vertentes de sobra para curtir. O idealizador e responsável pelo projeto é  Luiz Carlos P. Louzada que juntou bandas de todo o Brasil e até uma neozelandesa que vou comentar um pouco de cada nas linhas abaixo.

    E quem teve a honra de abrir o cd é o Predatory com Visions World Apart  ( aliás resenha deste álbum da banda de Praia Grande/SP  você confere aqui ) e nota-se como o thrash praticado por eles é totalmente furioso. A segunda banda da compilação é o Chaosmaster ( de Santos/SP ) exibindo em Synthesis Of Existence um black/death metal cadenciado e sinistro, especialmente nos vocais do batera Luiz Carlos. Depois é a vez do March Of Hate, banda de Monte Azul Paulista/SP, mostrar seu thrash death metal nas faixas Pronúncio - que lembra a linha do Sepultura e do Slayer em seus álbuns antigos - e Cavalo Destróia, uma porrada desenfreada, que assim como a anterior, são urradas em português.

    Em seguida temos o folk metal do Austhral ( e essa banda tive o prazer de apreciar o seu cd de estréia Tocado A Vento inteiro  leia mais aqui ) com Sacred que está presente no Endless Massacre II é uma das melhores do álbum dos catarinenses de Florianópolis. Já a contribuição do trio manauense Wicked Funeral se deu com Satanic Possession - um black metal agressivo e rápido com um apelo instrumental avassalador com a trinca baixo, guitarra e bateria sendo agredidos na medida certa. Os paulistas do Genocídio exibem a pesada e cadenciada Nigthmarishly, cheia de riffs longos e sombrios bem executados por Murillo Leite e Dennis Decurion. Hora de acelerar o ritmo com os recifenses do Malkuth e seu black metal violento em The Voice Of Hastur onde o destaque vai para o guitarrista Priest Vampy Ashtaroth e seus solos fumegantes. A banda Sengaya de São José/SC aplica o seu grindcore extremamente rápido nas seguintes cinco curtas faixas: Projeto Insano, Realidades Brasileiras, Desatentos, Lutar e Paz Dirigida.

    Representando o metal capixaba, o Delicta Carnis de Vitória/ES mantém a linha furiosa deste Endless Massacre II com Flames Of Surtur, que chamo sua atenção para a atuação da cozinha da banda com Vitão Remains na bateria e Lord Baphomet no baixo que elevam o peso "nas alturas" para que Igor D´Avila vocifere literalmente sem dó. Depois temos o trio santista Abomydogs aplicando o seu heavy metal nas faixas Death Machine e R.I.P. (  a primeira lembra o Motörhead pela pegada e já a segunda um cruzamento com outra banda inglesa, o Iron Maiden, especialmente em certos solos nas guitarras ). Sell Your Soul é a participação do Keophz com um death metal "urradão" e muita raiva expressada nos solos dos guitarristas e aumentada ainda mais pelo vocalista Claúdio. De São Vicente/SP para o cd temos o Moments Of Gore executando dois de seus vigorosos death metal: o primeiro é Evil Mind - que lembra o Torture Squad nos seus primeiros discos  - e Suicide uma implacável sucessão de riffs e urros cada vez mais ferozes a cada segundo da música.

    Pancadaria total e velocíssima: somente assim posso definir You Evoked Us... o black metal dos santistas do Empire Of Souls. Outra banda representante da região norte são os thrashers do Brutal Exuberância de Manaus/AM que deixam sua marca no Endless Massacre II com Planeta Cobiçado que é cantado em português. A única de fora do Brasil é o Plague Of Astaroth, uma "one man band" do neozelandês Frostmoor de Auckland e a sua bandeira é cravada com Arcane Odium - uma das mais obscuras de todo o disco. Mais uma de Santos/SP, agora o Hierarchical Punishment atacando com Hungry´s Industry - um death/grind escarrado em fúria intensa. Aplicando uma amostra de um thrash metal vigoroso temos o Necropsya de Curitiba/PR com a faixa Skull Crusher. A penúltima banda presente em Endless Massacre II são os cariocas de Nova Iguaçu que formam o Gradus Pentalphae tocando Evil Pure Essence um black metal rápido e urrado com notadas influências de thrash metal. Encerrando a obra temos Castle Of Carnal Sins, o death metal com pitadas de heavy dos baianos do Malefactor, uma banda que já goza de um grande prestígio na cena metálica brasileira e dispensa maiores apresentações. 

    É claro que existem algumas diferenças de gravação entre uma banda e outra, mas o resultado final ficou muito bom e agradará o ouvinte, mas não podemos esquecer que o maior objetivo aqui é divulgar o cenário underground e isso foi alcançado com sucesso.

Site: www.myspace.com/violentrecs.

Sites, E-mails ou Myspaces das bandas do Endless Massacre II:

Predatory

www.myspace.com/predatorythrashmetal

Chaosmaster

www.myspace.com/chaosmasterbr

March Of Hate

www.marchofhate.com

Wicked Funeral

satanicpossession@gmail.com

Genocidio

www.genocidio.com.br

Delicta Carnis

www.delictacarnis.cjb.net

Keophz

www.keophz.cjb.net

Austhral

www.austhral.com

Malkuth

www.malkuthband.com

Sengaya

www.myspace.com/sengaya

Abomydogs www.abomydogs.com
Moments Of Gore www.myspace.com/momentsofgore
Empire Of Souls www.myspace.com/empireofsouls
Brutal Exuberância www.brutalexuberância.cjb.net
Plague Of Astaroth http://plagueofastaroth.com
Hierarchical Punishment www.geocities.com/hpunishmentband
Necropsya www.myspace.com/necropsya
Gradus Pentalphae www.graduspentalpahe.com
Malefactor www.malefactor.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2009

Voltar para Resenhas