Austhral - Tocado A Vento
 2008 - Face The Abyss Records - 10 faixas

    Os catarinenses Cristian Derosa ( guitarra ), Marlon Derosa ( bateria ), Leonardo Chagas ( vocais e baixo ) e Salles de Moraes ( teclados ) oriundos da cidade de Florianópolis são um dos ótimos representantes do folk metal nacional. E o Austhral usa como tema neste álbum Tocado A Vento as histórias do sul do Brasil fundidas ao metal. Embora bandas como Finntroll, Thyrfing e Old Man´s Childs tenham servido como fontes de inspiração, no som do Austhral veremos influências centradas nos ritmos sulistas tradicionais como a música gaúcha, barroca e no tango. A gravadora Face The Abyss disponibilizou a produção feita pela própria banda no Cave Studio e masterizada por Alexei Leão no AML Estúdio em janeiro de 2008.

    Na abertura de Tocado A Vento temos Forgotten Fields apresentando os vocais guturais de Leonardo Chagas e a guitarra de Cristian Derosa atirando o peso em estado bruto, enquanto a bateria é massacrada velozmente de forma que o fã é pego de surpresa e já comece a bater a cabeça. A segunda é Ruinland e mantém o peso e a agressividade com fortes doses cheias de melodia realizadas no teclado de Salles de Moares, e isso ambienta o folk metal que o Austhral deseja passar neste disco. Em Floresta Dell´Ombra é exibida a maior característica do folk metal do Austhral, pois, além dos teclados serem inseridos com mais presença no som dos catarinenses é onde nota-se claramente a mistura de elementos de música folclórica sulista brasileira, em um ritmo contagiante que não altera em nada o peso da banda.

    O clima melodioso que antecede The Rivers Farm é sucedido por uma linha cadenciada e agressiva dando a esta quarta música de Tocado A Vento um jeito  todo único e original. Em meio aos guturais de Leonardo Chagas você irá perceber o vibrante "duelo" que acontece entre os teclados com a guitarra. Conquerede Nature, assim como na anterior a ordem aqui é exibir um folk metal com mais de 7 minutos, porém, desta vez temos muito repiques na bateria de Marlon Derosa e muita cadência na guitarra de Cristian Derosa. E Leonardo urra muito em uma linda melodia construída por Salles em seus teclados. Depois é a vez de Sacred onde os vocais agressivos são aliados à uma mescla de ritmos do sul do Brasil, e sua presença é marcada com brilhantismo no cd graças os teclados e o peso " sem parar" na bateria que a levam a um final apocalíptico.

    Em Secret Cave os vocais guturais de Leonardo são aplicados juntos com uma melodia bem trabalhada, lotada de rimos do sul que vão sendo percebidos no decorrer da música e isso faz uma variação na grande qualidade no som do Austhral. A bela faixa instrumental Tocado A Vento intitula o debut cd dos catarinenses com toques caprichados no violão que além de quebrar a seqüência até então pesadíssima, exibe as influências gaúchas do folk da banda. Retomando o peso temos September e a guitarra de Cristian Derosa já aparece mostrando sua força, nesta nova  mescla de ritmos sulistas temos a nona canção do cd, cujos destaques vão para as atuações de Salles de Moares e Marlon Derosa que tocam seus instrumentos com muita técnica e competência.

    Os mais de oito minutos de The Horn´s First Sound demonstram o peso de grande qualidade aplicado em doses cavalares no ouvinte. E como falar novamente disso é "chover no molhado", pois já atestei nas linhas anteriores, o ponto que chamo sua atenção leitor(a) do Rock On Stage é para a linda melodia de piano ouvida aqui. Parabéns ao Austhral. Ao contrário do que muitas bandas que investem neste estilo no Brasil copiam toda a forma que é feita lá fora, o Austhral mostra maturidade em mesclar o folk brasileiro - com a riqueza de ritmos que temos por aqui - com o metal extremo e com as letras sobre a Guerra de Farrapos.

Site: http://austhral.com   
E-mail: contato@austhral.com

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2008

Voltar para Resenhas