Facínora - Hell Is Here
10 Faixas - Independente - 2010

    O Facínora é uma banda formada em  Belo Horizonte/MG no ano de 2006, despretensiosamente, tocando mais covers até que a linha Thrash Metal ganhou mais força. Assim lançaram em outubro de 2008 o EP Born In Fear e na tour de divulgação deste trabalho o line up solidificou-se com Igor Rodrigues nos vocais e guitarra, Eder Nunes na guitarra, Anderson Ferret no baixo e Allen Villela na bateria.

    Mais afiados e com uma boa aceitação do EP, o Facínora começou a dar forma a Hell Is Here entre agosto de 2009 e janeiro de 2010 no Austero Studio em Contagem/MG por Daniel Carvalho ( responsável também pela mixagem do cd ). Com o som pronto, o quarteto convidou Jobert Melo para ilustrar a capa e os encartes do cd, e o artista gráfico realizou um ótimo trabalho para os mineiros.

    Hell Is Here é um Thrash agressivo e rápido, lembra a linha Old School e abre o cd com o peso da parte instrumental fortificado pelos bons vocais de Igor Rodrigues. Source Of Madness é direta, mantém a velocidade em alta e exibe as viradas no estilo do Megadeth, ou seja, muitos riffs de guitarras mais Heavy Metal e vocais com plena raiva, o que é muito positivo. Depois sente-se a força da aliança baixo, bateria e guitarra que são usados com fúria para que se 'bangeie' bastante e preciso ainda destacar os solos de guitarra de Eder Nunes e Igor Rodrigues. R.I.P. ( Religion Is A Plague ) começa com os potentes e rápidos riffs da dupla de guitarristas juntos com a base de baixo e bateria que dão ao Thrash Metal do Facínora a velocidade necessária para bater a cabeça com o vocalista Igor Rodrigues que comanda a pancadaria quase sem freio da banda, pois eles realizam uma parada mínima antes de voltarem quebrando tudo.

    Intro continua com a linha mais pesada dos mineiros em uma introdução instrumental matadora para Empty Illusions venha apresentar uma rifflerama avassaladora e mostre então a categoria do Facínora, vale lembrar que os vocais estão totalmente furiosos e as mudanças de andamento feitas pela banda também merecem um destaque. Para a próxima, temos o baixo de Anderson Ferret e a bateria de Allen Villela iniciando Living In Reality com linhas mais obscuras, guitarras cadenciadas, e ainda conta com um solo de baixo excelente e claro, é vociferada em plena fúria por Igor Rodrigues. A aceleração instrumental ( que lembra o Metallica ) recebida por esta sexta canção de Hell Is Here a colocam entre as melhores do cd. War Between Selfish continua a destruição implacável que é promovida pelo quarteto em um Thrash Metal rápido, impiedoso e como já ressaltei, agressivo acima de tudo, especialmente nos solos de guitarras que são no melhor estilo do Megadeth.

    Despair mostra um ritmo mais cadenciado com dedilhados de guitarra que trazem uma ótima melodia metálica até que a virada feita na bateria e na guitarra mostrem a raiva contida nos vocais de Igor Rodrigues, aliás, com muitos efeitos para deixar esta oitava música ainda melhor. Terror começa com alguns breves dedilhados, fica um pouco cadenciada e após o seu primeiro minuto excelente minuto instrumental eleva-se para um 'thrashão' veloz cheio de solos de guitarras, bateria com pegada forte e com Igor Rodrigues soltando seus poderosos vocais para aumentar ainda mais intensidade da música.

    The Evil é a prova do instrumental matador e forte que o Facínora cria em suas composições: bateria pesada com todo o kit de Allen Villela sendo usado em um andamento com solos fortes e constantes de guitarras que dá vontade de abrir uma roda, além dos vocais que marcam o ouvinte em um clima violento. E o cd possui um Blues Hard Rock 'escondido' que é cantado em português no melhor estilo das Velhas Virgens, mas bastante pesado.

    Quem é fã de bandas como o Megadeth, Slayer, Metallica e tudo que é bom da Bay Area irá identificar-se rapidamente com Hell Is Here. Assim sendo, recomendo conhecer o trabalho do Facínora o quanto antes, pois os mineiros mostram sua capacidade em fazer Thrash Metal de qualidade, bem gravado e com letras cheias de críticas ao mundo atual.
Nota: 9,0.

Site: www.myspace.com/facinorathrash
 

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2011

Voltar para Resenhas