Chemical Disaster - Third Wound
10 Faixas - Violent Records - 2011/2

    Oriunda da baixada santista, mais precisamente da cidade de Santos/SP,  o quinteto Luiz Carlos nos vocais, Fernando Nonath e Ricardo Lima nas guitarras, Fabio Brunelli no baixo e Arthur Justo na bateria, que atualmente formam o Chemical Disaster já estão no underground desde 1990 e foram se mantendo vivos na cena com muito vigor, mas claro que passaram por algumas reestruturações na formação, pois,  sabemos que problemas dos mais variados existem, mas ainda assim lançaram quatro demos, um LP, participaram de várias coletâneas e em 2011 disponibilizaram seu terceiro cd que é intitulado de Third Wound. O artefato foi gravado, mixado e masterizado por Ivan Pelliciotti no estúdio O Beco em Santos/SP e a capa caótica tem assinatura de Yuri D´Avila

 

    Precipitation To Hell começa com o blasfemo massacre sonoro e extremo do Chemical Disaster com destaque para os trechos cadenciados vocalizados com muita raiva por Luiz Carlos. Em When The Man Loses Fate, o quinteto aplica sua fúria de forma descomunal com as guitarras alternando solos rápidos com algumas distorções e vocais cheios de ímpeto. Depois temos Perverted Body e o Chemical Disaster mergulhou nas mais extremas linhas que conseguiu tirar de cada um dos instrumentos, tanto que esta é a mais pesada e agressiva deste início de Third Wound. Forbidden Ways é um pouco mais cadenciada, mas não menos violenta, e sua linha instrumental de baixo, bateria e guitarras torna-se ainda mais destruidora após os primeiros versos, hora que os guitarristas Fernando Nonath e Ricardo Lima fazem surgir aquela energia para se quebrar tudo nas rodas.

    Soul Sick exibe os esmagadores urros de Luiz Carlos em uma base instrumental mortífera, que dispara notas pesadíssimas para todos os lados e sempre com muita técnica. A seguinte é Noctural Slavery, que começa cadenciada, mas depois eles aplicam todo o seu furioso Death Metal devidamente elevado à toda potência dos urros de Luiz Carlos e das guitarras de Fernando Nonath e Ricardo Lima. Faithless Languid Shape começa com uma boa evolução cadenciada de bateria, guitarras e baixo, que juntos trazem um clima sombrio aos vocais de Luiz Carlos que desabam em uma sessão de pancadas que chegam a um final apocalíptico... ideais para as mais brutais rodas ( aliás, o andamento final na bateria de Arthur Justo é bastante sinistro ).

    A insanamente veloz e agressiva Makind Under God´s Warth é dotada de um peso instrumental que não deixa pedra sobre pedra. E o Chemical Disaster fez questão de deixar neste Third Wound muito bem claro uma coisa: não existe tempo para respirar... é pancada forte ( e bem feita ) uma atrás da outra, pois, isso continua na blasfêmia de Lying God, a nona faixa do cd, que é avassaladora, muito rápida e urrada com toda a violência dos vocais de Luiz Carlos.

    Com sons mais macabros e um andamento cadenciado que é urrado de forma sombria por Luiz Carlos temos The Last Home, que encerra desta maneira o cd. Porém, não posso finalizar esta resenha sem destacar os excelentes solos de guitarras desta música, que trazem muita energia de Heavy Metal com pitadas de Doom.

    Death Metal dos mais viscerais possíveis. Esta afirmação sintetiza o que encontraremos ao ouvir as dez bordoadas de Third Wound e faço aqui um parêntese para comentar que as gravações ficaram ótimas, pois ouve-se tudo com clareza. Em suma o Chemical Disaster está novamente com um álbum para destroçar para valer, se aprecia Death Metal então ouça com atenção.
Nota: 8,5.

Sites: www.myspace.com/chemicaldisasterband.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2012

Voltar para Resenhas