Minds That Rock - Brazilian Heavy Music Compilation
17 Faixas - Shinigami Records/Metal Media - 2017

    A Metal Media foi ao longo dos anos um dos mais importantes divulgadores de muitas bandas do Underground Brasileiro e muitas delas obtiveram notoriedade. Graças à essa exposição, e lógico, ao talento de cada um dos nomes, a Shinigami Records, outra gravadora que sempre investe nas bandas nacionais, abriram suas portas e incluíram várias destas bandas em seu cast, sejam orientadas pelo Heavy Metal, pelo Death Metal, pelo Thrash Metal, enfim, ajudaram várias a se tornarem mais conhecidas no país.

    Este Minds That Rock - Brazilian Heavy Music Compilation nos coloca diante de 17 nomes que não só despontaram no cenário como também já foram alvos de várias resenhas de seus álbuns aqui no Rock On Stage. Vamos aos seus detalhes deste disco que tem sua capa em digislave e mostra o cérebro de uma pessoa.

    E a banda escolhida para abrir o cd foi o As Dramatic Homage do Rio de Janeiro/RJ com o seu Black/Death Metal Melódico contido em Enlighten, onde exibiram muita criatividade a cada trecho da canção título do EP disponibilizado em 2016 através de vocais urrados e limpos. Depois foi a vez do quarteto de Thrash Metal Old School de Hortolândia/SP - e um velho conhecido deste redator - Bloody atacar com a frenética pedrada Cranco, que começa mais lenta e cadenciada até ganhar força e velocidade garantindo o headbanging nesta letra em português. Face Of Reality é a acelerada faixa escolhida pelos thrashers Cerberus Attack pertencente ao single de mesmo nome e o resultado obtido pelos paulistanos foi uma fulminante composição daquelas que servem de ponta de lança para se ouvir mais da banda.

    A quarta tem o nome de Discurso e sua letra é em português fornecendo a estrutura para que tenhamos o Hardcore implacável do Chafun Di Formio ( ou CxDxFx ), onde toda sua pancadaria repleta de verdades em sua letra mostra do que os mineiros de Ituiutaba são capazes. Em seguida temos a viajante e voltada para o Power Metal Eternal Pain, que é a contribuição dos gaúchos de Carlos Barbosa do Darkship ( foto ao lado ), sendo que esta faixa saiu no cd We Are Lost ( leia resenha ). Já o Dysnomia, que é o representante da cidade de São Carlos/SP entrou devastando com tudo com o seu matador Death/Thrash Metal, que está contido em Spiralling Into Oblivion, canção gravada para o disco Proselyte.

    Prosseguindo o mergulho nas mais pesadas bandas deste Minds That Rock - Brazilian Heavy Music Compilation exibe agora o Black Metal do Elizabethan Warpurga com Infernorium, faixa acelerada e sinistra do cd Walpurgisnacht ( leia resenha ) do recifenses. A aniquilação segue em frente com o Power Trio de Fortaleza/CE chamado Encéfalo, que é um praticante de um mortífero e esmagador Death Metal como deixaram claro em Blessed By The Wrong Choice, composição do petardo DeaThrone ( leia resenha ). E se é fúria que você quer... é fúria o que terá graças aos paulistanos do Endrah e o seu Deathcore contido em Priced Out Of Paradise, a diversificada contribuição cheia de ódio do registro Shoot, Shovel, Shut Up para esta coletânea.

    Na vez do Gestos Grosseiros, o Power Trio de Guarulhos/SP dispara a bordoada The Ambition, um colérico e urrado Black/Death Metal pertencente ao World's Hypocrisy e que se torna mais impiedoso a cada instante. Na décima primeira temos a presença de mais um Power Trio, agora uma galera voltada ao Thrash Metal oriunda de Porto Alegre/RS, que são conhecidos como Losna ( foto ao lado ) e que derruba tudo ao som da agressiva Mesmerized By Rotten Meat, faixa do cd Another Ophidian Extravaganza ( leia resenha ).

    Literalmente soltando fogo pelas ventas, o Maverick, banda da cidade de São José do Rio Pardo/SP exibe seu dilacerador Thrash Metal com Upsidown, composição destruidora do Motor Becomes My Voice. O caos continua firme com o Alternative Metal do Pato Junkie de Patos de Minas/MG que dispara a canção Atos Terroristas, que foi criada para o álbum The Rag Doll.

    O Sacrificed ( foto ao lado ), banda de Gothic Metal de Belo Horizonte/MG deixa sua marca com a ótima e pesada Shame, canção do disco Enranged ( confira sua resenha ) que empolga facilmente. A contribuição escolhida pelo The Wasted de Tatuí/SP para este Minds That Rock - Brazilian Heavy Music Compilation foi a incendiária Heritage, que faz parte do cd Rotten Society e é um Thrash Metal de considerável qualidade.

    Na reta final da coletânea temos o Thrash Metal explosivo e cadenciado dos  santistas do Vetor em In The Sound Of The Wind, faixa do seu álbum Chaos Before The End ( leia sua resenha ). O encerramento é com The Last Sound Of Silence ( do The Boars Nest ), que é o arrastado e obscuro Death Metal cadenciado do Yekun, uma galera da cidade de São Paulo/SP.

    Desta vez não apontarei os destaques individuais presentes neste Minds That Rock - Brazilian Heavy Music Compilation até porque cada um dos 17 nomes inclusos de vários lados do Brasil são portadores de muita categoria no estilo que praticam e o álbum merece ser ouvido por inteiro. Então caro leitor(a) do Rock On Stage... libere sua mente para uma audição criteriosa destas bandas que valorizam e muito o Heavy Metal Brasileiro.
Nota: 8,5.

Site: http://www.shinigamirecords.com.br.  

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2020

Voltar para Resenhas