Sacrificed - Enranged
12
Faixas - Shinigami Records - 2018

    Após obterem um destaque na mídia especializada graças ao debut Path Of Reflections de 2011 ( leia resenha ), os mineiros de Belo Horizonte/MG que formam o Sacrificed desde 2006 lançaram em 2018 o seu segundo disco de estúdio, cujo título é Enranged e com isso nos colocaram diante de doze novas canções voltadas para o seu Heavy Metal Moderno, que mais uma vez está muito bem vocalizado por Kell Reis e é acompanhada por Diogo Oliveira na guitarra e vocais, Sérgio Barbieri na guitarra, Gabriel Fernando no baixo e Thales Piassi na bateria. E a repercussão do primeiro trabalho chamou a atenção da Shinigami Records, que assinou com a banda de disponibilizou o Enranged para todo o país.

    Os músicos do Sacrificed cuidaram da produção de Enranged junto a Lucas Guerra ( que já produziu nomes como Pense, CPM 22 e Southern Black List ), que assina também as gravações, mixagem e masterização, todas realizadas no seu Estúdio Guerra em Belo Horizonte/MG. Para a capa, o artista escolhido foi o Carlos Fides da Artside, que desenhou uma mulher em transe em sua meditação sendo atormentada por espíritos ao seu redor.

    Os convidados Flaviano ( Fly ) Ferreira, que cuidou dos teclados e samples e também Leonardo Lana na percussão contribuíram muito para a ótima sonoridade ouvida em Enranged e a partir de agora vou aprofundar nas músicas do álbum, que foi embalado em um belo digipack, como já se tornou um costume dos lançamentos da Shinigami Records.

    A abertura é com Meet Your Fate, cujas linhas percussivas - e por que não dizer tribais - introduzem o seu variado Heavy Metal vocalizado com destreza por Kell Reis através de sequencias instrumentais técnicas e complexas, porém, cativantes e prontas para te chamar para participar do som seja cantando seus versos ou sacudindo o pescoço na audição desta primeira faixa, aliás, olho e principalmente ouvidos nas modificações feitas consistentemente. Consideravelmente mais encorpada, Shame apresenta um andamento de média velocidade com flertes com o Progressivo que é cantado com muito feeling por Kell Reis disparando vocais melodiosos em que saliento também os solos de guitarras feitos por Ronan Lopes e Diogo Oliveira. De ares mais acelerados, especialmente nas guitarras e com a bateria bastante forte, Oblivion é a terceira de Enranged e nesta, os mineiros aplicaram diversas variações na música, que vão do Prog Metal até a Bossa Nova surpreendendo o ouvinte nesta vibrante composição.

    Aos dedilhados no violão, que lhe conferem uma atmosfera esbelta, To Whom You Belong é uma balada bastante introspectiva cantada com muita emoção por Kell Reis, cujo refrão é poderoso e fica na memória, além de destacar a voz e a interpretação única e muito emocionante da vocalista. A instrumental The Unspoken é uma sombria sequencia de murmúrios que resgata o lado Gótico do Sacrificed e que trazem a robusta Spiral Down, que recomendo atentar para os vocais emblemáticos de Kell Reis e também para as evoluções presentes nos pulsantes riffs de guitarras, que aliados ao ritmo proposto pelo quinteto está repleto de contratempos nos preciso toques do baterista Thales Piassi, que fazem esta sexta canção ser uma das melhores do cd.

     Com um ritmo pesado que te captura logo em suas primeiras notas, Dear Killer é mais cadenciada e propícia para seus vocais dominarem a música, além deixar Kell Reis nos encantar com sua bela voz enquanto que os demais fazem uma sustentação deveras viajante. A calma e introspectiva balada Refugees é exibida aos formosos toques no violão e nos sensíveis vocais de Kell Reis para uma audição de olhos fechados em que devemos meditar em sua letra questionadora.

    A segunda canção instrumental do cd é a Interlude em que inicialmente a bateria de Thales Piassi se destaca mais, porém, em seu decorrer os outros músicos também aparecem produzindo uma linhagem direcionada ao Prog Metal, que se evidenciam mais em Thick Skin, que é vocalizada com firmeza por Kell Reis, que divide alguns versos com o produtor Lucas Guerra tornando esta décima canção admiravelmente variada e com passagens por diversos estilos que a fazem ser a mais intrigante e desafiadora de Enranged. A última do tracklist normal é a excelente Into The Hive com vocais masculinos agressivos do guitarrista Diogo Nogueira para pouco depois Kell Reis ter a sua parte contrastando com a sua leveza o formato mais fortificado desta composição voltada ao Gothic / Death Metal de marcantes linhas instrumentais neste brilhante e criativo encerramento do cd, que termina aos toques de piano.

    Como bônus, um padrão da Shinigami Records em seus lançamentos, e com a participação de Bruno Bravose no baixo Grudge Is My Middle Name chega rompendo com um andamento altamente pesado em que os vocais de Kell Reis te envolvem com facilidade e ao serem somados com os solos de guitarras, com os toques de baixo e de bateria, sempre complexos como mencionei anteriormente, te fazem pensar como esta música poderia deixar de ser inclusa no cd? Que bom que foi... ainda mais para quem aprecia a pegada Gothic / Death Metal.

    Posso cravar com segurança que o Sacrificed com este Enranged conseguiu superar o desafio de lançar um segundo trabalho ainda melhor que o primeiro e provar sua competência aumentando sua capacidade criativa, sua evolução musical, sua ousadia e seu talento, além de ampliar seu leque musical e deixando claro que podem facilmente irem além.
Nota: 10,0. 

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2019

Site: http://www.sacrificed.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/sacrificedofficial

Youtube: https://www.youtube.com/user/sacrificedchannel
Soundcloud: https://soundcloud.com/sacrificed
Instagram: https://www.instagram.com/sacrificedofficial/
Palco MP3: https://www.palcomp3.com/BandaSacrificed/

 

Voltar para Resenhas