Sacrificed - The Path Of Reflections
10 Faixas - Shinigami Records - 2012

    O Sacrificed trilhou o underground de Belo Horizonte/MG desde 2004, quando seus membros iniciais queriam fazer uma banda cover do Metallica. Dentre os músicos neste período inicial e a formação que gravou o debut, algumas reformulações aconteceram e o line-up se solidificou com Kell Hell nos vocais, Diego Oliveira e Vitor Almeida nas guitarras, Bruno ‘Jou’ Bavose no baixo e Thales Piassi na bateria. Assim eles lançaram os EP´s Streets Of Fear ( de fevereiro de 2008 ) e Sacrificed ( de 2009 ), para então despertarem o interesse da Shinigami Records, que assinou com a jovem banda para o lançamento de The Path Of Reflections em 2011.

    O álbum debut foi gravado no WZ Studio e no Estúdio Kojima por André Márcio, Allan Wallace e Renato Kojima ( este último responsável também pela masterização ) e o resultado alcançado pela banda e produtores foram 10 músicas muito bem feitas, e engana-se quem pensa que o Sacrificed segue uma linha de Gothic Metal, a ideia do quinteto é tocar o Heavy Metal tradicional e com muita qualidade. Por falar neste atributo, a capa e o encarte também refletem essa proposta.

    Com os belos acordes do violino da convidada Erica Humber em um clima de trilha de filme, Winds Of Liberty abre o cd que segue com o peso da segunda canção, Solitude, que é percebido nos solos de guitarras de Diego Oliveira e Vitor Almeida, e também nas boas e fortes vocalizações de Kell Hell, que garantem uma encorpada música. A linha mais Heavy Metal prossegue com Endless Sin e seus ótimos riffs de guitarras, além das atuações com muita eficácia no baixo e bateria, que deixam o espaço livre para Kell Hell cantar. E a bela moça alcança notas altíssimas em sua voz ( que nos empolgam ainda mais ), para depois alternar trechos falados ( com dedilhados ) e muito peso Heavy Metal da parte instrumental da banda ( cheia de solos de guitarras rápidos, além da bateria e baixo exibindo muita competência ).

     Com ares mais épicos e suaves, Walking Through Flames exibe mais uma participação de Erica Humber no violino ( desta vez mais discreta ao fundo ) e toda a leveza dos vocais de Kell Hell em um ritmo crescente que recebe pouco a pouco, a adição de peso de guitarras, bateria e baixo e teclados muito bem combinados, que juntos fazem a música aumentar seu poder de nos cativar. Detalhe, o solo de guitarra mais ao final é primoroso.

    Com uma sessão de competentes riffs iniciais desferidos pelos guitarristas Diego Oliveira e Vitor Almeida Before A Dream traz linhas mais pesadas à The Path Of Reflections, que é devidamente amparado pela habilidosa vocalista, aliás, tenho que mencionar as excelentes evoluções que são percebidas na parte instrumental. A seguinte é Call Of Insanity, e nesta o Sacrificed aplicou linhas instrumentais significativamente pesadas e os vocais de Kell Hell passam muita empolgação e o feeling a cada verso, especialmente no refrão.

    Red Garden destaca-se como uma das melhores do cd, veja porque: no inicio muita potência provida pelos guitarristas, vocais de Kell Hell divididos com Fabrício "Bin" Aurro, inserção de um trecho mais viajante falado e solos finais inspirados no mais puro Heavy Metal com Prog Metal, e dos rápidos e com melodias excelentes. É... posso assegurar que os mineiros não estão para brincadeiras, então ponto para o Sacrificed.

    Prison Mind possui uma linha um tanto caótica, mais cadenciada e pesada percebida nos bons toques nos pratos do baterista Thales Piassi, no andamento das guitarras e também na forma de cantar de Kell Hell, que chega a lembrar um pouco do Evanescence. Praticamente interligada com a anterior, Far Away To Feel, entra com uma rifflerama de primeira, que é muito bem combinada com o baixo e bateria, parecendo que teremos ainda mais peso, mas o Sacrificed nos surpreende e coloca à este peso inicial linhas mais acústicas, que são competentemente exploradas pela vocalista em uma semi-balada. E Kell Hell novamente alcança notas altas em sua voz e deixa transparecer seu grande carisma, seja quando os solos de guitarras estão mais cadenciados ou melódicos.

    Para o final de The Path Of Reflections, o Sacrificed decidiu "pegar pesado" e com uma sequencia de ótimos solos de guitarras Kell Hell canta The Thruth Beneath The Laments em parceria com o convidado Lânio Araujo (  do Tormento, que fez vocais bastante agressivos, quase guturais ). É indiscutivelmente a música mais pesada do cd.

    Vocais potentes e de qualidade, guitarras pesadas que tendem seus solos para o Heavy Metal, bateria muito bem postada, baixo no ponto, melodias bem feitas com utilização de teclados e violinos são as características mais marcantes de The Path Of Reflections, para resumir, só posso dizer que é um excelente disco de estreia. Em tempos que a maioria das bandas com mulheres nos vocais caem sempre para a linha do Gothic Metal, ter uma banda que assim como o Shadowside tem sua linha voltada para o Heavy Metal é muito importante. Que o Sacrificed continue assim e aproveito para apontar, sem discussões, como uma das revelações de 2011.
Nota: 9,5.

Site: http://www.sacrificed.com.br e http://www.myspace.com/sacrificedbrazil.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2012

Voltar para Resenhas