Vetor - Chaos Before The End
 8 Faixas - Shinigami Records - 2015

    Quando a banda de Power Metal Ravenlord encerrou suas atividades Luciano Gavioli e Eduardo Júnior continuaram a militar no cenário Underground e criaram o Vetor em fevereiro de 2001. De lá para cá, o Vetor lançou algumas demos e participou da coletânea Endless Massacre III ( confira resenha ), mas foi só em 2015 que conseguiram disponibilizar o seu debut com o título de Chaos Before The End pela Shinigami Records e nos brindar com oito excelentes Thrashs com passagens pelo Heavy Tradicional e pelo Metal mais moderno de nomes como Judas Priest, Testament, Exodus, Nevermore e Iced Earth.

    As gravações de Chaos Before The End ocorreram no O Beco Estúdio entre fevereiro de 2013 a dezembro de 2014 em Santos/SP junto a Ivan Pelliciotti, que soube como extrair o melhor de Eduardo Júnior nos vocais, Pedro Bueno e Ricardo Lima nas guitarras, Luiz Meles no baixo e Afonso Palmieri na bateria. A produção ficou por conta de Aníbal Pontes e foi realizada no Pontes Studios entre março e abril de 2015 no Reino Unido.

    Para os processos de mixagem e masterização, o Vetor escolheu o renomado Fredrik Nordstrom ( que já produziu entre outros, Opeth, At The Gates, Arch Enemy e Dimmu Borgir ) e a realizou no seu Studio Fredman entre abril e maio de 2015 em Gotemburgo na Suécia. A capa de Chaos Before The End foi criada por Jean Michel da Designations Artwork ( que já desenhou também para o Skinlepsy e o NoWrong ) enquanto que Ricardo Reis, Luiz Meles e Vinnie Savastiano ( Rygel ) cuidaram do encarte do cd e posso seguramente afirmar que todos conferiram um ótimo trampo ao cd, que centrou os temas de suas letras em ufologia, política, religião e guerras.

    Logo na abertura de Chaos Before The End temos os convidados Flávio Matheus no piano, o produtor Aníbal Pontes na guitarra e na condução dos arranjos orquestrais e coros, além das narrativas de George Carlini, que juntos conferiram uma atmosfera sombria e ao mesmo tempo épica a faixa Intro e explode em Religious Falsehood, que é um Thrash Metal matador e agressivo, que enaltece tanto sua linhagem moderna quanto a Old School desferindo versos e riffs incandescentes em evoluções contundentes e longas, sempre dotadas de muita melodia. Para Strike Command somos expostos a um ritmo devastador de baixo, bateria e guitarras, que pavimentam com sua intensidade a trilha para Eduardo Júnior vocalizar com muita cólera seus versos e é interessante também perceber como o Vetor aplica seus trechos Heavy Metal neste andamento Thrash assolador desta segunda canção sempre envolvente.

    Depois da hecatombe anterior, o Vetor prossegue o cd com sua faixa título, a Chaos Before The End, que apresenta ótimas linhas cadenciadas de guitarras e vocalizações deveras raivosas que nos convidam para uma sessão de 'headbanging'. E o quinteto nos envia cada 'rifflerama' pesada, variada e bem tocada que temos um verdadeiro 'desfrute metálico' em sua letra significativamente indignada com o atual momento que estamos passando no mundo nos setores sociais, políticos e econômicos.

    My Torment conta com repiques eficazes que são executados na bateria de Afonso Palmieri, que produzem juntos aos solos dos guitarristas Pedro Bueno e Ricardo Lima uma canção mais Heavy Metal, que são daqueles bastantes contagiantes e - graças aos vocais - mais encorpadas.

    Na sequencia, os santistas executam a potente News Limits Within Procreation, que após um início instrumental mais longo, cheio de 'triggers' na bateria e também solos melodiosos nas guitarras se torna mais agressiva em seu andamento à medida que Eduardo Júnior canta seus versos levando esta música a deflorar suas linhas mais modernas, que recebe os convidados Bil Martins ( Dark Witch ) e Luiz Carlos Louzada ( Vulcano ) nos backing vocals que enriquecem ainda mais a composição.

    Exibindo sinos ao fundo e um aspecto mais obscuro, que em poucos instantes exibem os 'metralhantes' solos da dupla Pedro Bueno e Ricardo Lima nas guitarras, o ataque sonoro presente em In The Sound Of The Wind é mostrado todo o primor musical do Vetor, seja nos vocais ou em cada aniquiladora parte instrumental, que aumentam sua potência em trechos cadenciados e outros mais acelerados com passagens que parecem influencia das por música árabe, e o melhor, os santistas fazem isso de forma insana em solos que estão cheios de técnica e que são possuidores de um alto grau de envolvência. Quem também se destaca nesta hora é o baterista Afonso Palmieri nos pratos.

    Na música que empresta seu título para a banda, a Vetor, o quinteto percorre as linhas mais melódicas voltadas ao Heavy Metal oitentista, porém, o peso encontrado é tamanho e traz tantas doses fortificadas a cada instante, que é impossível definir quais elementos foram utilizados na fundição desta composição, pois, percebe-se claramente pontos de Heavy, Thrash, Death, enfim, só posso dizer que estamos diante de uma das mais avassaladoras sonzeiras do cd e que te impacta forte em sua primeira audição, que novamente recebem as participações de Bil Martins ( Dark Witch ) e Luiz Carlos Louzada ( Vulcano ) produzindo melodias nos vocais ainda mais grandiosas juntos com Eduardo Júnior.

    No término de Chaos Before The End, o Vetor não diminui sua pegada explosiva por um segundo sequer e com a incansável Endagered Species, que nos fuzila com seus vocais insanos, seus solos de guitarras estilhaçadores, seu baixo destruidor e sua bateria flamejante, que mais uma vez Luiz Carlos Louzada do Vulcano participa dividindo os vocais com Eduardo Júnior. Afinal, não tem como ouvir esta última música e ficar sem exclamar: "p.q.p.... os caras arregaçaram!!!"

    Após ouvir o cd e me satisfazer em seus 40 caóticos e técnicos minutos o porque que o Vetor levou tanto tempo na produção de seu primeiro 'full lenght', o porque da escolha de Fredrik Nordström para a mixagem e masterização... enfim, creio que Chaos Before The End - que aborda em suas letras temas atuais como a extinção da humanidade, guerras, drogas, terrorismo, genocídios em nome da religião - seja indiscutivelmente um dos mais pesados álbuns lançados em 2015 no Brasil e que está de igual para igual à muitos trabalhos lá de fora. Como sempre os nomes do Metal Nacional como o Vetor nos surpreendem em seus lançamentos. Continuem assim!!!
Nota: 10,0.

Sites: https://www.facebook.com/vetormetal e http://www.myspace.com/vetormetal.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2016

Voltar para Resenhas