Roadie Metal - Volume 5
32 Faixas - Independente - 2015

    Para o quinto volume da coletânea Roadie Metal, o seu mentor Gleison Júnior escolheu mais 31 bandas e projetos brasileiros, que participam sempre que possível do seu programa semanal na Web Rádio do Canal Felicidade.

    Como sempre, o lançamento está em formato duplo, com mais detalhes das bandas a cada edição ( como por exemplo, os nomes dos integrantes das bandas ) e este Roadie Metal conta com a capa mais bem elaborada dentre todas até aqui ao exibir um tanque de guerra ( criação de André Nesponi ) nos trazendo mais de duas horas dos mais variados estilos de Heavy Metal.

    Os paulistanos do Vivalma ( foto ao lado ) abrem o Roadie Metal Volume 5 com os toques melancólicos nos teclados de seu envolvente Prog Metal "dreamtheateriano" presente na longa ProudHome, que crava com suas variações um marcante composição. Depois com linhas de baixo mais cruas que evidenciam o Groove Metal dos goianos do Shallrise temos a agressiva Simply For Nothing.

    Ainda colhendo os frutos do cd EV Life DV8 ( leia resenha ), o Tellus Terror participa da coletânea com a 3Rd Rock From The Sun, que exibe seu Mixed Metal Styles com dosagens enormes de sua conhecida fúria que está repleta de técnica. De Carlos Barbosa/RS temos o quinteto Cavera que nos trouxe a acelerada More Lies, canção que demonstra influências de System Of A Down e vai para a memória após algumas audições.

   Em seguida temos o Hard Rock de Into The City Lights ( do cd Carved In Time - leia resenha ) do ótimo quarteto de Goiânia/GO Sunroad, que se aprecia facilmente. Representando o estilo que teve muitos adeptos depois dos anos 90, o quinteto Magnética ( foto ao lado ) de Osasco/SP traz seu Grunge com Inflamáveis, que conta com ótimos solos de guitarras em um ritmo de qualidade e uma letra um tanto sarcástica e em português.

    O quarteto de Campinas/SP The Goths mostra suas linhas introspectivas, que se tornam mais encorpadas elevando seu Heavy/Thrash Metal com a ótima Strange Way Of Living ( presente no cd The Death confira sua resenha ), que provavelmente teve inspirações no Metallica dos anos 90. O trio de São Paulo/SP Rotten Pieces executa a faixa título de seu cd, a Rot In Pieces, que é um Death Metal avassalador, visceral, urrado e posso considerar que é "para lá de extremo", que fez desta oitava faixa uma verdadeira avalanche sonora.

   Com o baixo e a guitarra ditando um ritmo cadenciado, os paulistanos do Lascia entram com os raivosos vocais femininos através de Trapped, um Modern Metal com algumas partes mais limpas. Em Last Train To Rio Largo, o Marcus Mausan Rock Band ( foto ao lado ) exibe solos de gaita simbolizando o apito de um trem logo no começo, depois,  o som segue com muita qualidade por um Hard Rock que flerta com um AOR em sua parte instrumental e que conta com ótimas vocalizações; em suma... essa galera de Arapiraca/AL é uma excelente surpresa deste Roadie Metal Volume 5, confirme reparando nos solos cheios de energia e carisma de seus guitarristas.

    O trio gaúcho DxLxMx executa Zumbis, uma mistura de Grindcore Death Metal urrado com Punk Rock cru, e que, obviamente, colérico. Retornando à uma coletânea da série Roadie Metal, a banda mineira de Sabará 80 Rock participa com a ótima Nem Tudo Está Perdido, cujo andamento mais viajante denota a capacidade dos mineiros de Sabará possuem em seu Classic Rock elaborado, que flerta com o Rock Progressivo com muita harmonia.

    Apresentando riffs voltados ao Rock´n´Roll setentista, letra 'estradeira' em português e um ritmo fascinante, o Velho Corvo ( foto ao lado ) de Itabé/SP dispara a legítima e divertida sonzeira de Pé na Estrada, que de certa forma é uma biografia da vida dos fãs. O guitarrista de Porto Alegre/RS Aronne deixa sua marca neste Roadie Metal Volume 5 com a instrumental e devidamente sofisticada faixa Sherazad, onde ele nos propicia ótimas viagens em seus longos solos. Os Black/Death Metallers do Morgaroth de São Paulo/SP exibem a música mais crua até aqui, a Panzer Division War, e enfim... não basta apenas urrar para se configurar um som extremo... precisa também procurar exibir uma qualidade de gravação melhor, pois, esta ficou muito abaixo do esperado.

    Terminando este primeiro cd temos Tão Iguais, um Thrash/Death Metal do Adimi de Pirassununga/SP, que assim como a anterior, a gravação não cumpriu as expectativas e prejudicou a percepção das qualidades das bandas, afinal, fico aqui me perguntando se foi intencional, porém, se essas duas bandas quiserem prosseguirem mais além, certamente que precisarão repensar o quesito qualidade da gravação em futuros registros.

  Outras bandas que também estão encartadas nas páginas do Rock On Stage são as duas que abrem o segundo cd, sendo a primeira os curitibanos do Krucipha ( foto ao lado ), que aqui apresentaram a faixa Pulse, que é um Thrash Metal agressivo presente no seu álbum Hindsight Square One ( leia resenha ). Depois de Garibaldi/RS temos os Death Metallers do Hollow com a pedrada Destruction Of The Mass, de seu álbum Spirit Soldier ( confira resenha ).

    Depois chega a vez do Power Trio Rock Maquinários de Chapecó/SC, que trouxe o Hard´n´Heavy de Um Grito Na Noite em alto e bom português. Skin To Skin é o nome da contribuição dos cariocas do Balba, que investem em um Rock/Heavy Alternativo e mostraram ótimos solos de guitarras. O multiinstrumentista Aronne retorna com uma segunda participação, onde exibe uma apurada técnica na instrumental Mephisto, cunhada para que fãs de Steve Vai sintam-se contentes com o porto-alegrense em suas linhas de guitarras cheias de longos solos técnicos e um tanto viajantes e melódicos.

    O quarteto de Osasco/SP Individual ( foto ao lado ) martela seu Death Metal furioso e cadenciado, que está incrustado em Every Men For Himself provando que vieram para quebrar tudo. Também de Goiânia/GO encontramos o quinteto Half Bridge com a intensidade de seu acelerado e destrutivo Deathcore notado durante a execução de Karma, cuja letra está em português.

    Prosseguindo o cd temos mais outra na nossa língua com Sempre João do quinteto de Recife/PE chamado Esffera C4, que transita pelo Heavy/Hard mais moderno. Na sequencia chega a vez do rolo compressor sem freio do Vômitos & Naúseas originado em Porto Alegre/RS e que veio disparar seu feroz Punk/HC com Crossover em Mergulho no Caos. A dupla de Novo Gama/GO chamada 50 Point enviou neste Roadie Metal Volume 5 o caos sonoro de seu Death/Black Metal de letras em português contidos na ácida Chorume.

    Em Kretaceous, os paulistanos do Outlanders atacam com um Heavy/Thrash Metal rápido na linha do Kreator com vocalizações muitos boas e riffs certeiros de seus guitarristas que nos empolgam facilmente. O Codmorse, banda de Itu/SP, participa com Sign Of Hell, que é fortemente inspirada no Heavy Metal oitentista. Com falas em português que servem de introdução para a décima terceira canção deste Roadie Metal, os mineiros de Uberlândia do Catastrofe nos enviam os vocais urrados e o ritmo mais cru ( talvez por conta da gravação ) de seu Thrash Metal ríspido presente em Holocausto.

    Ainda percorrendo as linhas extremas do Metal temos o som Thrash devidamente esmagador de Illusion do quarteto de Londrina/PR Deadfall, que aplica boas variações no andamento ao longo de seus minutos. Apresentando seu encorpado Folk Metal, o Valfenda ( foto ao lado ), um quarteto de Teresina/PI comparece com a Another Dimension e prova que está no caminho correto pela velocidade que incluiu na canção, que sofre uma modificação mais sombria e os vocais agressivos tornam-se guturais. Fechando este quinto volume da série Roadie Metal temos a faixa Reféns, do trio Intersect 4E de Itumbiara/GO, que também percorre os caminhos mais insanos do Metal Extremo, neste caso o Death Metal.

    Sempre quando me deparo com uma coletânea como é o caso deste Roadie Metal Volume 5, sei que encontrarei bandas conhecidas e outras desconhecidas até então, que irei apreciar mais umas que as outras e que algumas precisam melhorar seu trabalho.

    Porém, é indiscutível a importância que tanto o programa Roadie Metal quanto os cd´s representam para o Underground Brasileiro, então Gleison Júnior... continue firme nos trabalhos e aponto como destaques desta edição as bandas Vivalma, Tellus Terror, Caveira, The Goths ( foto ao lado ), Sunroad, Marcus Mausan Band, 80 Rock, Velho Corvo, Krucipha, Hollow, Maquinarios e Outlanders.
Nota: 8,5.

Sites: http://canalfelicidade.com/ e https://www.facebook.com/RoadieMetal/.

 Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2016

Voltar para Resenhas