Krucipha - Hindsight Square One
8 Faixas - Independente - 2014

    O Krucipha teve sua formação em 2009 e logo no ano seguinte lançou o EP Preemptive Uproars, que já em 2011 recebeu o prêmio Ivo Rodrigues na cidade natal da banda, Curitiba/PR, antes mesmo da estreia oficial nos palcos, ocorrida na metade de 2011. Este EP levou a banda se apresentar em eventos como o Orquídea Rock Festival, o River Rock Festival, o Otacílio Rock Festival e o Live Metal Fest Curitiba Edition.

    Finalmente em 2014 gravaram o debut cd Hindsight Square One no Estúdio Bunker junto a Alex Cegalla, que assina também a mixagem e masterização. A capa e encartes foram desenhados por Leandro Bittencourt. Hindsight Square One possui uma temática voltada para os dilemas e paradoxos da vida moderna, tais como alienações, conflitos pessoais, a incompatibilidade da sociedade e as manipulações em massa. Ao longo desta curta carreira até aqui, Fabiano Guolo na guitarra e vocais, Felipe Nester na bateria e João Ricardo Cavali no baixo e vocais, Jgör Nosnyój na percussão e vocais e o mais recente membro Luis "Razor B" Ferraz na guitarra já dividiram o palco com nomes como o Claustrofobia, o Cavalera Conspiracy, o Sepultura e o Project 46.

    Com bastante percussão, característico do estilo adotado pelo Krucipha, o Thrash Metal de Greater Good Paradise inicia com muita agressividade nos vocais quase guturais este Hindsight Square One e a banda acelera o andamento da música elevando o nível de sua destruição para um verdadeiro e vibrante caos sonoro para bater a cabeça, que se ligam quase que sem que se perceba a Pulse, que apresenta eficazes e sempre velozes riffleramas de guitarras. A fúria dos vocais de Fabiano Guolo e João Ricardo Cavali lembram o grau intenso que observamos no Sepultura em um som para se quebrar tudo com a participação de Luiz Gabriel na guitarra. Na sequencia temos Denial, cujos repiques do baterista Felipe Nester e os toques de baixo envolventes de João Ricardo Cavali produzem junto aos riffs de guitarras ( com inclusive a participação do produtor Alex Cegalla nos solos e de Luiz Gabriel nos backing vocals  ) uma faixa cadenciada e raivosa nos moldes de nomes como o Korzus e o Project 46, que tem o poder de te conquistar com facilidade.

    Para Indigenous Self, o baixo e a bateria caminham juntos aos distorcidos e cadenciados solos de guitarras de forma que seus versos possam explorar toda a ferocidade de seu vocalista, que aqui segue por um ritmo que continua te inspirando a 'banguear' freneticamente com o Krucipha, especialmente no solo do convidado Yuri Sema. Com Henrique Vivi e Fernanda Hay nos vocais juntos à Fabiano Guolo temos a matadora The Warning, onde o Krucipha aliou brilhantemente toda sua cólera no solo de guitarra de mais uma participação de Yuri Sema com as linhas percussivas de Jgör Nosnyój criando um som intenso e ao mesmo tempo insano.

    Depois, o atual quinteto ( que conta com o guitarrista Luiz "Razor B" Ferraz ) incluiu neste Hindsight Square One as três músicas do EP Preemptive Uproars, de 2011, sendo que a primeira é a Afforddiction, que é ainda mais crua que as anteriores, seja pelos vocais, pelos solos de guitarras ou pela linhagem que é percebida no baixo e na bateria. É impressionante como eles criaram uma canção vigorosa e altamente contagiante.

    Logo após, com uma pulsante e evidente percussão, além de solos com muita distorção, os curitibanos detonam Tribal War em vocalizações cheias de ira a cada verso te convidando a abrir uma roda. Aliás, repare na energia que é passada nos trechos mais acelerados. E a última do cd é a veloz e sempre caótica Reason Lost, que esmaga sem piedade com tudo e conquista com sua raiva vocálica cheia de urros o ouvinte, que pelo ritmo instrumental de seus solos cortantes de guitarras, seu baixo inquieto, sua percussão incansável, enfim, não concede outra alternativa, senão amplificar o desejo no fã de entrar em uma roda.

    Para quem aprecia um Death/Thrash Metal no nível do Slayer, porém, que traga as inovações percussivas que o Sepultura acrescentou ao Heavy Metal e que contenha os elementos do Hardcore do Project 46, este Hindsight Square One do Krucipha é um notável deleite, que serve para comprovar porque o quinteto tem uma considerável fama no cenário nacional em apenas seis anos de banda.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.krucipha.com/, http://www.facebook.com/kruciphahttp://www.youtube.com/krucipha,
http://www.bandcamp.com/krucipha e http://www.reverbnation.com/krucipha.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2016

Voltar para Resenhas