Tellus Terror - EZ Life DV8
10 Faixas - Independente - 2014

    Mixed Metal Styles, ao ouvir esse termo você entende que teremos um som que mistura vários estilos de Heavy Metal e a banda Tellus Terror, que teve sua fundação em 2012 na cidade de Niterói/RJ por Felipe Borges ( vocais ) e Álvaro Faria ( guitarra ) foi trabalhando para lançar seu primeiro cd ( sem antes disponibilizar um single ou EP ), e desta forma, realizaram a fundição em dez músicas de todos os estilos de Heavy Metal possíveis.

    Além dos dois citados, completam o 'line up' da banda os músicos Wederson Félix na guitarra, Ramon Montenegro nos teclados e sintetizador, Arthur Chebec no baixo, Rafael Lobato na bateria, além da convidada Larissa Frade nos vocais femininos.

    O cd foi intitulado como EZ Life DV8 e é baseado na teoria de como a vida começou, desde o Big Bang até os dias atuais, em que a humanidade se esforça para destruir tudo ( e com muito sucesso, diga-se de passagem ), além de citar também algumas possíveis soluções para a continuação da espécie no planeta, muito bem retratado nas letras, na capa e nos encartes ( esses dois de autoria de Seth Siro Antom - Septic Flesh - Grécia, que já fizeram as capas de álbuns de nomes como Nile, Rotting Christ, Paradise Lost, Vader e por aí vai ).  

    A bateria teve suas seções de gravações no AM Studios em São Conrado no Rio de Janeiro/RJ, aos cuidados de Carlos Eduardo de Andrade e Ricardo Dias. Já o baixo, as guitarras, os teclados e os vocais foram gravados AM Studios de Grajaú/RJ por Fernando Campos, que fez a edição do cd. Os processos de mixagem e masterização ficaram por conta do experiente Fredrik Nordström e Henrik Udd no Studio Fredman ( que já trabalharam com Dimmu Borgir, In Flames, Arch Enemy, Dark Tranquility, Opeth, Soilwork, entre outros ). Inclusive, Anders Patrik Jerksten, baterista do Dream Evil ( que também é técnico de áudio do Dimmu Borgir ) realizou algumas correções na bateria, a deixando ainda mais explosiva. Dito isto, vamos aos detalhes das músicas do cd.

    Com dedilhados mais calmos e uma linha um tanto que viajante Stardust, abre EZ Life DV8 e instantes depois, somos expostos aos seus infernais vocais guturais e a suas várias alternações em seu andamento extremo, cuja letra narra a origem da vida no planeta em um feroz Death Metal Melódico/Progressivo, que não economiza em seu estilo de porradaria pura.  Com uma ótima sequencia feita pelo baixista Arthur Chebec e um estilo que mistura vocais limpos com guturais em um ritmo mais lento, que lembra um Metalcore, Terraformer é a sombria segunda faixa do cd.

    Depois temos 3rd Rock From The Sun com um andamento mais cadenciado e devidamente sinistro, com vocais guturais, forte presença dos teclados de  Ramon Montenegro, que conferem um lado que é um tanto que Progressivo à canção. E também contamos aqui, com a primeira participação de Larissa Frade em alguns versos para contrastar com os guturais totalmente furiosos de Felipe Borges, que trazem aquela aura 'do mal' mesmo ao som do Tellus Terror.

    Bloody Vision exibe uma intensa atuação combinada de bateria, baixo e guitarras, que são somadas aos encolerizados vocais e tudo de forma matadora - bem Death Metal mesmo - em uma ferrenha crítica à sociedade humana atual e também as religiões, porém, com uma técnica muito grande a cada trecho, o que é uma característica do Tellus Terror, que já mostram que eles soltam os primeiros gritos mais de Grindcore ( aqueles de 'Pig Squeals' ). E a devastação sonora continua com Equinox, que é um Brutal Death Metal dos mais crus possíveis.... pois, seus versos são urrados na mais violenta forma e a sua parte instrumental é extremamente caótica, entretanto, como a ideia dos cariocas foi de misturar vários estilos neste disco, quando o fazem, eles souberam como fundir sem apresentar problemas, então para o final desta quinta canção, eles surpreendem - após tamanha catástrofe sonora - com uma atmosfera mais progressiva.

    Prosseguindo com as surpresas, na seguinte eles mesclam um New Metal a um Death Metal Extremo e a toda velocidade. Além da destruição resultante, que nós temos, quero ressaltar a atuação do baterista Rafael Lobato e também não posso deixar de mencionar os versáteis vocais de Felipe Borges, que vai do gutural ao agressivo com perfeição nesta Civil Carnage, que critica as guerras mundiais marcando a sexta 'bordoada' deste impetuoso EZ Life DV8.

    De ares mais melodiosos por conta dos teclados de Ramon Montenegro, muitos pedais duplos feitos pelo baterista Rafael Lobato e vocais devidamente aniquiladores, I.C.U. In Hell ( International Caos United ) vem metralhando sem parar com muita ira a cada instante. E chamo sua atenção para os interessantes trechos onde ouvimos um grito, como se fosse uma palavra de ordem, para depois o massacre continuar.

    Na seguinte, que é a Brain Techonology Part 1 ( This Is Where It Starts ), o Tellus Terror nos mostra uma faixa cadenciada, obscura, que alterna vocais guturais e limpos em linhas um tanto que épicas. Diria que estamos diante de um misto de Black Metal Melódico com Metalcore, que recebe mais ao final a convidada Larissa Frade com seus vocais mais fantasmagóricos em algumas partes e mais líricos em outras, que aparecem juntos aos urros demoníacos de Felipe Borges. Esta oitava música de EZ Life DV8 passa por momentos de Heavy Metal Tradicional, especialmente nos solos de guitarras da dupla Álvaro Faria e Wederson Félix, que terminam de forma melancólica.

    Depois temos um mergulho rápido em uma certa viagem progressiva, o sexteto volta a fuzilar com toda a potência na Endtime Panorama e aqui consegui perceber trechos mais Progressivos, eletrônicos, cadenciados e uma "quebradeira" simplesmente animal, que é vociferada com tanta fúria gutural por Felipe Borges que transforma a música em um Death Metal dilacerante, que por conta dos teclados e das distorções de guitarras, mostram sua faceta Prog Metal. Para fechar esta complexa obra temos Error, que entra com um andamento mais voltado ao Progressivo, só que lotado de vocais extremos em um ritmo que vai se tornando cada vez mais colérico e avassalador, seja nos solos de guitarras, nos vocais, no baixo ou na bateria. Entretanto, o Tellus Terror resolveu ousar mais uma vez e aplicou um final de linhas eletrônicas um tanto que robotizadas, e detalhe bem curioso: a melodia - mesmo que extrema - fica na memória, ponto extra para a banda carioca.

    Colocar tantos estilos diferentes como Death, Black, Prog, Thrash, Doom, Heavy, Metalcore, Splatter/Grindcore em um mesmo caldeirão e retirar um álbum conceitual, que possui em suas faixas qualidade, agressividade e uma grande capacidade de entreter o ouvinte, não deve ter sido uma tarefa fácil, mas afirmo com segurança: o Tellus Terror conseguiu... e deixou tudo de maneira significativamente envolvente neste EZ Life DV8, tanto que nem se percebe o decorrer de suas canções. Não é de se estranhar o grande sucesso que eles estão fazendo desde o lançamento do cd.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.tellusterror.com.br/ e http://www.facebook.com/tellusterror

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2015

Voltar para Resenhas