Sunroad - Carved In Time
10 Faixas - Alternative Music - 2013

    A veterana banda Sunroad teve sua origem em Goiânia/GO em 1996 com Danillo Vee ( guitarras, backing vocais ) e Fred Mika (bateria, backing vocais). Após algumas mudanças no line-up, o Sunroad hoje conta com os músicos Harion Vex nos vocais, Netto Mello na guitarra e talking box, Fred Mika na bateria e Akasio Angels no baixo e teclados. O primeiro disco saiu em 1999 com o título de Heat From The Road, mas foi com o Arena Of Aliens ( 2003 ) distribuído pela Avantage Records que a banda ficou conhecida no cenário internacional. Manteve essa pegada com o Flying N´Floating de 2006 e no Long Gone de 2009.

    Nesta longa carreira participaram de muitos importantes shows e festivais, além de terem aberto workshops de Garry King ( Alice Cooper, Paul McCartney e Jeff Beck ), Andy Robbins ( ex-Holy Soldier ) e a tour sul-americana de Joe Lynn Turner e shows de Doogie White, Petra e também L.A. Guns. Em 2012 já contando com o retorno de Harion nos vocais e a entrada Netto Mello na guitarra, o quarteto excursiona junto ao Mad Max ( Alemanha ) e Whitecross ( EUA ). Mas, assunto aqui é o álbum de 2013, Carved In Time, o sétimo da carreira da banda, que teve a produção de Netto Mello e Fred Mika, cujas gravações e mixagens foram realizadas no Musik Studio em Goiânia/GO entre setembro de 2012 a setembro de 2013.

    Ao som de batimentos cardíacos tem-se início o eletrizante Hard Rock de Carved In Time, com aquela pegada de guitarras bem anos 80, que está bem vocalizada com muita categoria por Harion Vex. Não é por acaso que esta música intitula o cd e é a primeira, pois seu potencial de se tornar um hit é muito grande, com vários trechos para se cantar juntos com a banda. Depois com riffs distorcidos e envolventes feitos pelos guitarrista Netto Mello, vocais mais roucos e linhas de teclados que exibem uma bela evolução temos Master Of Disaster, um Hard Rock tipicamente oitentista, que tem um pé fincado no Europe em envolventes melodias, que assim como a primeira, a vontade de pegar o encarte e sair cantando acontece imediatamente.

    Em Into The City Lights ouvimos um Heavy Metal com vocais cheios de feeling e com as 'paradinhas', que são um verdadeiro deleite em sons assim. E como é uma marca dos Hard´n´Heavy duas coisas não podem faltar: o longo e sempre vibrante solo de guitarra e o refrão em coro dos integrantes da banda. The Only Ones vem com uma linha de vocais mais fortes em um ritmo pesado que te cativa, mas sempre com um refrão mais fácil e que te faz cantarolar junto pela linhagem setentista que ouvimos nesta vibrante composição. Nos solos de guitarra temos todas aqueles tradicionais fraseados que são gostosos de ouvir e sempre nos marcam em suas audições.

    Os dedilhados no violão feitos por Netto Mello trazem Harion Vex nos vocais junto a Olivia Bayer na emocionante balada Commonplace Heat, cujas vocalizações alternando entre o lírico da cantora goiana e os seus graves produzem um charme maior a música, que está muito bem conduzida pela banda e pode estar na programação de uma rádio Rock, e assim que for inclusa, será certeza de sucesso. O solo de guitarra é típico das baladas Heavy, mas sempre eloquente e ótimo de se ouvir ( e viajar ).

    Com o baixo de Akasio Angels se evidenciando junto à pegada consistente do baterista Fred Mika utilizando seu pedal duplo temos Five Years Wasted, um Hard Rock um pouco mais acelerado, que passa doses ferrenhas de energia a quem ouve, cujos solos de guitarra cheios de técnica criam uma grande ligação na música.

    A instrumental Mission exibe alguns solos distorcidos de guitarra, que promovem uma certa viagem mais pesada e notamos também influências de Yngwie J. Malmsteen, que seguem com muita habilidade e passam por momentos puramente Heavy Metal, que são mais enaltecidos pela presença do tecladista convidado Vences Fernandes. Os primeiros riffs de guitarra e baixo feitos por Netto Mello e Akasio Angels já ganham o ouvinte facilmente em No Need Fantasy, antes mesmo que Harion Vex cante de forma mais rasgada seus versos, porém, a atuação do vocalista transforma a canção em uma baita sonzeira Hard Rock, confirme no trecho curto de repiques de bateria feitos com primor por Fred Mika no refrão ou o excelente solo de guitarra e me fale.

 

    Com os teclados de Vences Fernandes ganhando mais destaque temos Echo Of Loving, cujo refrão mais berrado te faz querer gritar com a banda, ainda mais se estiver com o encarte do cd nas mãos, observando sua letra e cantando com eles. Aliás, tenho que enaltecer outra surpresa: o uso do talking box no solo de guitarra de Netto Mello.

    Encerrando este belo disco temos Backing Again, um Hard Rock de primeira, com bons e longos solos de guitarra, base de bateria e baixo certeira, além de vocais animados e devidamente cheios de feeling, que juntos te fazem querer ouvir o cd novamente, então não perca tempo e coloque para rodar.

    Carved In Time é um álbum de Hard Rock criado com todos os elementos que fizeram nomes como Def Leppard, Stryper, Europe, Poison e tantos outros, rumarem ao estrelado, então... que ele garanta aos goianos mais sucesso e a possibilidade de irem cada vez mais longe, pois precisamos de nomes assim no Hard Rock mundial.
Nota: 9,0.

Sites:  www.myspace.com/sunroadgroup.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2014

Voltar para Resenhas