Coletânea O Subsolo - Volume 2
20 Faixas - Independente - 2017

    E a galera do site O Subsolo com a ótima recepção obtida com o lançamento do primeiro volume de sua coletânea somente com bandas brasileiras ( leia resenha ) preparou em 2017 mais outro cd com outros 20 nomes também nacionais, que percorrem as tortuosas trilhas do Underground, sendo que alguns são mais conhecidos e outros estão firmes na batalha para isso, e nesta resenha, vamos começar a saber mais sobre eles.

    Na capa um parque de diversões abandonado em uma paisagem desolada com uma excelente frase impressa logo abaixo, que deveria ser um mantra nestes complicados dias atuais, embora não é bem isso o que acontece na prática, bem vamos às canções.

    Logo na abertura desta Coletânea O Subsolo - Volume 2 temos a sonzeira do Power Trio carioca Basttardos com a canção que dá nome à banda, a Basttardos, que é do cd O Último Expresso ( leia resenha ) e se trata de um 'Rockão' pesado e altamente inflamável com letras em português. Outra conhecida aqui no Rock On Stage é a canção Abençoados Por Deus dos paulistas de Mococa do Melanie Klain, banda de Hardcore, que registrou esta bordoada cheia de 'carcadas' corretas em várias partes de nossa realidade no álbum Análise do Caos ( confira resenha ). De volta ao Rio de Janeiro/RJ chega a vez do Monstractor exibir o poderio de seu impactante Heavy/Thrash Metal devidamente envolvente com Corrosive Envy do disco Recycling Thrash.

    De Santa Catarina, precisamente da cidade de Criciúma vem o Cherry Ramona ( foto ao lado ), que é uma banda de Hard Rock/Heavy Metal que mostra no cd a Mulher Gato, uma composição empolgada e repleta de adrenalina a cada instante, que é pertencente ao álbum Soco na Bexiga. A quinta é Vontade de Voar dos gaúchos de Porto Alegre do Luciano Granja Grupo, banda do ex-Engenheiros do Hawaii Luciano Granja e que nos colocou diante de um vibrante Rock'n'Roll que fica na memória e foi gravado para o Luciano Granja Grupo Vol.2. Em Estou Tão Cansado temos a boa voz de Kike Oliveira em uma faixa mais calma e ele aplicou várias críticas em sua letra e recomendo uma atenção ao seu esbelto solo de guitarra.

   Ainda na Região Sul do país, mas no estado do Rio Grande do Sul temos todo o peso contido em Cobaia Viva, música gravada no Estranhos Modos de Vida dos gaúchos de Estância Velha pertencentes ao Defina, banda que faz um Grunge bem contagiante. Outra gaúcha, mas de Caxias do Sul é a galera do Pinhead, que trouxe a Coletânea O Subsolo - Volume 2 a animada Eu Sou Bebum e a Carne é Fraca, um Rock'n'Roll despojado e de letra engraçada. Outra turma do Rio Grande do Sul é a galera do Boca Braba HC, que são da cidade de Viamão e disparou a ácida e veloz Farda Verde Oliva relembrando os eventos acontecidos em 1964, que registraram no Entre Ratos e Pulguedo e fizeram assim um fervoroso Hardcore.

    Na décima temos um retorno até Santa Catarina com a canção O Que o Mundo Precisa Ouvir, que se trata de um Rock'n'Roll pesado com uma linhagem religiosa em sua bem interessante letra de ótimo refrão que será memorizada com facilidade e que foi gravado pelo Peltstrock no cd O Que o Mundo Precisa Ouvir. Ardor, que é uma das faixas do single Inverso foi a contribuição do Reduto à esta Coletânea O Subsolo - Volume 2 com um Hard Rock vindo da capital fluminense, a cidade do Rio de Janeiro. Em seguida vamos para Orleans/SC terra do Decolle ( foto ao lado ), banda de Rock, que exibiu a Utopia Reversa em meio à ótimos solos de guitarras e bons vocais na canção do álbum Sulista.

    Dotada de um peso e um andamento Heavy devidamente saboroso de se ouvir Bravo Mundo Novo é a faixa da banda de São Vicente/SP Vate Cabral nesta Coletânea O Subsolo - Volume 2 e conta com ótimos solos ligados a vocais encorpados com versos em português. De volta à Santa Catarina na cidade de Criciúma temos o Hardcore/Punk consideravelmente cru do Turn Off com Opressor de Ideias.

    O Rock'n'Roll de primeira e altamente explosivo do Liférika ( foto ao lado ) foi exibido na envolvente Rua Augusta, composição do cd autointitulado dos paulistanos ( leia resenha ), que basicamente narra como é a famosa rua da capital do estado. Com seus caminhos orientados pelos toques de baixo e solos distorcidos de guitarra chegamos até a décima sexta desta coletânea com Luxúria dos também catarinenses do Stone Head. Numa pegada mais Thrash, o Hellio Costa de Laguna/SC ataca com a fervente criação Hardcore chamada Sangue na Marreta e a aniquilação continua com o Maverick com seu Death Metal presente em Upside Down, que é claramente a mais extrema desta Coletânea O Subsolo - Volume 2.

    Dentre as poucas em inglês temos Beaten By Demons, que também intitula o EP do Ember Of Renewal, uma banda de Deathcore originada em Santa Catarina, só que da cidade de Florianópolis. Finalizando os mais de oitenta minutos do disco vamos a para conhecer o Tumulto ( foto ao lado ) da cidade de Foz do Iguaçú/PR, que lascou na cara o seu agressivo Hardcore/Punk Rock contido em Massacrados, faixa do EP Conflitos Sociais ( leia resenha ).

    Coletâneas como esta sempre traçam um cenário de como está posicionado o cenário Underground Brasileiro em diversas vertentes do Rock e Metal, de forma que ao ouvirmos um álbum assim, sempre acabamos por descobrir uma banda que não imaginávamos que existia e que merece uma audição mais detalhada pela qualidade exibida em sua participação.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2020

Site: http://www.osubsolo.com/.
Facebook: https://www.facebook.com/osubsolo/.
Instagram: https://www.instagram.com/osubsolo/.

Voltar para Resenhas