Tumulto - Conflitos Sociais
9 Faixas - Independente - 2016

    O Power Trio da cidade de Foz do Iguaçú/PR cuja formação data do ano 1991 é um praticante do Hardcore e Punk Rock, sendo que em 1992 lançou o seu primeiro EP intitulado como Conflitos Sociais, que teve suas seis faixas regravadas em 2016 e mais três covers acrescentados de suas principais influências. O veterano Power Trio, que desde sua fundação já teve várias formações e lançou ao longo destes mais de 20 anos alguns Splits, Demos e álbuns completos, além de dividirem o palco grandes nomes do Rock Nacional, tais como Dorsal Atlântica, Korzus, Cólera, Krisiun, Ratos de Porão e tantos outros. Isso aconteceu em festivais como o Forcaos em Fortaleza/CE e o Tribos em São Paulo/SP, além de shows no Paraguai e na Argentina.

    Nesta regravação, Germano Duarte nos vocais e guitarra, Rafael Feldman no baixo e Márcio Duarte na bateria foram ao Embrio Estúdio em Foz do Iguaçú/PR ao lado de Emerson Paiva, que cuidou da gravação e Anderson Vieira, que foi o responsável pela mixagem e masterização do EP.

    Para a capa temos um cidadão correndo, revoltado e com um pedaço de pau na mão, além de outros indivíduos apedrejando uma loja, enfim, um tumulto, eles escolheram o cartunista Elielcio Dreher e para a concretização do EP tiveram o importante apoio da Fundação Cultural Foz do Iguaçú.

    A intensa Realidade abre o Hardcore do Tumulto através de vocais raivosos, um ritmo pesado e cadenciado, que aparece entre os ótimos solos de guitarra em uma letra que retrata a atualidade do nosso cotidiano. Depois em Massacrados, o Tumulto aumenta a carga e evidencia os toques do baixista Rafael Feldman diante de um andamento encorpado e repleto de vocais irados em uma letra deveras questionadora bem na linha do Punk/HC. O título da terceira que é simplesmente Corruptos entrega sobre quem o trio aborda nesta faixa em um estilo cadenciado, até padrão, pois, todas as músicas são assim, entretanto, nos vocais sentimos que estão bastante encolerizados deixando claro a insatisfação que... tanto eles, quanto nós temos com esta 'raça'. E como é impressionante que uma música escrita nos anos 90 ainda soa em nosso Brasil.

  Para a canção que empresta seu nome ao cd, a Conflitos Sociais, os músicos apresentam um solo mais longo que é executado com destreza por Germano Duarte, que canta com uma ótima dosagem de fúria em seus versos este Punk direto e sem firulas, que contam algumas das muitas verdades do nosso país, que a famigerada classe política brasileira prefere deixar escondido do povo.

   Sem pestanejar, Humanidade Desumana prossegue o EP com riffs de guitarra colocando nossa atenção para o ritmo que será imposto pouco depois, ou seja, peso e agressividade nos vocais enviados de uma forma mais crua e franca, aliás, seu refrão, sentimos que somos convocados a gritar com a banda. Sempre guiando suas composições na potência de seus solos de guitarra e na interação obtida com o baixo e a bateria, o Tumulto exibe agora a canção Sociedade é Uma Prisão na combinação de vocais furiosos e um ritmo robusto que funde-se perfeitamente com a música.   

    Na sequencia final deste EP Conflitos Sociais, o Power Trio desfere três covers, o primeiro para a empolgante bordoada Punk Meu Filho do Cambio Negro HC, depois seguem firmes com a Desconstrução do Ação Direta, que ficou deveras agressiva e por fim Medo, canção registrada pelos precursores do Cólera, através de um furioso ritmo de hino até um tanto festivo, que transforma em um Rock Pesado e mais rápido, o que confirma porque o Cólera é aclamado com um dos mestres do estilo no Brasil.

    É interessante como os nomes do Hardcore e Punk conseguem uma facilidade maior para produzirem músicas em português, onde em poucos minutos conseguem acertar em cheio com suas letras em temas dos nossos tempos e com a devida quantia de fúria em seus vocais e solos robustos na parte instrumental, que sempre são muito bem conduzidos, como é o caso ouvido aqui. Para quem não conhecia este álbum, agora tem a oportunidade de conferir esta regravação, que possui uma produção melhor e aí perceber que o Tumulto tem cacife para ser incluso na lista das melhores bandas do nosso Hardcore, pois, isto está devidamente provado neste curto - e porque não dizer já clássico - Conflitos Sociais. Então meu caro leitor(a), olhos e principalmente ouvidos neles a partir de agora.
Nota: 8,5.

Facebook: https://www.facebook.com/bandatumultobr/
Twitter: https://twitter.com/BandaTumulto
Youtube: https://www.youtube.com/user/tumultobr
Instagram: https://www.instagram.com/bandatumulto

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2018

Voltar para Resenhas