Melanie Klain - Análise do Caos
 8 Faixas - Independente - 2016

    De um projeto escrito em um caderno para uma banda, assim pode-se resumir a origem do Melanie Klain, que começou suas atividades em 2007, porém, pelas contínuas modificações em seu line-up levou os fundadores Violla e Duzinho darem um tempo no projeto. Entretanto, eles foram insistindo até que em pleno Dia Mundial do Rock de 2016 ( ou seja dia 13 de julho ), o primeiro álbum do Melanie Klain, o Análise do Caos foi lançado exibindo composições cheias de críticas e protestos seja para os corruptos ou para a inerte população brasileira do quinteto de Mococa/SP, que está formado por Duzinho nos vocais, Violla e Chapolim nas guitarras, Vic Escudero no baixo e Pedro Bertti na bateria.

    Como acontece muito no país, o álbum é uma gravação independente e foi realizada no Sete Estúdio em Guaxupé/MG, sendo que sua capa ficou aos cuidados de Carol Melo Navarro, que mostra alguém em um veículo em movimento pelo caótico Brasil, cuja direção de arte é assinada por Paulo Jr., além de um encarte muito bem cuidado e produzido. E a título de curiosidade, o nome da banda Melanie Klain é uma homenagem à psicanalista austríaca Melanie Klein, que durante toda sua vida tentou provar com suas teorias que a relação entre o que acontece com as crianças e com o seu futuro como adultos.

    Já na introdução chamada Desrespeitável Público em ritmo circense, o Melanie Klain expõe a situação verdadeira que vivemos no país diariamente de forma nua e crua para que depois a contestação continue com a Punk Abençoados Por Deus de letra escancarando vários dos nossos costumeiros problemas que nunca são resolvidos pelos governantes. No meio da música temos um trecho falado e riffs mais melodiosos, porém, isso dura até o momento em que o andamento pesado e agressivo retorne em sua letra totalmente furiosa agora flertando com um Hardcore, que recomendo você acompanhar. Mais raivosa, Diálogo prossegue o cd e o seu maior destaque vai para a sua letra, que é inflamada e deveras ácida em uma linha Hardcore, que curiosamente passa por um trecho calmo e chega a um longo solo de guitarra para depois percebemos uma vasta distribuição de porradas sonoras.

    Ao som de sinos e dedilhados, os longos riffs de Violla e Chapolim trazem os versos falados de Fé Cega, que ganham seu peso e criticam as religiões gananciosas que fazem mal uso do nome de Deus em competentes evoluções em seu andamento mais Heavy Metal. Em seguida, ouvimos tiroteios e sirenes - calma... são apenas no cd - e Análise do Caos do Melanie Klain continua com Guerra, faixa que denota muita cólera em um estilo quase Thrash Metal com a situação da enorme corrupção política e social brasileira. Interessante frisar que o quinteto incluiu trechos calmos e indignados, como o presente no final desta quinta canção. De começo mais calmo aos dedilhados no violão, Marcas do Abandono tem sua temática voltada ao problema dos menores abandonados e no seu decorrer são eclodidos solos de guitarras, que servem para aumentar a sua revolta durante as várias modificações de seu ritmo levando a música terminar com bastante ódio no ar com direito até a vocais guturais, limpos e agressivos.

    A percussão de Pedro Bertti chama a atenção assim como os solos de guitarra com influências de Thrash Metal na canção Lavagem Cerebral cuja letra direciona sua raiva para a televisão e para sua programação que é ridícula e manipuladora, além disso tenho que ressaltar também os momentos mais intimistas inclusos para depois urrarem com muita 'brabeza'. Para Carta de um Suicida ouvimos sons de chuva que trazem a leitura de cartas em um clima melancólico e deprimente pelos problemas narrados, que depois se enfurece consideravelmente aos solos de guitarras em um misto de Thrash com Hardcore bastante nervoso com vocais idem em um clima de angústia muito grande, que termina mais entristecido com vocais limpos.

    Mais cadenciada e distorcida em suas primeiras notas Cólera/Nação alterna momentos extremos com outros mais calmos em seu decorrer com uma eficiente linha de baixo e uma letra significativamente indignada com direito a alguns vocais guturais e uma sequencia Punk literalmente fulminante, que é ideal para abrir rodas.

    Rede Social começa pesada e com um forte urro para depois ouvirmos ser comentado em seus versos de como se deve agir diante esta "novidade" do mundo atual em um estilo bastante Hardcore, além de chamar a atenção para as pessoas más que existem na Internet. Aparentemente mais calma por conta de seus dedilhados e vozes, a faixa título Análise do Caos vem com ótimos solos de guitarras, que dão um ritmo encorpado e destruidor praticamente voltado a um Thrash Metal, porém, na sua execução notamos modificações em seu andamento que exalam a ira de sua letra, onde aliás só temos verdades. Por fim, Reflexão, como o nome já entrega é uma proposta para que nós olhemos para dentro de cada um de nós, reparemos em nossos defeitos e para tentar melhorar, pois, só reclamar de tudo não adianta e é mostrada em meio a suaves dedilhados e com sua letra falada.

    O Melanie Klain executou com muita agressividade cada uma das canções deste Análise do Caos em um misto de Punk, Hardcore, e Thrash Metal com uma temática atualíssima de nosso Brasil e espera que nós sintamos responsáveis e procuremos mudar isso. Ótima estreia do quinteto da Mococa/SP em um álbum questionador.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.melanieklain.com.br/ e https://www.facebook.com/mkbanda.oficial

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2017

Voltar para Resenhas