Basttardos - O Último Expresso
5 Faixas - Independente - 2015

     Depois de alcançarem uma divulgação maior de seu nome após o lançamento do EP Dois Contra o Mundo ( confira resenha ), o Basttardos se manteve ativo e eficaz para que em pouco tempo já preparasse o seu segundo trabalho, cujo título é O Último Expresso e o disponibilizou ao público de forma digital em dezembro de 2015 e também no formato de digipack, valorizando para que o fã possua a cópia física, que foi gravada entre agosto e setembro de 2015 no Studio Fill Buc Productions no Rio de Janeiro/RJ, onde foram realizados os processos de edição, mixagem e masterização, exceção apenas feita à faixa Basttardos, que foi registrada em 2013.

    Alexandre Ferreira cuidou da capa que mostra um trem com o logo da banda vindo para cima de tudo à plena potência, bem como é o desejo de Alex Campos nos vocais e guitarra, Terceiro Elemento ( Affonso Velásquez ) no baixo e Bernardo Martini na bateria e que vamos confirmar na audição do cd, que amplia a mistura musical do trio, que transita por vários caminhos do Heavy Metal e consegue manter a nossa atenção em cada um de seus minutos.

    Ao som de passos e dedilhados no violão com ventos e uma atmosfera Western de filme mesmo, a faixa Basttardos abre o EP até que um diálogo e uns tiros tragam o contagiante e ríspido Rock´n´Roll pesadão do trio, que vocaliza suas letras em bom português e traz nesta primeira faixa a participação de Pedro Barbieri no solo de guitarra. A adrenalina sobe com Licor de Cereja, um Rock vigoroso guiado por seus riffs de guitarra mais sujos, que disparam uma eletricidade e letra bastante envolvente com inspirações nos anos 70 através de uma pegada Southern Rock na forma de cantar e nos riffs de guitarra. Mergulhando em um Blues de longos solos de guitarra e que é bastante encorpado, Despertar do Parto segue por um ritmo mais introspectivo em um crescente único de Rock´n´Roll, cuja letra é bastante interessante, que recomendo ouvir com atenção. Aliás, a presença do produtor Fill Buc no órgão Hammond fez toda a diferença positiva para a música soar ainda melhor.

    Mais crua e significativamente pesada, a próxima se chama Exilados e possui um andamento cheio de pancadas, vocais agressivos e um relativo flerte com um Metalcore e o Metal Industrial, além de conter uma letra bastante ácida e muita distorção feita pelo guitarrista Alex Campos conduzindo à uma sonoridade contemporanea.

    Finalizando o EP O Último Expresso temos a canção Terceiro Elemento ao som de sirenes, helicópteros e fagulhas, que pouco depois recebem dedilhados juntos a um ritmo instrumental fortificado em vocais mais coléricos, que exceção ao refrão, que é um pouco mais calmo. Entretanto, as outras partes vão passando como um feroz rolo compressor destacando a participação de Breno Campos em alguns vocais. Inclusive o disco termina com alguns risos de crianças e sons desconexos, que de certa forma, são assustadores.

    Se no primeiro EP o Basttardos mostrou uma variedade muito grande em poucas músicas, agora em apenas cinco, eles mantiveram essa característica e se direcionaram por outros caminhos dentro dos diversos estilos de Rock/Metal que conhecemos. E assim como Dois Contra o Mundo temos neste O Último Expresso um álbum difícil de rotular, porém, que deixará o ouvinte curioso(a) e não satisfeito(a) em apreciar o EP apenas uma vez. Os caminhos para o debut cd dos Basttardos estão abertos e o Power Trio deixou claro que a criatividade está latente, ou seja, aumentaram nossa ansiedade por isso e enquanto esta hora não chega, basta colocar este disco e seu predecessor para rodarem novamente.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.basttardos.com.br/, http://www.youtube.com/Basttardosrock,
https://soundcloud.com/basttardos e https://twitter.com/Basttardos.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2016

Voltar para Resenhas