Roadie Metal - Volume 6
 Duplo 34 Faixas - Independente - 2016

    Para o sexto volume da série de coletâneas promovidas pelo Programa Roadie Metal de Gleison Júnior escolheu mais trinta e quatro bandas para integrarem o seu sexto volume e mostrar aos seguidores do programa da web rádio do Canal Felicidade uma parte da gigante quantidade de nomes que temos no Underground Brasileiro e na maioria dos casos, esbanjando virtudes em suas composições.

    Como é o costume, o cd duplo está embalado em formato de digipack e conta com um encarte de muitas páginas com fotos e informações básicas das bandas, tais como formações e links de contato. A capa com um estilo mais sombrio com o 'Anjo da Morte' foi desenhada por Andre Nespoli, em comparação com as demais, posso afirmar que ficou a melhor.

    Na abertura temos o quinteto de Porto Alegre/RS Drama com Sombra da Solidão, que nos traz um Heavy Metal de bases oitentistas cantado em português, repleto de solos de guitarras mais 'cavalgantes' e feitos com muita habilidade. Ainda na capital gaúcha recebemos o Thrash Metal feroz e altamente veloz com a Southern Grave do quarteto M-19, um provável discípulo do Krisiun. Prosseguindo a linhagem mais pesada, hora do Thrash Metal destruidor do VorgoK ( foto ao lado ) com Kill Them Dead com quatro cariocas que certamente foram influenciados pelo Slayer.

    A próxima é do quarteto goiano de Brutal Death Metal chamado Shallrise, que dispara muitos urros insanos em um ritmo cadenciado com Follows His Quest. Retornando ao sul do país, mas agora até a cidade de Bento Gonçalvez/RS encontramos o Supersonic Brewer, que mandou neste Roadie Metal Volume 6 a canção Trapped In A Hourglass, um raivoso Southern Rock a la Black Label Society.

    O primeiro representante do Nordeste neste álbum é o quarteto alagoano de Maceió All 7 Days, que contribui com Ensign Of War, que é voltada ao New Metal/Metalcore com ótimas variações em seu decorrer. Em seguida, chegamos ao estado de São Paulo com o quarteto de Bebedouro Magnéticos, que exibiu a faixa Os Magnéticos, que é cantada em português e versada no formato Heavy Metal Brazuka oitentista.

    Em Good Morning, Humans somos expostos ao cadenciado e cru Death Metal mortal do In Carne, um dueto com um músico de Lavras/MG e outro de Guaporé/RS. Da Cidade Maravilhosa vem o quarteto Ceiffador ( foto ao lado ), que participa neste Roadie Metal - Volume 6 com Anjo Infernal, um Heavy Metal apressado, vocalizado em português e com a pegada de nomes como o Centúrias, Vírus e Comando Nuclear. Depois exalando bastante peso, linhas cadenciadas e um ritmo carregado, o quinteto de Guarulhos/SP Firegun exibe o seu Thrash Metal Moderno em What´s The Reason?.

    Após uma sequencia de nomes mais 'nervosos' este volume da série Roadie Metal se acalma um pouco com o Heavy/Power Metal do sexteto de Sorocaba/SP Lethal Accords com I Have A Dream, que é dotado de ótimas melodias nas guitarras, teclados e nos vocais em ótimas variações de andamento. De ares iniciais mais viajantes e com um estilo que passa pelo Gothic Metal/Symphonic Metal, o quinteto conhecido como Deviation nos entretêm com a ótima Like I Said.

    Retornando ao formato mais extremo temos Terror Squad, uma pedrada Death Metal lotada de urros do quarteto Terrorsphere ( foto ao lado ) de Londrina/PR. Assim como no eixo Rio-São Paulo/SP, o Heavy Metal no Nordeste Brasileiro é muito ativo e um excelente exemplo é firmado com Rise Up, a canção do quinteto de Heavy Metal baseado em Teresina/PI Crucify, que é muito envolvente, seja nos ótimos vocais ou nos eficientes solos de guitarras. O Rising de Itai/SP traz a energia de seu Hard Rock/Stoner com toda a vibração criada apenas por Power Trios, como é o caso em Hexen Craft, que é amplamente guiada nos solos de guitarra.

    O Heavy Metal rápido e clássico volta a ser destaque com War, composição do quinteto do Guarujá/SP nomeado como Evil Minds. No final deste primeiro cd do Roadie Metal - Volume 6 temos Messenger Of Souls do quinteto de Jatai/GO Street Soldier, um representante do Metal Tradicional, que canta esta última faixa com muita fúria e aplica muitos solos de guitarras como 'está escrito' na cartilha do estilo.

    O segundo cd começa acelerado e matador com a artilharia pesada do Torture Squad com a No Escape From Hell ( do álbum Esquadrão de Tortura leia resenha ), quando os paulistanos ainda estavam em um formato de Power Trio. E a sessão "bate cabeça" prossegue com Upside Down, do quarteto Maverick, oriundo de São José dos Campos/SP, que ataca com um Death Metal urrado, devidamente voraz e com andamento esmagador.

    Já conhecido dos leitores(as) do Rock On Stage, a terceira banda deste segundo cd é o The Goths ( foto ao lado ), um quarteto de Campinas/SP, que participou com o seu vigoroso Thrash presente em The Death ( título do cd, cuja resenha pode ser lida neste link, confira ).

    Sem baixar o peso temos outra conhecida com o Project Black Pantera dos mineiros de Uberaba com o Crossover de Boto Pra Fuder do primeiro cd do trio ( leia resenha ). Ainda pelo estado de Minas Gerais, mas agora na cidade de Barroso, o quinteto Apple Sin demonstra todo o seu robusto Heavy Metal com Another Day através de ótimos riffs de guitarras e vocalizações fortes.

    A próxima deste Roadie Metal - Volume 6 é do trio de Porto Alegre/RS Black Triad com seu Heavy 'ganchudo' contido em Dream On, que exibe um estilo 'motorheadiano' com solos melodiosos. Quem também marcou presença na coletânea foram os músicos do quinteto paulista Airtrain, que exibiu o seu já comentado Heavy Metal com Back To War, canção de seu primeiro cd, que já foi resenhado aqui no Rock On Stage ( confira clicando aqui ).

    Após um longo riff do jeito que o Iron Maiden ensinou... encontramos os vocais urrados de Facism do Power Trio mineiro de Itauna conhecido como Cracked Skull ( foto ao lado ), que pratica um Death Metal 'das antigas' cheio de boas variações. Iniciada com um urro infernal, que dá lugar a um ritmo devastador, o quarteto Dekapto da cidade de Uberaba/MG mostra toda a sua fúria com Financiando a Própria Morte, que agradará aos fãs de Krisiun e Slayer. A décima deste segundo cd é Ratgame, um Rock´n´Roll pesado e cativante do Blue Luts, uma boa promessa da cidade de Canela/RS.

    E existe Metal de qualidade também na capital federal, Brasília/DF, vem o ótimo Kyballium com o empolgante Heavy Metal contido em Sea Of Illusions, onde os vocais e os solos de guitarras ganham os holofotes e a nossa atenção. Os cariocas dos Ás, isso mesmo... Ás, começam lentamente e de forma sombria a sua canção na coletânea, a Warrior, e seguem assim até o seu final em claras influências de Black Label Society.

    O outro representante piauiense neste Roadie Metal atende pelo nome de Bloodfire e deixou sua marca com a ótima Save The World From War, um Heavy Metal simples, de belos solos de guitarras, vocalizações eficientes e por tudo isso, com a devida destreza. Os paulistas do Lascia ( foto ao lado ) de coléricos vocais femininos cravou o seu Heavy/Modern Metal com Jealousy em um andamento pesado e um tanto arrastado.

    Para o quarteto mineiro de Belo Horizonte chamado Universe, a ordem foi realizar uma canção instrumental de alto nível, consideráveis solos de guitarra, além de muita evoluções interessantes nas linhas de bateria e de baixo em The Dream Does Not End Here, que é basicamente um Prog Metal.

    Na volta ao Rio de Janeiro, precisamente na cidade de Majé, encontramos outro representante que bebeu da fonte do Prog Metal com o quinteto Oblivious Machine e a sua técnica composição Echoes Of Insanity de vocais surpreendentemente agressivos. Para o encerramento, com direito à um gosto de "quero mais", mesmo após as outras 33 bandas anteriores, nada melhor que a sonzeira Do Wanna Be A Rockstar, já presente nas resenhas do Rock On Stage dos alagoanos de Paripueira do Jäil Bäit, confira neste link.

    Alguns nomes como o Torture Squad gozam de fama e história, outros como o Airtrain, o Jäil Bäit e o The Goths estão se tornando mais conhecidos e uma verdadeira legião de ótimos nomes de Norte a Sul do Underground do Heavy Metal e suas subdivisões brasileiro ganham suas oportunidades em coletâneas assim. Como sempre é louvável o empenho e a importante divulgação feita por Gleison Júnior e seu Programa Roadie Metal, que gerou o sexto volume de suas coletâneas... que venham mais!!!
Nota: 9,0.

Sites: http://canalfelicidade.com/, https://www.facebook.com/RoadieMetal/,
http://roadie-metal.com/ e http://roadie-metal.com/press/.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2017

Voltar para Resenhas