Jäilbäit - Who Da Fuck Are You?
 10 Faixas - Independente - 2015

    Formada em outubro de 2013 em Paripueira/AL, o Jäilbäit começou tocando clássicos de nomes como Motörhead, AC/DC, Girlschool e Alice Cooper. Com o passar do tempo decidiram que deveriam trabalhar para o lançamento de um álbum somente com canções autorais ( naturalmente influenciadas pelas bandas citadas acima ).

    Desta forma Zenitilde Neto nos vocais, Wilson Santos no baixo, Adailton Júnior na guitarra e Cleyton Alves na bateria registraram o primeiro disco do Jäilbäit  com o título de Who Da Fuck Are You? que é composto de dez faixas totalmente voltadas à um animado e contagiante Rock´n´Roll 'pesadão'. Os processos de produção de Who Da Fuck Are You? foram iniciados em abril de 2014 e finalizados em agosto deste mesmo ano, sendo realizados no Estúdio Fat Sound por Edu Silva e a arte da capa é assinada por Alex Walker.

    We Are Jäilbäit abre o cd Who Da Fuck Are You? com um Rock´n´Roll poderoso, rápido e moldado com claras influências do Motörhead, como podemos reparar nos roucos vocais de Zenitilde Neto e nos solos de guitarra de Adailton Júnior devidamente aliados à evoluções empolgantes de baixo e bateria. Esse ritmo impactante prossegue na segunda e garanto, o refrão vai te conquistar porque... se o Motörhead gravou a Going To Brazil nos homenageando, os seus discípulos do Jäilbäit registraram uma homenagem ao maior festival de Metal do mundo com a Going To Wacken num ritmo acelerado, cru e com toques fortes do baixista Wilson Santos para sustentar uma letra que aconselho procurar seus detalhes, já que no cd elas não foram inclusas, entretanto, este fato não diminui a energia do som, conforme pode-se confirmar nos intensos solos de guitarra. E a linhagem Rock´n´Roll pesadona é retomada com Take It Easy, que também é executada com o 'turbo ligado', ríspida e cheia de adrenalina te convidando a agitar durante sua audição e vale dizer... os caras deixaram a guitarra fluir livremente em solos mais fervorosos ante as 'sabugadas' oriundas do baixo, enfim, uma sonzeira.

    Em Jäilbäit Squad recebemos uma canção mais cadenciada de vocalizações firmes passando muita voltagem em uma fusão perfeita realizada pela banda, cujo andamento é muito contagiante, ainda mais por conta dos riffs, onde a distorção é aumentada na medida e sempre com os toques robustos no baixo de Wilson Santos. E a vibração eletrizante do Rock´n´Roll prossegue primorosamente com Just A Boy, outra composição que vamos apreciar instantaneamente, seja no seu estilo despojado de seus vocais ou na competência de sua parte instrumental, que nos enche o coração de ótimos solos de guitarras embasados numa entusiasmante base de baixo e bateria. Mantendo o pé no acelerador, o quarteto de Paripueira dispara toda a radioatividade presente em Do Wana Be A Rockstar?, que possui um misto de AC/DC com o Hard Rock americano, além de um andamento vigoroso e um refrão que vai direto para a cabeça, que tornam esta sexta faixa uma das melhores Who Da Fuck Are You?.

    Em Otaro ( Sucker ), o Jäilbäit manda um Hard´n´Heavy muito encorpado e à toda velocidade daqueles que não param nunca, que passam a ideia que um rolo compressor sem freio está vindo nos esmagar e isso serve para idolatrar mesmo as criações do saudoso mestre Lemmy Kilmister. Incrível como seu estilo frenético nos atinge positivamente.

    Mais lenta, um tanto arrastada e com uma 'cara de mau' Born To Win entra dando seu recado conforme o Motörhead nos ensinou em um ritmo Rock´n´Roll sarcástico, que durante o seu decorrer ganha mais 'pontos na carteira' por excesso de velocidade, que foram criados para inflamar o ouvinte, graças a pegada do Jäilbäit, que caprichou nos solos de guitarra de Adailton Júnior

    Na penúltima música do cd, a Lone Wolf, eles atacam com um Rock´n´Roll incansável, que é possuidor de vocais implacáveis, de um ritmo tão eficaz que transborda força e que é impossível ouvir e não deixar de curtir. Se tem dúvidas repare no solo de baixo de Wilson Santos após ele competentemente fazer a base nos solos de guitarra. No encerramento de Who Da Fuck Are You? o quarteto nos mostra um Blues sujo, envolvente e empolgante, que destaca a participação de Jhonata Barros no piano, que conclama ao ouvinte a sair dançando em uma evidente atuação nos repiques do baterista Cleyton Alves e nos toques do baixista Wilson Santos, que deixam o vocalista cantar de forma irônica, enfim, Bäit Blues fecha o cd com duelos entre piano e solos de guitarra de primeira, que provam que esta banda seguramente alçará voos maiores.

    O Brasil sempre surpreende com bandas de qualidade das mais remotas localidades e na maioria dos casos, de nomes que possuem muita qualidade como é o caso do Jäilbäit, que nos brindou com as dez faixas selvagens, truculentas, potentes de Rock´n´Roll presentes em Who Da Fuck Are You? , que servem para certificar o bordão da banda: "Nós somos a Jäilbäit e viemos chutar a bunda de vocês!!!". Enfim, este primeiro trabalho do quarteto é garantia de sonzeira para ser acompanhada de uma boa cerveja.
Nota: 9,0.

Sites: www.jailbaitofficial.wix.com/band, www.facebook.com/jail.band.bait
www.soundcloud.com/jailbaitband e www.youtube.com/channel/UCKVrVEtUzxNFdJpH75w3sHA.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2016

Voltar para Resenhas