Jaeder Menossi - Interestellar Experience
12
Faixas - Heavy Metal Rock - 2021

    Nascido em Jales/SP e morador de Americana/SP, Jaeder Menossi é conhecido como o talentoso guitarrista do Javali ( ou mais antigamente Pop Javali ), banda da qual é fundador e tendo lançado com eles os álbuns No Reason To Be Lonely de 2011, The Game Of Fate de 2014 ( leia resenha ), Live In Amsterdam de 2016 ( veja resenha ), Resilient de 2017 ( confira a resenha ) e o recente EP Life Is a Song de 2019 ( leia resenha ).

    Jaeder Menossi já participou no Busic ( banda dos irmãos Andria e Ivan Busic ), fez jams com Paul Gilbert ( guitarrista do Mr. Big ) e se apresentou em importantes feiras da música pelo mundo, com ênfase na NAMM em Anahein na Califórnia nos Estados Unidos, onde se apresentou como artista solo.

    Já com o Javali em 2015 realizou 10 shows em cinco países europeus ( Inglaterra, Holanda, Alemanha, Suíça e Itália ) e este Jaeder Menossi Interestellar Experience é o seu primeiro álbum solo dos 30 anos de carreira e sobre ele, Jaeder Menossi comenta: "Há um bom tempo eu vinha compondo material para um trabalho solo, com experiências musicais que não caberiam no Javali. Juntei essas ideias à músicas que seriam lançadas num futuro disco do Javali e outras composições não aproveitadas em discos anteriores, e fiz um blend para o que é esse primeiro disco do Jaeder Menossi Interestellar Experience".

    As gravações de Jaeder Menossi Interestellar Experience ocorreram no Pepper Studio em Nova Odessa/SP com a produção de Rodrigo Barros, e sobre este processo saliento o que Jaeder Menossi disse: "Este foi o trabalho mais prazeroso e mais tranquilo que já realizei, desde a captação e mixagem até a masterização."

    E o guitarrista prossegue seu raciocínio: "Alguns aspectos logísticos contribuíram muito para isso, como a possibilidade de gravas algumas partes em casa, algo inédito até então. O desafio maior foi de compor as faixas instrumentais, uma situação nova para mim. Claro que tanto as faixas com vocais quanto as instrumentais, em termos da construção musical, não são tão diferentes. Porém, há necessidade de se criar contextos e tessituras mais amplas, que se conectem entre si, e gerem uma sensação de continuidade, com dinâmicas que façam com que a música soe interessante do início ao fim."

    E Jaeder Menossi Interestellar Experience é um disco conceitual, cujo tema é sobre uma viagem de 90 dias até Netuno buscando resgatar a si mesmo e sobre esta concepção, o guitarrista pontua: "O objetivo do álbum não foi pensar as músicas individualmente, mas sim no disco como um todo, como se fosse uma única música, uma espécie de trilha sonora, com movimentos que se correlacionam, tal qual as partes de um filme ou um quadro que pintamos." Ele conclui: "Há ainda uma projeção, em outras dimensões, dessas respostas em perspectiva, muitas vezes sob condições totalmente adversas, sobre um futuro renovado, pleno de libertação de limites mentais e padrões de sentimentos pré-estabelecidos."

    Junto a Jaeder Menossi estão Rodrigo Barros no baixo e teclados, Jere Nery nos vocais e o companheiro de tantos anos no Javali Lóks Rasmussen na bateria e deste time, o líder do projeto nos conta: "Eu me apresentei na NAMM em Anahein, Los Angeles, em janeiro do ano passado, a convite do meu patrocinador de captores, Tesla Pickups. O Rodrigo Barros me ajudou a montar os playbacks das músicas que fizeram parte dos meus shows por lá e que também estão presentes no disco. Depois de uma temporada de 40 dias na América, retornei ao meu país cheio de ideias e empolgado. O projeto foi ganhando corpo, com novas composições e possibilidades sonoras, de onde surgiu a oportunidade de convidar o Jere Nery e o Loks Rasmussen para completarem o time, ao qual eles gentil e prontamente aceitaram."

    Além das gravações, Rodrigo Barros também foi o responsável pela mixagem e a masterização deste Jaeder Menossi Interestellar Experience, que foi realizada no Pepper Studio em Nova Odessa/SP. A capa de João Duarte, que exibe uma paisagem interplanetária deveras viajante, espacial e bonita, que é mais um lançamento da Heavy Metal Rock, e sobre o selo Jaeder Menossi atesta: "Uma gravadora ajuda a alavancar o trabalho de um artista e agregar valor à ele. Quando firma uma parceria com este nível de qualidade que é característica da Heavy Metal Rock, a credibilidade e a visibilidade aumentaram muito, as pessoas respeitam mais".

    Assim sendo, vamos iniciar esta viagem sensorial a partir de agora, que começa com a vibrante canção instrumental Countdown/Release com os solos habilidosos e progressivos feitos por Jaeder Menossi em sua guitarra atingindo uma linhagem melódica exuberante com seus momentos voltados também ao Heavy Metal, onde é imperativo a sua audição ser feita de olhos fechados para uma imersão maior.

    Andromeda é a primeira com os vocais de Jere Nery e vemos que Jaeder Menossi escolheu seus companheiros de banda à dedo, pois, Jere Nery atua de forma brilhante demonstrando muita potência em sua voz ante a melodia progressiva e pesada contida na composição, que é dotada de muitos solos impressionantes feitos pelo guitarrista durante as evoluções de bateria e de baixo, que não se limitaram apenas a fazerem a base. De solos e toques mais ríspidos em seu princípio, a instrumental Landing At Mars é a terceira do disco e em seu decorrer Jaeder Menossi nos envia solos e riffs deveras formosos com uma linguagem que cairá no gosto dos fãs de nomes como Joe Satriani, ambientados por uma base de baixo e bateria muito cativante resultando em uma música que será bastante admirada pelos fãs de guitarra.  A seguinte é a Space Pirates e nem se percebe a mudança de faixa, pois, está devidamente unida com a anterior proporcionando uma viagem mais profunda e de linhas melodiosas em sua trajetória mirada no Heavy Metal, como está refletido quando Jaeder Menossi sola sua guitarra com aquele brilho que sabemos que ele é possuidor.

    Já chegando na ótima Jupiter Moons, a primeira de duas instrumentais, Jaeder Menossi nos conduz para um momento saborosamente viajante onde sua virtuose nas seis cordas fica exposta através de solos acertadamente longos e repletos de uma harmonia envolvente. A outra instrumental é a curta e perfeitamente espacial Starshade Pt I, que é dotada de uma viagem sui generis, melodias e dedilhados intrigantes, até dramáticos eu diria, que trazem sua continuação, a Starshade Pt II, onde o lado Heavy Metal deste álbum aflora em uma composição desafiadoramente gostosa de se ouvir destacando todo o comprometimento de Jere Nery nos vocais ao cantar seus versos com sua enorme garra.

    A oitava do álbum é a quase balada instrumental Saturn Rings, quase... porque em suas belas harmonias há muito peso em seus riffs culminando em uma criação deliciosa de se absorver imaginando-se nesta viagem pelo espaço rumo à Netuno, onde devo destacar também os toques feitos baixista Rodrigo Barros.  Para The Point Of No Return somos colocados diante de um Prog Metal mais acelerado em que percebemos as influências contemporâneas na canção, até por conta do jeito que Jere Nery canta seus versos e somos convinientemente conquistados de vez em seu alicerce robusto feito nos toques de baixo, guitarra e bateria, com os holofotes, é claro, sendo direcionados aos caprichosos solos de Jaeder Menossi em sua guitarra, que crescem e desenvolvem cada vez mais.

    A trinca final deste Jaeder Menossi Interestellar Experience é composta por duas instrumentais juntas e uma com vocais, sendo que Travel To Neptune ( a primeira ) é formada por longos, suntuosos e marcantes solos de guitarra, que são ideais para liberar nossa mente para a realização de uma imensa viagem com direito a passagens com o Blues/Fusion e isso, acontecendo em um ritmo pacífico sempre animado em cada um de seus minutos em que a primeira parte da missão do conceito do álbum foi realizada, ou seja, ele aterrissou em Netuno.

    A penúltima e segunda instrumental desta parte final é a Out Of The Sun's Rage, que passa de forma cintilante em seus solos uma certa tensão como seu título indica em um clima Prog Metal de primeira e que será apreciado instantaneamente, cujas avanços instrumentais se tornam cada vez mais formidáveis. Após a conclusão da missão, Regretless marca a viagem de retorno à Terra de forma entusiasmada nos vocais de Jere Nery ante a uma complexa atuação de Loks Rasmussen na bateria e de Rodrigo Barros no baixo, que deixam o caminho livre para Jaeder Menossi expressar o andamento Progressivo da canção, que cresce mais e mais a cada segundo encerrando o disco com um considerável alto astral pelo dever cumprido.

    Jaeder Menossi conseguiu com este Jaeder Menossi Interestellar Experience nos proporcionar um excelente disco incluindo suas doze composições toda sua vivência musical combinando como poucos nesta reluzente viagem Prog Metal, Fusion e Heavy Metal, que certamente impactará tantos os fãs do Javali, quanto os fãs de discos de guitarristas e de álbuns instrumentais. Que venham mais álbuns e shows desta adorável magnitude sonora assim que for possível.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2021
 

Facebook: https://www.facebook.com/jaeder.angelini
Instagram: https://www.instagram.com/jaedermenossi/.
Youtube: https://www.youtube.com/c/jaedermenossi.
Twitter: https://twitter.com/jaederguitar.     

 
 

Voltar para Resenhas