Javali - Life Is a Song
7
Faixas - Miranda Records - 2019

    Juntos desde 1992 sob o nome de Pop Javali, Jáeder Menossi na guitarra, Lóks Rasmussen na bateria e Marcelo Fizzo nos vocais e baixo levaram seu Hard'n'Heavy de alta qualidade por muitas cidades do Brasil e do mundo com os álbuns No Reason To Be Lonely de 2011, The Game Of Fate de 2014 ( leia resenha ), Live In Amsterdam de 2016 ( veja resenha ) e Resilient de 2017 ( confira a resenha ).

    Entretanto em 2018, Power Trio encurtou seu nome para apenas Javali,  que soa muito melhor, disparou o single Read My Mind em abril de 2018 e no final deste ano disponibilizou o EP Life Is A Song de forma virtual, porém, logo nos primeiros meses de 2019, ( precisamente em abril ) ,a versão física, cujas gravações ocorreram no Atmosphera Studios com Ed Júnior e com os processos de mixagem e masterização realizados pelo experiente Thiago Bianchi ( vocalista do Noturnall ) no Fusão Studios.

    Life Is a Song marca mais um lançamento de grande qualidade do Power Trio de Americana/SP. A produção contou com o citado Thiago Bianchi em parceira com André Costa e os membros do Javali. A elaborada capa que mostra uma garota de boca aberta é de J. Duarte da J. Duarte Design.

    A abertura ocorre com Runaway em que a pegada Hard'n'Heavy fica evidente rapidamente e é aliada com ótimas melodias instrumentais, além de todo o carisma contido nos vocais de Marcelo Frizzo junto à uma base de guitarra e bateria sempre cativantes em que pode-se notar um pouco mais de peso na guitarra de Jaéder Menossi, que nos brinda com solos devidamente eletrificados e isso, sem mencionar seu reluzente refrão. Em Empty Promisses, eles enviam uma composição mais robusta e de início cadenciado com destaque aos toques pesados no baixo de Marcelo Frizzo e na bateria de Lóks Rasmússen de forma que Jaéder Menossi nos entregue solos de ares modernos que se encaixaram perfeitamente nas linhas vocais de Marcelo Frizzo até por conta de sua postura mais distante.

    Singing Along é a terceira de Life Is a Song e já te captura logo em seu ritmo inicial, que fica deveras emblemático assim que seus vocais aparecem e mostram que estão cheios de feeling e melodia, que produzem um crescente cheio de uma energia positiva. Para Childs Frustation, o Javali nos exibe sua faixa mais pesada até aqui com um formato que flerta com a linha atual executada por nomes como o Alice In Chains, exceção feita para suas melodias que são mais bonitas e consideravelmente menos cruas. Saliento também o longo solo de Jaéder Menossi em sua guitarra para que os vocais envolventes de Marcelo Frizzo possam realçar a beleza desta música, cujo refrão ficará cravado na sua memória.

    Explorando e incluindo os elementos do Metal Moderno ao seu Hard'n'Heavy, Cruel Past conta com riffs fascinantes, muita harmonia nos vocais que se elevam por momentos bastante animados em que percebemos também muito peso no baixo do vocalista Marcelo Frizzo. Depois com Dancing In The Fire, o Power Trio mantém seu peso na mais viajante canção de Life Is a Song, porém, sem diminuir seu peso e nos infectar em seus vocais e também em seus solos de guitarra, que estão mais uma vez, exuberantes e também são amparados por uma eficaz base de baixo e bateria bastante caprichosas. Aliás, se você gostou do baixo tocado por Marcelo Frizzo na anterior, caro leitor(a), aqui ele está mais em evidência ainda e favorece para os solos de guitarra feitos por Jaéder Menossi.

    Fechando este excelente EP temos o single que precedeu este trabalho com a Ready My Mind, que foi inclusa como bônus track e é possuidora de uma roupagem mais crua em seus solos de guitarra e em sua encorpada linha de baixo e bateria, porém, que são alternadas com habilidade em suas fascinantes partes melódicas, tornando esta composição muito desafiadora e nos inspirando a uma nova audição do EP.

    Além de manter toda a categoria que sempre foram detentores em sua longa carreira, o agora Javali provou com este Life Is a Song que sabe como absorver novas influências e mesclá-las com seu Hard'n'Heavy costumeiro, sendo que a partir desta aglutinação, o trio conseguiu nos brindar com mais saborosas canções, onde sempre recomendo em seus discos... olhos e ouvidos atentos ao trio de Americana/SP.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2019

Site: http://popjavali.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/bandajavali
Instagram: https://www.instagram.com/bandajavali/
Youtube: https://www.youtube.com/javalibanda
Soundcloud: http
://www.soundcloud.com/popjavali
Reverbnation: http://www.javali.reverbnation.com/
Twitter: www.twitter.com/popjavali

Voltar para Resenhas