Pop Javali - Live In Amsterdam
8 Faixas - Independente - 2016

    Assim que lançou o álbum The Game Of Fate ( leia resenha ), o Pop Javali, um Power Trio de Hard´n´Heavy baseado na cidade de Americana/SP, que já abriu shows de nomes clássicos como o Deep Purple e o Uriah Heep, sempre faz o possível para se manter na estrada exibindo suas competentes atuações ao vivo com direito à muitos improvisos em suas inflamadas composições.

    E em outubro de 2015, Marcelo Frizzo nos vocais e baixo, Jaéder Menossi na guitarra e Loks Rasmunssen na bateria fizeram a sua primeira tour europeia, que contou com nove shows em cinco países, a saber Inglaterra, Alemanha, Suíça, Itália e Holanda. Dentre estes shows, um deles foi no icônico Cart & Horeses, um Pub londrino onde o Iron Maiden tocou no início de sua carreira, um verdadeiro templo do Metal.

    Também estiveram nos festivais Sneker Metal Meeting na Holanda e o tradicional Razorblade na Alemanha, além é claro do show realizado no dia 19 de outubro de 2015 no The Waterhole em Amsterdam na Holanda ( a última em solo europeu ), onde foi registrado as músicas deste cd em uma segunda feira e com pessoas na plateia de várias partes do mundo... coisas que só acontecem na Europa. Neste dia, o som foi capturado por Onno Postma e a produção, mixagem e masterização foi assinada pelo 'Doutor' Andria Busic no Busic Productions em São Paulo/SP, em um cd sem overdubs, mais cru e direto para nos mostrar a essência do show mesmo. A excelente capa e encartes ficaram aos cuidados de João Duarte da J. Duarte Design e contam com todas as datas da The Game Of Fate European Tour de 2015, além de muitas fotos, mas vamos aos detalhes das canções do show, que são o motivo desta resenha.

    Os solos de guitarra da faixa Intro trazem o trio para o palco do Waterhole e logo em seguida, já temos a execução da ótima e contagiante Road To Nowhere, que foi tocada com todo o brilho, dedicação e carisma que o Pop Javali é possuidor, seja nos vocais ou nos solos de guitarra, que aliam a técnica sentida no baixo com alguns improvisos, que incorporam mais vigor à música levando tanto os fãs presentes quanto quem ouve a sentir um prazer enorme. Instantes depois, mostram a Free Men, que é dotada de um ritmo pulsante, que é orientado nos riffs de guitarras feitos por Jaéder Menossi e observando o estilo aplicado pelo trio no show... conseguimos perceber como eles passaram muita energia aos presentes, que apreciaram cada vocalização de Marcelo Frizzo.

    Um pouco mais acelerada, a impactante Lie To Me com seus vocais mais fortes foi a quarta do show e deste Live In Amsterdam e certamente, empolgou o público, especialmente nos solos, onde percebemos a eletricidade da guitarra, os toques velozes no baixo do vocalista Marcelo Frizzo ( que te envolve pela forma de cantar ) e todo o marcante trabalho de Loks Rasmussen nas suas viradas na bateria.

    Após os efusivos aplausos, o vocalista Marcelo Frizzo anuncia A Friend That I've Lost, que te conquista através de seus vocais e de sua exuberante parte instrumental, que ao vivo soa ainda melhor com o Pop Javali. E o que impressionou aos presentes foi como o trio deixa a música fluir livremente em seus solos longos, que abrem o espaço para os já citados improvisos, sempre feitos com muita técnica.

    Para Wrath Of The Soul, o guitarrista Jaéder Menossi chama os holofotes para si em seu solo de guitarra até o momento que divide as tarefas com os vocais de Marcelo Frizzo em evoluções rápidas e consistentes com inclusões melodiosas no ponto certo determinadas a provocar os fãs para cantarem seus versos com a banda, ao menos o seu refrão. A excelente Time Allowed com suas cativantes linhas instrumentais, que trazem Marcelo Frizzo cantando com muito 'feeling', que indubitavelmente ajudou ao Pop Javali obter novos fãs em solo europeu, que devem ter ficado admirando os virtuosos solos de guitarra ou a ligação perfeita do baixo e da bateria, que também foram marcantes. Por fim, a melodiosa I Wanna Choose encerra este curto, porém, excelente Live In Amsterdam com toda a sua atraente e enorme vibração, que sente-se vontade de cantá-la com Marcelo Frizzo, que atacou com alguns agudos mais fortes, além de enfeitiçar com seus rápidos toques de baixo, que acompanham o andamento da guitarra e da bateria carregando mais categoria para a canção.

   O produtor Jocken Lumeij, que é responsável pela edição holandesa do Wacken Metal Battle foi ver a banda no festival Sneker Metal Meeting afirmou: "Eu fui para ver o Pop Javali, que foi colocado como Headliner do festival. Os três músicos são de nível mundial. A maneira divertida que tocaram contagiou a todos de imediato.

    Em instantes eles já conquistaram a todos, incluindo a mim. Se tiver a chance, vá assistí-los. Você não vai se arrepender! Esses caras detonam. Ótimas músicas progressivas com aquele toque 'Old School' de bandas como Van Halen, por exemplo. O show valeu minha viagem!"

    E quem sou eu para discordar deste depoimento? Só posso acrescentar mais algumas palavras: um show do Pop Javali é exatamente assim... técnica aliada a uma destreza única em composições que ficam melhores ao vivo de três dedicados amigos e músicos, que tive o prazer de confirmar a sua categoria e magnetismo de cada um deles ao vivo no show realizado no Garagem do Rock aqui em Espírito Santo do Pinhal/SP em julho de 2016 ( relembre aqui ), ou seja, quer ter uma ideia de como o Pop Javali é ao vivo? Ouça este Live In Amsterdam e saboreie esta sonzeira que precisa estar mais nos palcos do Brasil e do mundo.
Nota: 9,5.

Sites: www.popjavali.com.br, www.facebook.com/popjavali, www.twitter.com/popjavali,
www.youtube.com/popjavali92 e www.soundcloud.com/popjavali.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2016

Voltar para Resenhas