Hard´N´Heavy Revival IV com: Salário Mínimo, Metalmorphose e Volkana
Sábado, dia 22 de agosto de 2009 no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

    A quarta edição do “Heavy Rock Revival” aconteceu no Blackmore Rock Bar no último dia 22 de agosto e contou com a participação das bandas Salário Mínimo, Metalmorphose e Volkana. Mas antes de contar como foi o evento, seria interessante fazer uma pequena retrospectiva e relembrar as três edições anteriores. Aliás, é preciso mencionar de quem foi essa maravilhosa iniciativa.

Hard´N´Heavy Revival: A História

    Segundo minha conversa com o Carlos Fonte, famoso ‘Lito’, ex-sócio/proprietário do Blackmore, tudo começou quando em 2005, a banda paraense Stress entrou em contato com ele para agendar uma apresentação no Blackmore. Eles estariam em São Paulo para os shows do Whitesnake e do Judas Priest  ( leia resenha ) e queriam aproveitar a ocasião para tocar para o público paulistano. Interessado na proposta, Lito pediu ajuda do amigo Ricardo Batalha ( Roadie Crew ) e juntos amadureceram a idéia inicial de criar um evento que reunisse bandas de metal nacional dos anos 80. E foi assim que aconteceu o “Heavy Rock Revival I”, exatamente em 10 de Setembro de 2005. Naquela ocasião a iniciativa reuniu as bandas Comando Nuclear, Salário Mínimo, Stress e Vírus. Foi um acontecimento, sem dúvida.

    O Stress foi a primeira banda de Heavy Metal brasileira a gravar um disco lá pelos idos de 1982 e o Vírus havia sumido do cenário musical desde 1988 e o único registro sonoro que haviam deixado, foram as duas músicas incluídas no famoso álbum SP Metal I, lançado pela Baratos Afins. O Salário Mínimo que também participou do SP Metal I, havia voltado a ativa depois de muito tempo parado e o Comando Nuclear era uma banda nova, que começou apenas em 2004, mas que seguia a mesma linha das demais bandas, ou seja, fazia o bom e velho metal nacional, cantado em português, influenciado por uma série de bandas daquela época. Portanto os nomes envolvidos no evento eram no mínimo fantásticos. Todo fã de heavy metal brazuca dos anos 80, certamente gostaria de ter estado nesse evento que, sem dúvida foi um grande sucesso e abriu as portas para as próximas edições.


Salário Mínimo

    O “Heavy Rock Revival II” aconteceu em 01 de março de 2008 e para essa data foram convidadas novamente as bandas Comando Nuclear, Salário Mínimo, Stress e para completar o elenco, vieram as bandas Selvageria ( de São Paulo/SP ) fazendo seu speed/thrash metal cantado em português e a carioca Taurus que também estava voltando a ativa e que, há pouco, abrira o show da banda de Thrash Metal, Testament no Canecão, Rio de Janeiro em 2007. Mais uma vez um time da pesada para representar o metal nacional nesse evento que começava a ganhar notoriedade.

    O “Heavy Rock Revival III” aconteceu em 26 de Julho de 2008 e além da sempre convidada banda Salário Mínimo, o Vírus repetiu a presença e o evento ainda trouxe de volta aos palcos o grande Centúrias que havia se reunido para algumas poucas apresentações, após mais de 10 anos parados. Aliás, o Centúrias também participou da grande coletânea SP Metal I. Era, mais uma vez, um time de peso para marcar a terceira edição do evento.

    E chegamos ao mais recente “Heavy Rock Revival” em sua quarta edição. Sob o comando de Ricardo Batalha ( Roadie Crew ), iniciou-se a noite que juntaria no palco do Blackmore Rock Bar, os paulistanos do Salário Mínimo, os cariocas do Metalmorphose e as brasilienses do Volkana.

Volkana


    A abertura da noite ficou a cargo das meninas do Volkana, que estavam exatamente há 13 anos sem subirem juntas num palco. A banda Volkana foi umas das líderes do Metal feminino no Brasil e teve muita repercussão na Europa e Estados Unidos. A banda teve seu início em Brasília em 1987. A sua primeira formação contava com Mila Menezes ( baixo ), Karla Carneiro ( guitarra ), Ana ( bateria ) e Eliane ( vocal ). Ana e Eliane não permaneceram por muito tempo na banda e foram substituídas por Mariele Loyola ( vocal) e Débora ( bateria ) vindas das bandas Detrito Federal e Arte no Escuro.

    Abraçando completamente a causa, as meninas resolveram mudar-se para São Paulo, morando todas juntas num apartamento alugado e ralando muito para conseguir um lugar ao sol. Nessa ocasião lançaram um demo tape intitulado Thrash Flowers com duas faixas o que ajudou a realizar o sonho de gravar o primeiro álbum, First em 1990, já com Sergio Facci na bateria, ex-Vodu. Pouco depois a vocalista Marielle deixou a banda sendo substituída por Claudia Franca e uma segunda guitarrista juntou-se à banda, Selma Moreira. Em 1994 a banda lançou seu segundo álbum Mindtrips e alguns anos depois a banda acabou.

    Para essa histórica apresentação no Blackmore, a banda contou com Marielle ( vocal ), Mila ( baixo ), Renata ( guitarra ) da segunda formação da banda e Sérgio ( bateria ) e segundo conversa com as meninas no camarim, apenas um ensaio aconteceu para reacender a chama e presentear os fãs paulistanos que estiveram na casa nessa noite. E a festa começou por volta da uma hora da manhã para uma platéia pequena, acreditem. O amigo Ricardo Batalha fez as honras e apresentou o evento. Mesmo com pouca gente na casa, as meninas do Volkana entraram para arrasar. E foi com a música Darkness que a viagem no tempo começou. Com o vocal firme e muita presença de palco, Marielle agitou o tempo todo e intimou a galera presente a vibrar e pular com a banda.

    Podia-se notar nitidamente a alegria das meninas naquele palco e ficou claro que a química ainda funciona. No repertório, além de Darkness, as músicas “Hide”, “Descent to Hell”, a versão famosa de “Pet Sematary” ( Ramones ), “War”, “Mind Trips”, “Man in the Box” e “Same Old” foram apresentadas com muita energia e carisma. Se elas pretendem voltar?

    Segundo elas, a idéia inicial é fazer um show por mês mais ou menos, em vista de que cada uma tem seus compromissos particulares e pior, não estão morando mais em São Paulo... A Mila está em Bauru/SP e a Marielle em Curitiba/PR o que certamente dificultará um pouco as coisas. Mas ainda existe a esperança de que todas elas sejam acometidas novamente, pela ‘febre do metal’. Quero registrar aqui, a empolgação dos presentes durante toda a apresentação das meninas e dizer que após o pequeno set preparado por elas, gritos de ‘mais um’ ecoaram na casa insistentemente. Por falta de mais músicas ensaiadas e preparadas, as meninas repetiram “Darkness” que abriu e encerrou essa histórica reunião.

Salário Mínimo

    A segunda banda em palco foi a veterana Salário Mínimo, pioneira do Hard Rock/Heavy Metal nacional, peça importante na história do rock brasileiro. Com nova formação que agora conta com China Lee ( vocal ), Daniel Bereta ( guitarra ), Junior Muzilli ( guitarra ), Diego Lessa ( baixo ) e Marcelo Ladwig ( bateria - que, entre outras, comanda a cozinha da banda King Bird ), a banda paulistana que também participou da primeira versão da histórica coletânea SP Metal, continua detonando seus clássicos com muita garra e energia e promovendo seu novo álbum intitulado Simplesmente Rock.

    Já eram duas horas da manhã quando a banda liderada por China Lee entrou no palco com Não Quero Querer Mais e a galera presente foi ao delírio. Como sempre, a competência dos músicos e a presença de palco de China Lee, fizeram desse, mais um show coroado de êxito. O público sempre cantando praticamente todas as músicas com a banda, não arredou pé da frente do palco e certamente curtiu cada minuto do show que se estendeu até as três horas da madrugada! É preciso mencionar que a simpatia e competência de todos os meninos da banda, é um dos fatores que mantêm o Salário Mínimo no coração da galera metal de São Paulo. Além de detonar no palco, todos os integrantes da banda sempre fazem questão de conversar com seus amigos e fãs, estreitando assim o laço que une banda e platéia. Parabéns mais uma vez ao Salário Mínimo pela fabulosa apresentação que contou com as músicas “Sofrer”, “Beijo Fatal”, “Dama da Noite”, “Noite de Rock”, “Delírio”, “Cabeça Metal”, “Anjo”, “Ela”, “Anjos da Escuridão”, “Doce Vingança” e “Jogos de Guerra”.

O Filme

    No intervalo para a entrada da próxima banda, Ricardo Batalha ( Roadie Crew ) e Ricardo Michaelis, o ‘Micka’, ex-guitarrista, compositor e fundador da banda Santuário, ( agora diretor e produtor ) subiram ao palco para comentar o andamento de um grande e ambicioso projeto, um filme intitulado “Brasil Heavy Metal” com previsão de lançamento para o ano que vem que, em forma de documentário, pretende resgatar o movimento do rock pesado brasileiro no período entre 1978 a 1988.  Um clipe foi exibido no telão da casa para aguçar nossa curiosidade, desfilando diversas personalidades do metal nacional como músicos, jornalistas, críticos musicais e fãs. O filme já se encontra em fase final de produção e contará, entre outras coisas, com imagens de acervo pessoal das bandas, com cenas inéditas e exclusivas. Como Ricardo Batalha comentou, ‘pode ser que o brasileiro não tenha memória, mas o heavy metal tem!’ Vamos aguardar ansiosos, esse grande lançamento homenageando uma fatia importante do rock brasileiro.

Metalmorphose

    Chegou vez da banda carioca Metalmorphose, que veio se apresentar pela primeira vez em São Paulo. Formada por André Delacroix ( bateria ), André Bighinzoli ( baixo ), Mario Sevciuc ( guitarra ) e Tavinho Godoy ( vocal ) a banda entrou no palco por volta das três e vinte da manhã. O legal foi notar que praticamente ninguém arredou pé da casa para poder conferir o show desse outro grande nome do metal nacional. Há 25 anos, a banda estava lançando o álbum Ultimatum ( leia resenha ) gravado com a Dorsal Atlântica, primeiro LP de Heavy Metal do Rio de Janeiro e um dos primeiros do Brasil.

    Chegaram a tocar com nomes como Azul Limão, Mortalha, Warlock, Navio Fantasma, Metalurgia, Robertinho de Recife, entre tantos outros e se apresentaram inúmeras vezes no Rio de Janeiro e ainda em Friburgo e Natal. Depois de algumas mudanças e um período de inatividades, já em maio de 2009 a banda volta com tudo e com novidade: o lançamento do álbum Maldição ( leia resenha ), disco inédito de 1986 e gravações ao vivo do período de 84 e 85.

    E foi exatamente a música Maldição que deu início ao excelente show do Metalmorphose nesse “Heavy Rock Revival IV”. Donos de uma excelente presença de palco e músicos de alta qualidade, a banda desfilou “Desejo Imortal”, “Luta”, “Rebeldia”, “Correntes”, “A Esperança Nunca Morre”, “Nosso Futuro”, “Harpya”, “Complexo Urbano”, fez uma homenagem ao bar tocando o clássico do Deep Purple “Burn”, “Minha Droga é o Metal” e “Cavaleiro Negro”. O sucesso foi tão grande que a banda precisou buscar mais uma música de última hora para saciar a sede de metal dos presentes na casa e o bis veio com a Não Quero Ouvir Você. Certamente encerraram a festa com chave de ouro.

    Ao final da noite, ficou a certeza de que a idéia de realizar o “Heavy Rock Revival” foi magnífica e vamos esperar, para o ano que vem, que a quinta edição aconteça e dessa vez tenha o apoio massivo do público metal que no último dia 22 de agosto, deixou muito a desejar... Vamos ficar aqui, imaginando quais bandas serão convidadas a participar do próximo evento.

Texto e Fotos: M. Lourdes M. Azevedo
Setembro/2009

 Galeria de Fotos do Hard´N´Heavy IV

Descrição:
Número de imagens: de

Hard´N´Heavy IV no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=L3F6Q8Vj7Uk
Sites relacionados: Stress - www.stress.mus.br, Salário Mínimo - www.bandasalariominimo.com, Comando Nuclear - www.comandonuclear.com.br, Taurus: www.taurusofficial.com/br, Selvageria: www.myspace.com/selvageria, Volkana: www.myspace.com/volkana e Metalmorphose: www.myspace.com/metalmorphoseband.

Voltar para Shows