Ultimatum - Dorsal Atlântica e Metalmorphose
Metalli Records - 2008

    É com incomensurável satisfação que recebo este lançamento da Metalli Records para resenhar, visto que o disco Ultimatum foi um dos precursores no cenário do Heavy Metal nacional e seu lançamento no formato de cd é historicamente muito importante. Tendo em vista toda uma nostalgia que envolve este disco, antes da resenha vou posicionar os leitores na história.

    No agora longínquo ano de 1985 eu havia voltado do primeiro Rock in Rio, ainda me refazendo da imensa emoção de ter visto alguns dos maiores nomes do rock mundial, como AC/DC, Ozzy Osbourne, Whitesnake, Scorpions e Yes, eis que ao ler a edição de número 7 da revista METAL ( praticamente única revista especializada da época ) vejo uma resenha de um disco de Heavy Metal dividido por duas bandas do Rio de Janeiro, a Dorsal Atlântica e a Metalmorphose. Sem pestanejar e com muita curiosidade, escrevi uma carta para a loja Baratos & Afins de São Paulo encomendando a bolacha e eis que cerca de 15 dias depois, recebo, via correio ( encomenda simples, a cobrar ) aquele disco que viria a ser o mais importante de toda a minha coleção de vinil e que me transformou em um dos 500 meros mortais a serem agraciados com o orgulho de serem os felizes detentores dessa verdadeira pérola do rock nacional. Nem preciso dizer que curti aquele disco como ninguém, além do que nunca sequer o emprestei, dado o zelo que tinha pelo mesmo.

Metalmorphose em 1984 Metalmorphose em 2008

    Mas voltando ao presente. Numa preciosa iniciativa do baixista do Metalmorphose, André Bighinzoli. que contou com o auxílio do jornalista Carlos Lopes ( atual Mustang ), guitarrista e vocalista da Dorsal Atlântica, que na época usava o pseudônimo de Carlos “Vândalo”, é relançado o disco, agora em cd. A gravação foi remasterizada, mas a arte da capa e contra capa foi mantida preservando o original.

    O disco exala juventude e pioneirismo em todos os seus aspectos, além do que, frases de impacto estão presentes em todas as musicas. Morte a todos os falsos, essa é a minha vontade no lado Metal e Deus dê vida longa aos meus inimigos para que assistam minha vitória no lado Dorsal dão bem a prova disso.

    Comentar sobre a qualidade das músicas é “discutir o óbvio”, pois mesmo com a qualidade de gravação não sendo exatamente um primor, podemos notar que eles fizeram o que puderam com os escassos recursos tecnológicos da época, além do que o processo todo de gravação custou na época o equivalente a um fusca zero.

    No lado Dorsal temos as rápidas Império de Satã e Armagedon que são as que mais faziam minha cabeça na época, mas não podemos descartar a Catástrofe, Heavy Metal e Princesa do Prazer, essas duas últimas já coverizadas por bandas mais recentes, enquanto que no lado Metal temos a gloriosa Cavaleiro Negro e a balada trágica de Harpya como destaques, além das pauleiras Nosso Futuro, Complexo Urbano e Desejo Imortal. Tenho informação privilegiada de que a banda Metalmorphose está novamente na ativa e lançará material inédito em 2009, é bom ficar de olho. 

    Vou encerrar essa resenha com uma frase do Carlos Lopes em setembro de 2008, que exprime exatamente o que eu penso sobre o Ultimatum: “Esse corajoso trabalho mostra que nenhuma das duas bandas nasceu para copiar, mas sim para construir o genuíno som pesado brasileiro.”

Contatos: metallirecords@gmail.com ou andrebighinzoli@gmail.com

Por Jack Metal
Março/2009

Voltar para Resenhas