Metalmorphose - Maldição

    Gravado em 1986, eis que finalmente é lançado o cd Maldição dos cariocas da banda Metalmorphose, que vem turbinado com alguns sons gravados ao vivo e uma rara gravação de 1983.  Como já era de se esperar, a qualidade das gravações lembra muito os primeiros discos de metal lançados no Brasil, mas com a remasterização os efeitos negativos da gravação ficam muito reduzidos.

 

    A música título Maldição é logo de cara um petardo na orelha do ouvinte, seguida de Rebeldia, A Esperança Nunca Morre, Ela Tem Sempre Uma Desculpa, Não Quero Ouvir Você e por fim, a música que mais me impressionou do registro, que é a Minha Droga é o Metal”. Se você, como eu, não é ( nem nunca foi ) chegado num “beck”, atente para essa última música, que tem um trecho que fala o seguinte: “não preciso de drogas, que só me fazem mal, não sou nenhum otário, minha droga é o metal”. Tudo a ver com alguém daquela época que curtia e ainda curte um bom metal mantendo a saúde e sem desintegrar seus neurônios, tal como eu.

    Temos ainda, como plus, a música Correntes, gravada em 1988 e que é uma das faixas que eu destaco, pela qualidade e temática da letra. A partir de então temos quatro músicas gravadas ao vivo, com um destaque especialíssimo para a regravação da gloriosa Cavaleiro Negro, da qual sou fã assumido. Inclusive, confesso que nos idos anos 80 eu arriscava cantar essa música nas tantas bandas de garagem que já participei. Entre as músicas ao vivo, temos novamente a Minha Droga éo Metal”, agora com a apresentação dos músicos. Diga-se que sobre os músicos, eu gostaria de destacar o baixo pulsante e evidente do André Biguinzoli, que contava na época com aproximadamente 16 anos e que lembra outras bandas nas quais o baixo “tá na cara”, tais como Motörhead, Black Sabbath e é claro, o Iron Maiden.

       Para encerrar o registro temos a música INPS, de 1983 e que retrata a situação de quem enfrentava as filas do Instituto Nacional de Previdência Social na época. Para ver como os meninos eram visionários e ainda estão atualizados, apesar do passar dos anos.

 Contato: metallirecords@gmail.com

Por Jack Metal
Junho/2009

Voltar para Resenhas