Still Living - Ymmij
16 Faixas - Independente - 2018

    Os pernambucanos da cidade de Garanhuns, que desde 2004 formam a ótima banda de Hard Rock, AOR e Melodic Rock conhecida como Still Living e que já estão sendo acompanhados aqui pelo Rock On Stage desde o seu EP de 2007 nomeado como Believe ( leia resenha ), onde me chamaram a atenção positivamente devido à qualidade de suas composições. Isso também foi notado também nos seus sucessores, o debut From Now On de 2012 ( leia seus detalhes ) e no Humanity de 2015 ( confira resenha ). E em 2018, os pernambucanos continuam sua trajetória de sucesso, sempre de forma independente chegando ao seu terceiro registro de estúdio com a missão de manter o alto nível de suas músicas com o conceitual Ymmij ( você não leu errado, o título é grafado desta maneira ), que conta uma história de ficção baseada na vivência dos problemas mais comuns dias atuais, tais como: depressão, dependência de medicamentos, rotina, etc.

    Nas quinze músicas do cd temos os caminhos do personagem central dessa história ficcional chamado Jimmy, que narram os fatos acontecidos com ele em sua última noite de vida, que foram criados por Renato Costa nos vocais, Eduardo Holanda na guitarra, Thiago Nascimento nos teclados e piano, Cleber Melo na bateria e Aldecy Souza no baixo. Ymmij foi gravado no Alpha Studio em Garanhuns/PE aos cuidados do baixista Aldecy Souza, que também ficou com a responsabilidade de masterizar o cd e afirmo... ele fez um ótimo trabalho. A capa mostra o bar onde a história de Jimmy acontece com direito a show do Still Living no mesmo e é baseada no conceito criado pelo guitarrista Eduardo Holanda e pelo vocalista Renato Costa e foi desenhada por Márcio Abreu e colorizada por Vinicius Townsend estando muito adequada à proposta musical que encontraremos no cd.  

    A abertura ocorre com Regin Of Pills, que chega animada e envolvente em seus solos de teclados e em seus vocais, bem como no seu ritmo, que é voltado ao AOR nos inspirando a acompanhar sua letra, além de mergulhar em seus exuberantes solos de guitarras na forma notável de Renato Costa cantar seus versos. Depois com uma ascendência no Hard Rock, um tanto que no estilo do Mötley Crüe nos riffs de guitarras feitos por Eduardo Holanda, On The Edge deixa sua assinatura na atuação do vocalista Renato Costa e também na sua consistente melodia, que apresenta um ótimo refrão voltado na essência do estilo. Na terceira, o Still Living nos coloca diante de um Hard Rock repleto de solos cativantes na guitarra e também a vocalizações eficientes, que tornam Call Of The Night a mais inflamável desta trinca inicial, onde mais uma vez eles capricharam no refrão e adicionaram elementos nos solos de teclados feitos por Thiago Nascimento que remetem diretamente àquela atmosfera que mistura Deep Purple com Whitesnake lembrando obviamente do saudoso mestre Jon Lord.

    Em Dusty Blue Shadow, o personagem Jimmy contracena com um estranho em seu percurso noturno através de uma canção positiva e de linhagem melodiosa, que culmina em mais uma eficaz exibição do vocalista Renato Costa. O interlúdio Listen To Me! com algumas falas é o prenúncio da cativante The Man I've Become, um Hard Rock de alma oitentista com ritmo excelente, vocalizações empolgadas e refrão em coro; três fatores que somados capturam logo em sua primeira audição. Após a indagação de sua introdução, o Hard Rock King Of Nothing exalta uma pegada flamejante em seus solos de guitarra e vocais, que será apreciada com facilidade. Aliás, seus solos robustos e seus vocais de longos agudos na parte final são um deleite à parte, que fazem a diferença e mostram uma saborosa aura setentista no ar.

    A balada Hard Haunted é de uma singela beleza e enaltece a atuação do vocalista Renato Costa depositando muita emoção a cada verso em uma letra para se pensar em seus detalhes e até romântica em que a presença dos teclados de Thiago Nascimento se torna deveras importante para a construção de sua bela melodia, assim como os solos de guitarras, que juntos torna esta oitava canção de Ymmij uma memorável composição que não deve nada para Guns'n'Roses, Skid Row, Def Leppard ou qualquer outra ótima banda de Hard Rock.

    Na sequencia, o Still Living crava a Peace Or Pieces? onde são notadas influências de Blues no começo e pouco depois seguem para um Hard encorpado orientado nas linhas de guitarra e na sempre admirável harmonia realizada pelo quinteto pernambucano.

    No segundo interlúdio de Ymmij, o personagem principal conversa no bar - que onde acontece a história - durante a Who Are You?, que antecede a melodiosa e apaixonada balada Mr. Mirror com toques marcantes no piano e que é dividida em quatro partes em uma belíssima composição. Como é possuidora de quatro partes, após a leveza da primeira sente-se um aumento de velocidade na segunda se tornando mais Hard Rock e as mudanças sustentadas nos toques de teclados, como são notados na terceira parte que contém vocais em coro e por fim, na quarta parte, eles disparam solos poderosos na guitarra, além de vocalizações emblemáticas até que a melodia inicial seja retomada. Aliás, recomendo ouvir esta letra de olho em sua letra.

     Continuando a história I. M. Jimmy é mais para um AOR em que seu andamento te joga para cima, onde os vocais e os demais instrumentos produzem uma canção harmoniosa e atraente e conduzida com primor pela banda, tanto que posso creditá-la como uma das melhores deste cd. Na conversa com a personagem Jane, representada pela convidada Rosângela C. Taylor com Jimmy temos um novo interlúdio nomeado propositalmente como Jane, que se liga no 'Hardão' Cult Of The Rough Awakening, cujos solos de guitarra e seu andamento caloroso dotam a música de um alto poder de fascinar os fãs em outra atuação competente do vocalista Renato Costa.

    Por fim, In The Dark, que traz uma nova conversa entre Jane e Jimmy no bar em que ele se despede da garota e é atingido por tiros conduzindo para a instrumental As Shallow As It Gets, que é bastante melódica e encerra a obra deixando no ar o que realmente aconteceu com Jimmy, fato que só saberemos no futuro quando o Still Living nos relatar mais detalhes da história. E a julgar pela preocupação da personagem Jane, não parece ser coisa boa.

    Inclusa como bônus temos uma versão somente no piano e nos vocais para Haunted, que ficou consideravelmente bonita, porém, não me peça para escolher qual das duas é a melhor, pois, ambas exalam muito sentimento a cada trecho.

     É... o Still Living não só manteve o padrão de seus álbuns anteriores como demonstrou muita criatividade com Ymmij, sendo necessário acompanhar com o encarte nas mãos para uma imersão maior em sua textura conceitual. Acredito que o quinteto foi além e manteve o desafio de compor grandiosas músicas, sendo que novamente conseguiu sagrar-se vencedor. Enfim... uma sonzeira do nosso nordeste calcada no melhor do Hard Rock e AOR, que necessita ser ouvida nos quatro cantos deste planeta.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2018

Site: http://www.stillliving.com.br/  
Facebook: https://www.facebook.com/still.living.52  
Twitter: http://twitter.com/still_hardrock 
Youtube: https://www.youtube.com/user/stillliving2004 
Soundcloud: https://soundcloud.com/still-living-1
 

 

Voltar para Resenhas