Still Living - Humanity
 12 Faixas - Independente - 2015

    Três anos depois do lançamento do ótimo debut From Now On ( de 2012, leia resenha ), os pernambucanos de Garanhuns, que formam o quinteto de Hard Rock/AOR Still Living chegam ao seu segundo cd, cujo título é Humanity, que foi gravado, mixado e masterizado no Alpha Studio por Aldecy Souza na cidade natal da banda. A capa que mescla o rosto de uma mulher e um planeta é de Getúlio Faria do Studio Digital Visions Arts. E as novas composições foram criadas pelo seguinte line-up: Renato Costa nos vocais, Eduardo Holanda na guitarra, Leandro Andrade no baixo, Cleber Melo na bateria e Thiago Nascimento nos teclados. 

    Para a abertura foi escolhido o single que precedeu o cd com Flying Hight, através de repiques na bateria de Cleber Melo, que trazem o elaborado ritmo do Hard Rock do Still Living, que fará vibrar na hora. E isso, além de sentir os contagiantes vocais de Renato Costa cheios de emoção, graças à uma letra animada que tende a ficar na memória. Depois, notamos flertes mais Progressivos nos teclados de Thiago Nascimento e isso chegou-me a lembrar do Asia na ótima Signs e seus aromas positivos, que continuam o cd nos passando todo o alto astral, que está contido nos seus empolgantes vocais ou nas excelentes linhas melodiosas da parte instrumental. E não é que o Still Living mergulhou em harmonias infectantes e levemente Progressivas neste cd... e cada uma delas são vocalizadas com muito carisma por Renato Costa, como ficou claro ao ouvir Murder Of Crows, a terceira de Humanity, que conforme seu estilo pede... conta com um exuberante solo de guitarra de Eduardo Holanda.

    Com riffs de guitarra transbordando emoção junta à ótima base de teclados, bateria e baixo, You Remain Alive apresenta ares de uma balada, que foi muito bem eletrificada pela banda, onde percebe-se a dedicação do vocalista ao cantar seus versos. Após os sons industriais que assinalam o início Humanufactured, a melodia eclode com toda a categoria praticada pelo Still Living em cada trecho, se destacando em especial o refrão, as viradas de bateria e o seu andamento, que te convocam a pegar o encarte e seguir sua letra. Mas, cometeria um erro, senão citar nesta resenha os lustrosos solos de guitarra de Eduardo Holanda, quando é chegado o momento deles aparecerem. Em Stolen Prayer encontramos um música levemente mais cadenciada, daquelas que nos expõem riffs cavalgantes em algumas partes e também a cativantes modificações em outras, porém, sempre executadas com muita técnica e destinadas a ficarem registradas em nossa memória.

   Sempre considerei que uma bela melodia faz a diferença quando estou ouvindo um cd e assim que os primeiros acordes de Shelter entram em cena, com um ritmo melodioso dotado de vocais em coro e linhas que exibem um crescente positivo, como o Still Living realizou nesta canção, só posso mais uma vez confirmar em um teste prático o meu raciocínio. Discorda? Então ouça imediatamente esta sétima música de Humanity.

    Para deixar os olhos dos marmanjos "suados" e agradar suas as meninas, assim que chegamos na faixa seguinte, quero que repare no imenso 'feeling' que Eyes nos passa ao ser tocada em boa parte apenas na combinação de vocais e piano, entretanto, como se trata de uma balada Hard, ela ganha seu peso e revela mais outra levada de imponentes solos de guitarra feitos por Eduardo Holanda, além é claro, da atuação marcante do baterista Cleber Melo, que caprichou em cada toque de seu kit.

    Em seguida, os pernambucanos deixam o Hard Rock a la Europe fluir do jeito que aprecio em Way Back Home, onde a articulação dos bons vocais de Renato Costa ( especialmente no refrão deveras envolvente ) e o andamento tocante parece ser um mantra para a banda, aliás, note como o baixista Leandro Andrade consegue aplicar grandiosas linhas em meio a tantos solos de guitarras e teclados, além dos repiques de bateria sempre presentes. Rock´n´Roll Thunder é a mais vigorosa das músicas de Humanity e conquista o ouvinte facilmente com o vocalista Renato Costa elevando sua voz em um memorável ritmo de guitarra, que está muito bem aliado aos toques dos teclados de Thiago Nascimento e aos licks do baterista Cleber Melo de forma que será difícil não cantarolar seus versos por sua pegada no estilo de Kiss e de Scorpions.

    Como bônus temos duas canções e a primeira é a Hollow Man ( single digital lançado em 2013 ), que aqui neste Humanity está repaginada com muita destreza pelo Still Living, que sabiamente deixou a música 'levitar' no momento correto e também - de certa forma - favoreceu para que Renato Costa pudesse cantar com muita energia, meio que "roubando a cena" e nos deixando devidamente conectados em cada um de seus minutos.

    O segundo bônus e a última de Humanity é o single digital de 2014, a Surrender, que foi exibida com a leveza dos dedilhados no violão e a voz, com uma presença discreta de teclados e bateria, que posteriormente - e até muito esperado - recebem os solos repletos de eletricidade do guitarrista Eduardo Holanda para que o vocalista Renato Costa possa interpretar cada verso com uma incrível/indiscutível habilidade que iremos apreciar em sua primeira audição.

   Se em From Now On o Still Living provou que sua ideia era de se posicionar entre os melhores nomes do Hard Rock/AOR nacional, com este Humanity, que chega ser ainda melhor que o From Now. Enfim, posso afirmar que o quinteto de Garanhuns/PE tem um potencial musical digno de nomes internacionais como Journey, Magnum, Europe e Whitesnake. Que a parceria com a Imperative Music possa levar a banda tanto para mais lugares do Brasil ( como o Rio e São Paulo ) quando do mundo, pois, em tempos que precisamos de uma necessidade urgente de renovação no Rock Mundial, acredito que temos no interior do Pernambuco uma marcante possibilidade. 
Nota: 10,0.

Sites:  http://stillliving.com.br/, http://palcomp3.com/still_hardrock/ e
https://www.facebook.com/still.living.52/?fref=ts.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2016

Voltar para Resenhas