Rock Freeday Collection - Volume II
19 Faixas - Independente - 2017

    A web radio Rock Freeday disponibilizou o segundo volume de sua Rock Freeday Collection em 2017 e colocou aos seguidores e ouvintes diante de dezenove músicas de dezenove bandas brasileiras diferentes com estilos baseados em Heavy, Thrash, Death, Prog, Hard Rock e outros procurando atender todos os gostos. A capa que mostra uma paisagem futurista com ênfase em um vale e uma antena de comunicação é de João Duarte da J Duarte Design ( Metal Church, Circle II Circle, Angra e Torture Squad ).

    Coube aos paulistanos do Higher a abertura deste Rock Freeday Collection - Volume II com o seu Metal Moderno presente em Lie ( canção que fez parte do primeiro álbum da banda e que você poderá ler mais neste link ). A segunda é o Swards ( foto ao lado ) da capital do Rio Grande do Norte - a cidade de Natal - com o seu pesado Prog Metal a la Pain Of Salvation contido em Black Bird.

    Com um Death Metal mais denso e cadenciado, os paranaenses do Cromathia mostram sua cólera com Burnning Like 1.000 Suns, canção pertencente ao ótimo álbum Another Day Of Torment ( confira resenha ). De riffs rápidos de guitarra que dão lugar a linhas robustas e habilidosas os paulistas do Divine Wings cravam sua participação com Enlightment um vibrante Power Metal nos padrões do Almah através de ótimas variações instrumentais, que garantem a voltagem positiva da canção e deixam claro também que podem caminhar mais longe.

    A quinta do cd conta com vocalizações femininas e é mais voltada para um Heavy Metal com um andamento sombrio que fazem dos paulistas do Freak Company ( foto ao lado ) se destacarem com Umbral, música que apresenta evoluções instrumentais marcantes de seu Stoner Rock. Nos toques de baixo e de guitarra recebemos o Thrash Metal diretamente de Natal/RN do Mind's Havoc com a faixa Celebration Of Illusion, que segue o formado Old School do estilo.

    De nome curioso, os catarinenses do cidade de Balneário Camboriú do Machado de Eisten nos colocam diante de Enlight, uma canção de toques encorpados no baixo que é direcionada a um estilo Rock Pesado das antigas. Depois é a vez da banda paulistana Elephant com Stuck, canção com um ritmo percorrendo a linhagem do Metal Alternativo.

    Continuando este formato mais largado, temos mais uma do Rio Grande do Norte, o G.A.S. que apresenta a Just a Dreamer, porém, aqui encontramos ótimos solos de guitarra. De letra em português e vocais femininos, o Bendicta ( foto ao lado ), banda da capital paulsita, exibe a cadenciada e seguidora do bom e velho Rock'n'Roll chamada Essência. Ainda na nossa língua e também do estado de São Paulo, o Stoneria dispara o Rockão com pitadas de Blues e rápido chamado Guerra Civil de letra criticando a situação brasileira e que captura facilmente em apenas uma audição.

    A belíssima composição instrumental do guitarrista soteropolitano Ricardo Primada com a Lágrima Doce é a décima segunda deste Rock Freeday Collection - Volume II e podemos sentir seu talento ao dedilhar e claro solar sua guitarra com toda a sua apurada habilidade é possuidor. Também da Bahia temos o Alquimea, que executa o Rockão Roubalheira com bastante distorção e que também é detentor de longos solos de guitarra, além de uma letra que critica a situação econômica brasileira, inclusive com os jornalistas detalhando o que acontece aqui.

    Para a próxima percebemos as mudanças no 'dial' da rádio até encontrar o Hard Rock vibrante que está presente em Última Cartada dos paulistanos do Capitão Bourbon em uma das melhores deste Rock Freeday Collection - Volume II, aliás, o álbum Terra em Transe do Capitão Bourbon teve sua resenha publicada aqui no Rock On Stage, leia mais clicando aqui. Mantendo a pegada mais empolgante em alta, o Velho Bordel ( foto ao lado e nome interessante, não acha? ) de São Leopoldo/RS nos coloca diante de um 'Rockão' de primeira Pelo Dia Sim, Pelo Dia Não, cujo refrão, solos de guitarra e ritmo ficarão facilmente registrados na memória.

    O Blues Rock repleto de energia de Pé na Estrada é um relato divertido e real de quem adora seguir pelos caminhos da vida de quem é estradeiro e promovido pela banda do Rio de Janeiro/ RJ, o Black Barril nesta canção que é indicada aos fãs do Made In Brazil e The Rolling Stones. Elevando o peso, o Khorium de Volta Redonda/RJ envia a Quem Vai Pagar, uma faixa que mistura Rock e Rap com uma letra que desnuda a real situação que vivemos no país e dispara várias certeiras 'carcadas' nos que são reias merecedores delas.

    Após alguns sons de trovões, os gaúchos de Pelotas do South Hammer promovem um andamento orientado pelos solos de guitarra e manda alguns vocais agressivos em Last Thunder através de ares viajantes. Fechando este Rock Freeday Collection - Volume II temos a galera do Engrenagens com dedilhados nos violões e riffs eletrizantes de guitarra em seu Rock'n'Roll chamado Ressaca Moral, cuja letra é divertidíssima e com direito a muitos solos de gaita.

    Apesar de todas as dezenove bandas serem muito boas, desta vez os destaques deste Rock Freeday Collection - Volume II ficou para as que cantam em português e que seguiram para o Rock, Hard, Heavy e Blues  mais tradicional como são os casos de Alquímea, Capitão Crunch, Velho Bordel ( foto ao lado ), Black Barril e o Engrenagens.
Nota: 9,0.

Site: http://www.rockfreeday.com/
Facebook: https://www.facebook.com/rockfreeday/
Instagram: https://www.instagram.com/radiorockfreeday/

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2019

Voltar para Resenhas