Capitão Bourbon - Terra em Transe
11
Faixas - Independente - 2018

    Depois de um ótimo EP autointitulado em 2013 ( confira resenha ), a banda paulistana Capitão Bourbon formada em 2010 está de volta com o seu debut cd nomeado como Terra em Transe ( que saiu em 2017 em formato virtual e em 2018 a versão física ), que é composto de onze faixas, que refletem a personalidade Rock'n'Roll e Blues sempre com as adições ácidas de Psicodelismo e com letras em português, que atualmente é um quarteto formado por Vander Bourbon na guitarra e voz, Edu Osmédio no baixo e Fábio Batista na bateria, e Rafael Cirilo nos teclados, entretanto, nas gravações do cd, o baterista Uly Nogueira tocou os teclados e o formato foi o de um Power Trio. Entre o primeiro EP e este novo Terra em Transe, o Capitão Bourbon também participou da Coletânea Weirdo Fervo Vol.2 do selo Wildstone Records.

    O álbum Terra em Transe é conceitual e presta uma homenagem a Glauber Rocha e suas letras espelham as escolhas, liberdades, atitudes do renomado cineasta brasileiro. O baterista Uly Nogueira assina a direção artística e a produção do cd, que foi gravado no Estúdio Corações de Pedra e conta com a participação de Reinaldo Soares no trompete e Fábio Bizarra no saxofone. Na capa escura e com cores psicodélicas temos a banda diante de um globo na fotografia de Alice Martins.

    Com uma pegada Rock e Blues bastante forte e de ares sulistas ( Southern Rock ) devidamente contagiantes, a faixa título Terra em Transe abre o cd com Vander Bourbon soltando o vozeirão em uma canção de letra em português e longos solos de guitarras em que a força do Power Trio é colocada à prova e cumprida com louvor através de altas viagens eletrificadas. Em Segunda Feira, o Capitão Bourbon envia uma composição onde os metais contracenam com igualdade de importância com o ritmo pesado verificado no início da música, que em seu decorrer promove incursões psicodélicas e inesperadas modificações de andamento através de uma letra deveras motivadora lembrando o jeito de cantar do saudoso mestre Raul Seixas. Com os fortes toques feitos pelo baixista Edu Osmédio clamando por uma evidência maior, sentimos um chamado do estilo utilizado pelo The Doors, que está presente em Quebrar as Regras, pois, o Power Trio exibiu uma canção em que o Hammond tocado pelo baterista Uly Nogueira ambienta e potencializa os solos de guitarra, bem como os toques de bateria criando uma vibração mais Stoner.

    Tal qual seu título, Blues Man é um Blues envolvente e repleto de voltagem a cada nota, que tem sua história cantada de forma suja e vibrante por Vander Bourbon, que basicamente sintetiza o que aconteceu com a maioria dos grandes nomes dos músicos do estilo norte-americanos tal qual uma breve biografia, que influenciaram ( e influenciam ) gerações. Aliás, a forma que os instrumentos 'conversam' entre si garantem a esta quarta música de Terra em Transe o status de uma das melhores do cd e que pode caminhar livremente por muitos minutos. Com o órgão novamente diante dos holofotes produzindo uma atmosfera setentista, O Preço da Loucura é para fechar os olhos e sentir sua ácida viagem em que o baterista Uly Nogueira comanda com seus toques a intensidade da canção, que é vocalizada com firmeza por Vander Bourbon. De alma puramente Rock'n'Roll, Ulisses Perdido é uma criação mais acelerada em que gosta-se logo em sua primeira audição, pois, é centrada no padrão dos anos 50 com letra simples, é de fácil assimilação, é divertida e conta com toda a garra da guitarra e da bateria expostas com muita eficiência pelos músicos do Capitão Bourbon, que os fãs do Made In Brazil sentirão a linhagem tipicamente paulistana em sua melodia e letra.

    O Blues lento e de longos solos de guitarra, que é ambientado pelo órgão e nomeado como Alma Perdida nos traz aquele lado do amor não correspondido em que se exprime a tristeza sentida através de uma riqueza musical muito grande e que sempre é saborosa de se ouvir durante cada interação entre o baixo, a guitarra, a bateria e o já citado órgão em que o Capitão Bourbon deixou a música fluir a devida liberdade. Aliás, Alma Perdida reflete momentos que certamente já passamos na vida, é outra que poderia ser mais longa sem problema nenhum e nos convida a viajar em seus sentimentos. 

    Para Exilir do Amor temos um início bastante elaborado que segue para uma linha calma e viajante em que suas vocalizações passam uma tranquilidade interessante de se sentir, muito por conta dos toques feitos no órgão Hammond pelo baterista Uly Nogueira e também por sua letra que está demonstra ser romântica e mostra uma aproximação com o Raul Seixas exibida deliciosamente de se ouvir. Outro mergulho na essência do Blues é realizado em Oráculo do Blues, porém, além de seu conhecido ritmo mais lento em que os solos de guitarras direcionam o caminho da canção, os vocais aparecem de forma mais suja transformando com o uso de um slide na guitarra de Vander Bourbon esta nona composição de Terra em Transe exatamente no que esperamos de uma música assim, sendo que será curtida facilmente.

    Carandiru Blues alterna longos solos de guitarra e toques emocionantes no violão em um andamento vagaroso e entristecido narrando o sentimento dramático de um preso sofrendo na famosa prisão paulistana e clamando por um perdão de Deus. Um Blues neste nível é impossível não apreciar instantaneamente. A última do cd é a robusta e distante Sombras da Noite de linhagem mais Psicodélica e obviamente, um tanto que viajante, onde a junção da sua melodia com a sua letra seguem o estilo largado utilizado em seus solos de guitarra conferem a eletricidade necessária. Após o final existe uma versão de Não Fosse o Cabral do Raul Seixas ( versão dele para Slippin' and Slidin' do Little Richard, que faltou pouco para ser censurada ) mais 'acidificada' e tão relevante em sua letra quanto a sua gravação original, ainda mais se pensarmos no caso do ex-governador do Rio de Janeiro/RJ que está preso por tantas besteiras fez e tem o sobrenome Cabral...

    O Capitão Bourbon trouxe no seu primeiro álbum de estúdio completo aquela energia contida no Blues, no Psicodelismo e no Rock'n'Roll nas movimentações e eletrificações que só acontecem com um Power Trio ( agora quarteto ), que desafiam seus limites e conseguem ir além. Neste Terra em Transe, eles não recriaram apenas o formato, mas souberam utilizá-lo com habilidade nestas onze marcantes composições. Para os fãs de nomes como Marcelo Nova, Raul Seixas, Made In Brazil e Golpe de Estado, podem ouvirem sem medo este disco e aguardarem pelos shows da banda e por um novo álbum. Inclusive, eles são responsáveis pela Jardim Psicodélico Produções e realizam festivais como o Nome A Idade Da Terra em Transe na Vídeo Clube Charada, Doces Tardes De Domingo no Komb Bar Z/L, Festival Mosca Branca no Menino Muquito Bar, Festival Ervilha da Fantasia no Rock And Blues Bar levando muitos artistas plásticos e músicos a mostrarem seus trabalhos na cidade de São Paulo comprovando que o Rock'n'Roll brazuka vai muito bem, obrigado, só falta o público conhecer mais e consumir as ótimas bandas que temos por aqui.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2019

Site: http://www.capitaobourbon.com
Facebook: https://www.facebook.com/Capitão-Bourbon-271879892835479/
Soundcloud:  https://soundcloud.com/apitaoourbonficial
 

 

Voltar para Resenhas