Rock Freeday Collection - Volume 1
17 Faixas - Voice Music - 2017

    A web radio Rock Freeday disponibilizou no começo de 2017, o primeiro volume de sua coletânea de nomes do Rock e Metal brasileiros com o intuito de apresentar a todos um pouco do trabalho de algumas bandas de grande qualidade que passam desapercebidas por muitos headbangers.

    A capa é de João Duarte da J. Duarte Design ( que já desenhou para o Angra, Torture Squad, Circle II Circle, Metal Church e outros ) e mostra um cenário caótico e com uma devastação em uma certa metáfora com o nosso cotidiano e o logo da rádio Rock Freeday surgindo como nossa válvula de escape para relaxar dos problemas ouvindo um ótimo Rock, Hard Rock, Heavy Metal ou Thrash Metal Nacional.

    A abertura deste Rock Freeday Collection Volume 1 ficou para o quarteto paulistano King Bird de Hard Rock ( foto ), que exibe a sonzeira contagiante Break Away, presente no álbum Got Newz ( leia resenha ). Depois o Blazing Dog da capital federal Brasília crava o Heavy Metal contido em Deus Ex Machina aliando a claros flertes com o Progressivo executados com muita habilidade. O Big Moffo caminha pelo Hard Rock mais festivo em Bring Me Back Good Times e deixa claro que este quarteto Uberaba/MG tem potencial.

    A quarta do cd é vibrante Dance With The Devil do Lo Han, banda de Rock Blues originada em Salvador/BA, que mostra uma pegada setentista e também empolgantes vocais. Para If, os gaúchos de Porto Alegre do Bife percorrem as trilhas do Hard Rock no estilo de nomes como o Bon Jovi em uma cativante canção com destaque para os solos de guitarra e também para a atuação do vocalista. Nightmare é o nome da contribuição do quarteto de Prog Metal Septerra do Rio de Janeiro/RJ, que nos passa linhas técnicas de ótima qualidade nos solos de teclados devidamente combinados com as guitarras.

    De ares mais Power Metal Black Veil Of Madness marca a participação do Endless no cd em uma envolvente canção destes músicos cariocas bem na linha de nomes como o Gamma Ray e o Primal Fear, sempre repleto de riffs melódicos. Uma das mais belas músicas do MaestricK, atualmente um trio de Rock Progressivo da cidade de São José do Rio Preto/SP, cujo título é Pescador foi a escolhida para integrar este Rock Freeday Collection Volume I nos trazendo uma deliciosa leveza que recomendo ouvir atentamente, assim como o álbum Unpuzzle! ( leia resenha ). Depois da calmaria os paulistanos do Inheritance trazem a tempestade com State Of Mind, que alterna ritmos mais pesados e agressivos com outros mais calmos, que resultam em um ótimo Power/Prog Metal praticado pelos paulistanos.

    Final Destination é o nome da acelerado Symphonic/Power Metal do Celestial Flames ( foto ), banda criada em Porto Alegre/RS, que captura o ouvinte na atuação de seu vocalista nos solos de teclados e guitarras ao seguirem as bases do estilo. Em Kill For Money, o quarteto NoWay traz o primeiro mergulho mais Thrash com esta cadenciada canção, que é vocalizada com raiva por sua vocalista, que denota a qualidade desta banda de São Paulo/SP. Dotada de um solo de guitarra inicial de muita influência dos ritmos brasileiros e que depois recebe bastante peso, Corpo Seco é a inflamável participação do Morrigam de Macapá/AP, que mistura seu feroz Death Metal urrado a solos de guitarras destruidores. Os goianos do Bella Utopia, banda de Heavy/Thrash Metal disparam a colérica Dilema do Prisioneiro em média velocidade, mas, sempre com ótimos solos de guitarras.

    Os paulistanos do Dude e A Máfia ( foto ) enviam A Cidade e resgatam o qualitativo Hard Rock em português de nomes como o Golpe de Estado. Reconcerto do Gus Nascimento também possui seus versos em nossa língua pátria e segue pelo Hard Rock por melodias e linhas em que facilmente você gostará da canção. Com um ritmo bastante Rock'n'Roll, Romeo e Julieta do Erva Matt traz ao Rock Freeday Collection - Volume I uma canção no formato do Rock Brasil dos anos 80 e em uma letra bastante divertida e descompromissada. Finalizando, hora de conferir o ZY3 com 365 Dias, que começa nos dedilhados e em seguida apresenta um andamento mais rápido, onde o quarteto de Uberaba/MG mostra que percorre um estilo próximo ao CPM 22 e ao Detonautas.

    Em um universo de bandas de Rock, Heavy Metal, Hard Rock, Thrash Metal, Prog Metal e outros estilos tão rico quanto o brasileiro, uma coletânea como este Rock Freeday Collection - Volume I é uma ótima oportunidade de se conhecer alguns destes nomes, e isso, além de despertar a curiosidade em procurar mais músicas de cada uma das dezessete bandas participantes deste primeiro volume.
Nota: 8,5.

Sites: www.rockfreeday.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2018

Voltar para Resenhas