MaestricK - Unpuzzle!
11 Faixas - Independente - 2011

    O então quinteto formado por Fábio Caldeira nos vocais, piano e teclados, Renato "Montanha" Somera no baixo Fretless e vocais guturais, Heitor Matos na bateria e percussão, e a dupla de guitarristas Danilo Augusto e Maurício Figueredo teve sua origem em abril de 2004 na cidade de São José de Rio Preto/SP e foram influenciados por nomes como Queen, Freddie Mercury, Rick Wakeman, Mutantes, Secos & Molhados, Mozart, Camille Saint-Saëns, Danny Elfman, Hans Zimmer, Gustav Holst, Richard Dadd, Salvador Dali, M. C. Escher, Hieronymus Bosch e Tim Burton.

    O primeiro registro fonográfico que ganhou a luz em 2010 foi um EP, cujo título foi H.U.C., que serviu para preparar o terreno para o seu primeiro cd, que recebeu o nome de Unpuzzle! e que foi disponibilizado em 2011 trazendo o seu Rock Progressivo e Heavy Metal, que foi considerado como um dos grandes álbuns deste ano e segundo seus músicos uma "Aquarela Musical".  

    A produção de Unpuzzle! é de Gustavo Carmo, que realizou seus processo de gravação ao lado de Rodrigo Carmo no AR-15 Studios em Bebedouro/SP. A mixagem e a masterização também são assinadas por Gustavo Carmo, mas foram realizadas no AK-47 Studios em Seattle nos Estados Unidos. A bela capa exibe um mago misturando com seu poder duas energias originadas de espelhos é de Ricardo Chucky, que participou junto a Netto Cruanes e os integrantes do MaestricK na concepção deste surreal encarte. Nesta resenha tenho o orgulho de revelar porque Unpuzzle! foi chamado de obra de mestre pelo site alemão Stormbringer, e sendo assim vamos detalhar suas músicas, que foram baseadas no conceito - segundo a banda - na história de uma exposição de artes que acontece em um museu situado entre várias dimensões, onde os personagens que vivem dentro dos quadros são ajudados por dois seres nascidos das tintas do artista criador das obras.

    Com impactantes evoluções de bateria, teclados, baixo e guitarras, a ótima H.U.C. apresenta o vigoroso Prog Metal do quinteto de forma mais tensa e cheia de melodia ante a vocalizações envolventes de Fábio Caldeira. E o MaestricK já aplica lindos momentos mais viajantes logo de cara, que em seguida caminham para um crescente mais Heavy Metal com direito aos guturais de Renato "Montanha" Somera.

    De linhas melancólicas que são extraídas por Fabio Caldeira no piano e um ritmo envolvente, Aquarela é dividida nas partes I - The Silence Of The QueenII - The Words From The Alchemist e é uma daquelas saborosas faixas de se ouvir, onde se aprecia com facilidade, seja por suas melodias muito bem construídas ou por suas variações mais orientadas em um misto de Power Metal e Progressivo, que produzem um clima positivo no ar, que recomendo acompanhar a belíssima sua letra.

    Com versos em português e um astral que me lembrou instantaneamente do 14 Bis, Pescador é a linda terceira canção do cd com destaque para Heitor Matos no bongô e no 'ovo', além de Fábio Caldeira no triângulo e Vitor Guizilini na flauta conferindo toques puramente brasileiros à canção.

    A curta Sir Kus apresenta ares circenses entre muitas falas ao fundo, que servem de preparação ao que teremos a seguir com Puzzler - um mergulho por Jazz em seu início em um gostoso andamento acelerado, que se modifica e atravessa diversos momentos mais progressivos, quase dançantes, que enfatizam a versatilidade dos vocais de Fábio Caldeira em um final grandioso.

    Em Disturbia, o MaestricK nos leva para uma profunda imersão de se fechar os olhos, imaginar um cenário e pegar o encarte ( somente quando o vocalista cantar ) para que assim possamos sedimentar a construção deste local, além de sentir as transformações mais Heavy em seu decorrer na cortesia dos competentes guitarristas Danilo Augusto e Maurício Figueredo. E o quinteto soube como conduzir a mais 'dream theateriana' faixa até aqui de Unpuzzle! te capturando em cada trecho. Para Treasures Of The World, a harmonia no piano e nos vocais de Fábio Caldeira te conduzem à um momento viajante, esbelto e um pouco introspectivo, que recebe mais peso ao passar de seus minutos de uma forma muito animadora, onde se tem vontade de cantar junto com o coro de vários convidados com um enorme sorriso no rosto, e isso, além de se deliciar com os solos de guitarras de Danilo Augusto e Maurício Figueredo.

    Enquanto procura sintonizar um rádio, que entre várias notícias e uma bonita melodia, o MaestricK apresenta a oitava faixa de Unpuzzle! com Radio Active, que é um Prog Metal que enfatiza a habilidade de Renato "Montanha" Somera no baixo em um ritmo que vai te conquistar, pois, todos os demais estão atuando com brilho e cravam uma viagem nos solos de teclados do convidado Francis Botene, que estão combinados às guitarras e devidamente amparados ao trabalho de Heitor Matos na bateria. Fãs do Nektar... fiquem antenados!!!

    Entre linhas viajantes, dedilhados e toques no piano, que se fortalecem graças aos solos de guitarras, o cd segue com Smile Snif, uma encorpada e empolgante canção com vocais repletos de 'feeling' e sintomáticos. Entretanto, se até aqui Unpuzzle! estava surpreendendo, se prepare para Yellown Of The Ebrium, que é um claro flerte com o Blues/Rock e - pasmem!!! - Bossa Nova e até Samba - olha a importante influência da música brasileira aí... - destacando os vocais da convidada Yana Roberta junto à Fábio Caldeira  em versos ora em português e ora em inglês, que são a prova que o MaestricK tem muito a oferecer aos adoradores de boa música e estreou com glamour ao terminar esta décima faixa com um clima mais Progressivo e absolutamente viajante.

    Coube à suíte de 21 minutos intitulada com Lake Of Emotions a honra, a 'missão' de nos encantar e terminar o cd. Eles já começam com uma melodia cativante no piano, que traz a primeira de suas oito partes com a Level One: The Advices, onde temos os sedutores vocais de Danielle Castro dividindo seus versos com Fábio Caldeira. Ganhando mais energia e vibração, a segunda parte Level Two: Delicate Gluttony apresenta Glauce Carmo nos vocais e o MaestricK edifica várias camadas musicais marcantes sempre ligadas pelo piano, que em Level Three: Intimate Carriage um clima de tensão é sentido, além de muito Prog Metal em linhas mais rápidas, entretanto, quando vamos perceber já adentrou-se a Leve Four: The Labyrinth And The Chest com trechos sinfônicos em coro e outros muito emocionantes destacando uma nova participação da formidável Danielle Castro, que percorre uma pesada e longa viagem em Level Five - Feel! e atravessa todas as tonalidades de Level Six - Convoked com seus virtuosos solos de guitarras.

    E isso segue para a dualidade de Level Seven - She Is More Less Than She Used To Say... com um exuberante coro feminino e logo depois já estamos em Level Eight And A Quarter - Then Comes The Forgiveness com os vocais de Yanna Roberta junto a Fábio Caldeira em uma formosura singular, que traça um crescente com solos de guitarras emblemático neste final de Lake Of Emotions, que finalmente termina mais melancólico com sons de chuva e com a quebra do espelho em uma letra que você terá obrigação de acompanhar.

    Depois de ouvir este magnífico Unpuzzle! não só tenho que concordar com todos os elogios que o álbum recebeu como acrescentar mais alguns: estamos diante de um majestoso disco que revelou uma das melhores bandas do estilo. Parabéns MaestricK por nos brindar com este majestoso disco que fico aqui me perguntando como e por que não o ouvi antes? Tratem de incluir em sua coleção o mais breve possível caros leitores(as).
Nota: 10,0.

Sites: www.MaestricK.com.br, www.facebook.com/MaestricK,
www.twitter.com/MaestricK e www.youtube.com/MaestricKofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2017

   Voltar para Resenhas