Imperative Music Volume VI - The Killer Bands From The Darkness
16 Faixas - Imperative Music - 2014

    Com a ideia de expor várias bandas nacionais e internacionais, a Imperative Music lançou o Volume VI de sua coletânea com o subtítulo de The Killer Bands From The Darkness, que aborda bandas de Heavy Metal Brutal e Metal Melódico, sendo que a qualidade do trabalho não resultou apenas à bandas, pois, as gravações foram realizadas nos EUA, os processos de mixagem e masterização rolaram no Show No Mercy Studios na Alemanha aos cuidados de Sascha Beselt e a capa e o design gráfico do projeto é do Miron Design de Grécia.

    Muito importante também é que cada uma das bandas que estão no cd terão seu nome veiculado nos Estados Unidos, no Japão, no Brasil e na Europa, ou seja, estar presente na coletânea é uma baita vitrine para cada uma das dezesseis bandas. A produção é de Gilson Rodrigues de Arruda da Imperative Music Agency e a co-produção é de Reginaldo Rodrigues de Arruda.

    E a primeira delas são os japoneses do Ethereal Sin ( foto ao lado ), que exibem Finen Millenium, uma épica composição em seu início, que depois recebe a vibrante energia do Death Metal Melódico, com vocais líricos em alguns trechos e agressivos na maior parte, posso dizer que é um belo começo de uma trupe que agradará os fãs de Within Temptation.

     Prosseguindo pelo oriente, a segunda do cd é When The Holy War Has Begun do Nocturne Moonrise, uma banda de Taiwan, que investe em um misto de Power Metal com Symphonic Metal muito cativante, que é bem na linha de Epica e Nightwish, que é muito bem vocalizado e bom se ouvir. Também de Taiwan, o Renascimento caminha pelo Symphonic Metal com vocais femininos em Grievous Lullaby, de uma forma mais cadenciada e viajante, porém, nesta temos a inclusão de alguns guturais, que fazem um contraste com a leveza da vocalista principal.

    A banda japonesa Desave participa deste Imperative Music Volume VI - The Killer Bands From The Darkness com uma furiosa criação: o Splatter Evil Mind, com urros quase que incompreensíveis e muita distorção em um vigoroso trabalho da parte instrumental.

    Do gélido Canadá temos o Haiduk, que vem para quebrar tudo com Black Wind, um Death Metal violento cheio de palhetadas e bumbo duplo, além do uso martelante de 'triggers' e vocais sempre raivosos. Os japoneses do Faintest Hope mantém a pegada colérica do cd com Unwanted, um Death Metal visceral que é vocalizado com uma cólera imensa por seu vocalista em meio a bons solos de guitarras, que passam linhas mais melodiosas. Começando com muita aspereza, os holandeses do Keflar nos enviam Devolution, uma canção rápida com uma parte instrumental bastante poderosa, que denota influências de New Metal. Destaque para os solos de guitarras, que estão mais na linha do Heavy Metal tradicional.

    E a primeira banda brasileira deste Imperative Music Volume VI - The Killer Bands From The Darkness é do estado de São Paulo, o Mantris ( foto acima ), que cravou aqui um sombrio Heavy Metal Melódico à la King Diamond de sua composição Ruthless Mind, cujos maiores pontos que chamam atenção estão nos solos de guitarras, nos agudos do vocalista e em suas mudanças de andamento. Ainda na Terra Brasilis, chega a vez do Shadows Legacy, galera de Campo Grande/MS nos mostrar seu eficiente Heavy Metal presente em Rage And Hate, gravado no cd You´re Going Straight To Hell, que conto mais detalhes neste link.

   Da Suécia, temos Where I Belong, um ótimo Heavy Metal Melódico criado pelo Palantírs, pois se trata de uma envolvente e acelerada canção, que enfatiza os vocais e a combinação de guitarras e teclados, ambos com muita harmonia. O produtor de Imperative Music Volume VI - The Killer Bands From The Darkness, Sascha Belset ( foto à direita ) participa com Rise Of The Phoenix, nos mandando uma faixa instrumental de primeira, onde notamos as evoluções marcantes que ele realiza em sua guitarra na linha de nomes como Steve Vai, Joe Satriani e outros tantos grandes guitarristas.

    Stream Of Life é o excelente Art Of Rock dos pernambucanos do Still Living, que é conhecido de muitos leitores(as) do Rock On Stage, graças à resenha do cd From Now On ( confira aqui, se ainda não a leu ). Da Inglaterra vem a décima terceira banda e música deste Imperative Music Volume VI - The Killer Bands From The Darkness, com Bleeding Romance, um Prog Metal do Obisdian Key com altas viagens de teclados e uma presença muito marcante dos toques de baixo.

    O Bad Snake ( foto à esquerda ) ataca com um Hard´n´Heavy muito consistente com Welcome To Hell, que é bem na linha do W.A.S.P., Picture e outros grandes nomes, com destaque às linhas vocais e aos frenéticos riffs de guitarras, enfim, mais uma banda brasileira que pode crescer e despontar bastante.

    O acelerado Heavy Metal de Mofo, que traz um empolgante solo de guitarra é a contribuição dos italianos do The Wild Child ( foto abaixo à direita ), pois esta música tece uma ligação fácil com o ouvinte, mas o curioso é a forma despojada de cantar do seu vocalista. O final desta décima quinta música é mais pesado e o solo de bateria exibe muitos e bons repiques. Para encerrar este Imperative Music Volume VI - The Killer Bands From The Darkness temos a Sinner, Like A Tear In The Ocean, uma agressiva faixa dos alemães do The Last Days Of Fall, que a fazem em um ritmo cadenciado lotado de vocais guturais.

   Como toda coletânea como esta tem por objetivo divulgar novas e não tão conhecidas bandas de várias vertentes do Heavy Metal, este Imperative Music Volume VI - The Killer Bands From The Darkness cumpriu muito bem sua missão e trouxe à tona bandas de localidades como Japão, Taiwan, que são muito boas em suas propostas ao lado de europeus e brasileiros - um centro mais tradicional e outro, de certa forma, um celeiro de bandas mais recentes.

    E o melhor é que este trabalho prova que o Metal está cada vez mais intrínseco na cultura das pessoas do nosso planeta, some-se a isso o fato da distribuição acontecer praticamente nos quatro quantos da Terra, ou seja, nos principais mercados, enfim, chegaremos a um resultado.... muita gente ficará sabendo e se poderá se interessar mais detalhadamente em uma ou mais bandas, o que é muito bom para o estilo, seus músicos, produtores e os mais importantes, seus fãs.
Nota: 8,5.

Sites: http://imperativemusicagency.blogspot.com.br/, https://www.facebook.com/imperativemusic
e imperativemusicagency@gmail.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2014

Contatos:
Ethereal Sin: https://www.facebook.com/EtherealSin
Haiduk: www.facebook.com/haidukmetal
Nocturne Moonrise: https://www.facebook.com/NocturneMoonrise
Shadows Legacy: https://www.facebook.com/shadowslegacy?ref=br_tf
Renascimento: https://www.facebook.com/renascimento.tw
Desane: https://www.facebook.com/pages/Desane/214909288665269
Keflar: https://www.facebook.com/Metalband.Keflar
Faintest Hope: https://www.facebook.com/faintesthope
Matris:https://www.facebook.com/mantrisofficial
Palantírs: https://www.facebook.com/palantirsweden
Sascha Beselt: https://www.facebook.com/sascha.beselt
Still Living: https://www.facebook.com/still.living.52
Obsidian Key:https://www.facebook.com/Obsidian.Key.Music
Bad Snake: https://www.facebook.com/BadSnakeOfficial
The Wild Child: FB: www.facebook.com/pages/The-Wild-Child/46702569485?ref=br_rs
The Last Days Of Fall: https://www.facebook.com/TLDOFofficial

Voltar para Resenhas