Shadows Legacy - You´re Going Straight To Hell
9 Faixas - Independente - 2014

    As origens do Shadows Legacy datam de 2006 e desde então, a banda que chamava apenas Legacy exibia claras influências de Saxon, Dio, Savatage, Iron Maiden, Black Sabbath na cidade de Campo Grande/MS, onde eles conseguiram suas primeiras oportunidades no palco em festivais como o II Campo Grande Underground em maio de 2006. Porém, em setembro de 2007 perderam um dos fundadores da banda, o Gilberto Bandeira, que faleceu em um trágico acidente de moto.

    Depois de superarem o trauma, a banda volta a se apresentar pelo prol do Heavy Metal em eventos como o Extreme Metal MS, um festival de dois dias de duração, ainda com o nome de apenas Legacy, que resultou no lançamento da primeira demo The Sky Is Falling Down com quatro faixas em 2010.

    Sempre motivados eles continuaram a batalhar no cenário já se tocaram ao lado de Predator, Violator, Perpetual Disgrace, HeadHunter DC e Vader, além de participarem de festivais como Wacken Metal Battle do Mato Grosso do Sul e o Zoombie Ritual Festival de Rio Negrinho/SC. Adicionaram o Shadows ao Legacy em 2011, com o intuito de se diferenciarem dos demais 'Legacys' do planeta.

    Já em 2012, se preparavam para o lançamento do primeiro cd, mas devido à saída de um integrante, isso demorou mais um pouco, entretanto, lançaram em 2013 o EP Rage And Hate e finalmente em 2014 com Augusto Morais na bateria, Max Batista e Leandro Motta nas guitarras, Wille Cardoso nos vocais e Luciano Rivero no baixo, o debut You´re Going Straight To Hell, que foi gravado, mixado e masterizado no Anubis Studio em Campo Grande/MS, sendo a produção da banda e de Aldo Carmine, que assina também a mixagem e masterização. A ótima capa de Leonardo Amorim exibe um desenho bem Heavy Metal oitentista, assim como suas nove faixas, então vamos à elas.

    Die With Your Honesty inicia o cd com a dupla de guitarristas trazendo aquela linhagem oitentista que apreciamos muito bem acompanhadas pelo baixista Luciano Rivero e pelo baterista Augusto Morais em vocalizações envolventes feitas por Wille Cardoso. É... o Shadows Legacy conquista o ouvinte logo nesta primeira faixa, confirme prestando atenção nos solos de guitarras feitos por Max Batista e Leandro Motta e também em seu refrão, que você acabará memorizando facilmente.

    A canção título - You´re Going Straight To Hell - prossegue o cd com uma pegada pesada, mas não tão rápida quanto a primeira e em seu decorrer tece a ligação que um fã de Heavy Metal deseja ouvir seja nos solos de guitarras junto ao baixo galopante ou nos vocais, que passam muita melodia e parecem que não vão acabar, ou seja é sonzeira dos bons tempos.

    Depois temos The Harvester com o baixista Luciano Rivero evidenciando seu instrumento em toques que somados à bateria de Augusto Morais traçam o caminho para as guitarras e vocais possam seguir na música. Se você curte um Heavy Metal cadenciado e vocalizado com destemor, esta é a sua pedida, entretanto, observe a riqueza dos solos de guitarras quando a dupla decide solar mais rápido. Em Rage And Hate, o quinteto nos mostra uma faixa que começa com dedilhados mais calmos para depois elevar aqueles típicos ( porém, sempre sensacionais ) riffs de guitarras rápidos, que conduzem esta quarta canção formidavelmente, tanto que se gosta dela em sua primeira audição, ainda mais com as vocalizações feitas com muita garra e dedicação por Wille Cardoso. Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que estamos diante de uma das melhores composições de You´re Going Straight To Hell.

    Em seguida, o Shadows Legacy apresenta uma canção mais calma dedicada ao citado Gilberto Bandeira, apenas com o violão e a voz em seu começo, levando I Remember My Friend a se tornar uma bela e emocionante balada Heavy, onde percebemos o grande feeling do vocalista, que certamente você vai querer cantar junto. Ponto para a banda por mais outra sensacional criação que está cheia de solos melodiosos. Após o som de uma tempestade, The Sky Is Falling exibe seus rompantes de guitarras, para que a banda possa nos entregar outra sonzeira metálica, daquelas em que se deve pegar o encarte do cd sair cantando com o vocalista. Aliás, nesta sexta canção de You´re Going Straight To Hell temos muitos e cativantes solos de guitarras, que por seu andamento à la Iron Maiden tenho certeza que funcionará muito bem ao vivo.

    Em Hate Within ouvimos o baixista Luciano Rivero atuando na linha de frente com os guitarristas Max Batista e Leandro Motta em um Heavy Metal gratificante, cujos vocais são divididos por Wille Cardoso e o ilustre convidado, o ex-Iron Maiden Blaze Bayley, que juntos fazem elevam ainda mais o glamour desta vibrante faixa dotada de muita melodia, pois ambos vociferam com muita dedicação.

    Com a bateria, baixo e guitarras, em um ritmo que apresenta linhas de Rock´n´Roll e que recebe mais peso chegamos a Sacred Fire, que dificilmente não conquistará o ouvinte, afinal, temos aqui praticamente todos os elementos que tornam uma música um ótimo Heavy Metal, porém não vou descrevê-los, vou deixar para você percebê-los durante sua audição do cd.

    E We Are The Legacy é um Metal rápido que se aproveita dos últimos riffs da faixa anterior e segue disparando energia a cada verso, além de conter muitos solos de guitarras que te agradam imediatamente, e não posso deixar de dizer que a dupla de guitarristas está devidamente entrosada, assim como a vibrante cozinha da banda, que mantém o clima perfeito durante os minutos desta última música de You´re Going Straight To Hell, que recebe uma virada de ritmo daquelas, volta a nos mostrar os versos que cravarão na memória e produzem uma grande vontade de ouvir tudo de novo.

    Considero que a estreia em cd do Shadows Legacy é brilhante, pois eles souberam agregar o melhor do Heavy Metal, tanto que quem é fã do Iron Maiden, Saxon e Black Sabbath e acredita que raramente encontraremos nomes que continuarão com a chama acesa, saibam que em plena região do Pantanal Brasileiro encontramos uma banda que continuará com o missão de levar o estilo para as novas gerações com devida eficiência.
Nota: 9,5.

Sites: www.shadowslegacy.net.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2014

Voltar para Resenhas