Endless Massacre V
22 Faixas - Violent Records - 2013

    E mais uma vez a gravadora santista Violent Records disponibiliza no mercado mais um volume de sua coletânea Endless Massacre, que chegou em sua quinta edição e assim como nas vezes anteriores ( por aqui já resenhei quase todas as edições, confira na seção Resenhas ), temos expoentes e outros que buscam seu lugar ao sol no cenário Thrash, Death, Black Metal brasileiro e internacional. Dessa vez, Luiz Carlos P. Louzada, o mentor do projeto e produtor do projeto agregou 20 bandas que juntas cravaram 22 músicas.

    Coube ao trio Imperious Malevolence de Curitiba/PR, que abriu a última passagem do Nile em São Paulo/SP ( leia resenha ) ser a primeira banda deste Endless Massacre V com Doomwitness, um Death Metal vigoroso, técnico e matador que não deixa ninguém parado. Depois de São Luís/MA, o quarteto de Death/Thrash Metal Jack Devil entra arrebentando com Under The Metal Command, e a pegada feroz e eficiente dos caras conquistam o fã facilmente, especialmente pelas linhas violentas de vocais e muitos e bem conduzidos solos de guitarras.

     Em seguida, temos uma das bandas que Luiz Carlos P. Louzada participa, o Chemical Disaster, um quinteto matador de Santos/SP, que neste volume enviou o Death Metal de Lying Lord, que foi executada com toda fúria que é possível.

    Depois hora de viajar até o sul com os gaúchos de Bento Gonçalves/RS, que formam o Supersonic Brewer ( foto ao lado ) e atacam com Dead Men Make No Shadow, um Thrash Metal dos mais pesados e raivosos possíveis. E a banda se supera no decorrer da música nos solos de guitarras, que alternam velocidade com cadência com primor.

    De Belém/PA, vem a galera do Antrofedito nos proporciona aquele Death Metal sombrio de vocais guturais e trechos acelerados para se quebrar tudo em Necrophagist. E já que a ideia é sentar bordoadas sem dó, os thrashers de Fortaleza/CE, que formam o Leprous marcam sua presença com Contract Of War, cadenciada no início, mas com um ritmo destruidor na parte instrumental e vocais irados para valer. 

    Obscurecendo de vez este volume os 'blackmetallers' paulistas do Ocultan nos enviam King Of The Night Tribes, uma amaldiçoada, sinistra e violenta composição. A próxima é a banda Massacre de Limeira/SP, que entra a toda potência com seu Thrash Metal cru presente em Like A Dreams Come True. Repare no tamanho da agressividade que o quarteto desejou passar em sua participação.

    Depois, o próximo a deixar sua marca neste Endless Massacre V é o Forbidden Ideias... uma galera de Death/Grindcore de São Paulo/SP, que despejou toda sua imensa cólera sem nenhuma pieade em Conqueror. Yakuza, nome da intensa composição de uma das mais clássicas bandas do Thrash Metal Nacional, estou falando do Attomica, que pela história e categoria desta trupe de São José dos Campos/SP não tem como eles não assumirem o posto de um dos destaques deste volume.

    Com a curiosa mistura de Speed, Power e Black Metal, o Imperador Belial de São Gonçalo/RJ nos envia Black Alcoholic Vomit, que é possuidora de ares do Sodom, embora a banda necessite evoluir mais. Com um certo destaque na cena, o Psychotic Eyes cravou neste Endless Massacre V seu raivoso Thrash/Death Metal com Thronwing Into Chaos, que exibiu muito bem a proposta do trio paulista.

  

    Como o pessoal do Splatter gosta de tocar acelerando ao máximo da brutalidade que é possível e imaginável, como é o caso do quarteto Curitiba/PR Crunch Delights, eles participaram com três composições e a primeira é a Pazeres da Trituração com vocais horripilantes e muitos urros praticamente incompreensíveis. Depois com sons nojentos e estranhos temos Harrinson Faustin, que possui até alguns riffs mais bem feitos, porém sem muito a acrescentar à enfadonha composição e termina com Excisão Feminina, uma música tão violenta que é quase impossível de se entender alguma coisa. Não sou especialista em Splatter, mas ou essa galera quis soar desta maneira de propósito ou precisam evoluir bastante. 

    Ainda bem que após essa sessão de tortura, a banda seguinte da coletânea é o ótimo quinteto de Thrash Metal [maua], que passa nos vocais urrados de Bitch a dosagem correta de agressividade e solos de guitarras de linhas mais Heavy Metal e o mais curioso: eles são de Aracaju/SE, local em tese sem tanta tradição no cenário extremo, mas que se saiu muito bem, ponto para eles por vencerem todas as dificuldades que tiveram que provavelmente passar. 

    Contrabalanceando as bandas menos conhecidas, os paulistas do Nervochaos enriqueceram a coletânea com To The Death, composição destruidora que intitula o seu último álbum de estúdio ( leia resenha ). Também contando com uma boa fama, a horda Blasphemical Procreation de Juiz de Fora/MG despeja toda sua insana raiva em Satan With Me, a urrada e violentíssima décima oitava faixa do cd.

    E da cidade de Coro na Venezuela vem o Haboryn com Route Of Violence, que mesmo com todas as portas fechadas no país consegue detonar um ótimo Thrash Metal com muita categoria, aliás, eles são um dos grandes destaques do cd e prova algo que sempre observo por aqui: Heavy Metal é sem fronteiras mesmo ( entretanto, hoje estão em Vigo, região da Galícia na Espanha, para ascenderem mais facilmente ao cenário europeu ). O Hateful Carnage de Itapetininga/SP aproveita sua chance para não deixar pedra sobre pedra com o poderoso e áspero Death Metal de Letthelies Fail, que é lotado de urros, um peso esmagador e muitos solos de guitarras de qualidade. Quase no final temos Pandemic, um Thrash Metal furioso do Plague Remains, banda da cidade de Bauru/SP. Terminando este Endless Massacre V temos a pedrada Devil´s Force do Vulcano, os lendários santistas praticantes do Black Metal de qualidade.

    Dizer que nomes como o Nervochaos, o Attomica, o Vulcano ( foto ao lado ), o Ocultan são os principais destaques seria uma injustiça com os menos conhecidos, devido à estas bandas gozarem de uma respeitosa fama.

     Sendo assim, aponto como principais nomes do cd a galera do Supersonic Brewer, o Jack Devil, o Leprous e os venezuelanos do Haboryn. Vale dizer que a mescla de craques do Metal com boas promessas fizeram deste volume de Endless Massacre um cd que se deve conhecer, ainda mais para quem gosta de peneirar boas bandas do cenário extremo. 
Nota: 8,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2014

Sites: Imperious Malevolence - www.myspace.com/imperiousmalevolence,
Jack Devil - www.myspace.com/jackdevil666,
Chemical Disaster  - www.myspace.com/chemicaldisasterband,
Supersonic Brewer - www.myspace.com/supersonicbrewer,
Antrofetido - www.myspace.com/antrofetido,
Leprous - www.myspace.com/leprousbr,
Ocultan - http://www.ocultan.com/,
Massacre - www.myspace.com/massacre6,
Forbidden Ideas... - www.myspace.com/forbiddenideas,
Attomica - www.myspace.com/attomicathrash,
Imperador Belial - http://www.imperadorbelial.com/,
Psychotic Eyes - http://www.psychoticeyes.com/,
Crunch Delights - http://www.crunchdelights.cjb.net/,
[maua] - http://www.maua.tnb.art.br/,
NervoChaos - www.myspace.com/nervochaos,
Blasphemical Procreation - http://www.blasphemicalprocreation.com.br/,
Haboryn - www.myspace.com/haborynband,
Hateful Carnage - www.myspace.com/hatefulcarnage,
Plague Remains - www.myspace.com/plagueremains,
Vulcano - http://www.vulcanometal.com/.

Voltar para Resenhas