Di Lallo & Band - Dream Interpretation
13 faixas - Free Mind Records - 2009

    O guitarrista Denis Di Lallo fez história no cenário heavy/thrash metal brasileiro quando esteve tocando no Andralls no período de 1998 até maio de 2007, tempos que ele gravou com a banda os álbuns Massacre, Corruption, Destruction em 2000, Force Against Mind em 2003 ( leia resenha ) , Fastthrash Live 2003 e Inner Trauma em 2005 ( veja mais ), que fizeram muitos amantes da música pesada  bater a cabeça seja nos shows ou em casa ouvindo os cd´s. Quando ele saiu do Andralls, Denis passou dois anos começando a dar vida à este primeiro projeto solo e recrutou os músicos Thiago Grogia no baixo e Adriano Bazzoli ( ex-Alcoholicoma ) na bateria que completam o time. Assim, o "power trio" que compõe o Di Lallo & Band parte para o Audioworks Studio em São Paulo/SP e entre março e setembro de 2008 realizam as gravações das trezes músicas que fazem parte de Dream Interpretation. Já a mixagem e masterização foram realizadas no Stone Studio no Rio de Janeiro/RJ por Sidney Sohn Jr. ( que já trabalhou com Tribuzy, o próprio Andralls e Heavenfalls ) entre outubro a dezembro de 2008. Dito isso, vamos então aos comentários das músicas do cd.

    O álbum é instrumental - bem comum aos trabalhos de muitos guitarristas que ouvimos  - a faixa título Dream Interpretation abre o disco com linhas mais suaves na guitarra que deixam escapar um clima mais sombrio e viajante. On Screen que dá seqüência ao trabalho é mais acelerada, e vamos encontrar uma sonoridade mais heavy metal cheia de solos precisos e variados. Thiago e Adriano atuam recheando a base criada pelo guitarrista com ótimas inserções de baixo e bateria de modo que além de agradar o ouvinte também traz muitas surpresas. Em Jazzed, o Di Lallo & Band conta com a participação de Sidney Sohn Jr. nos teclados produzindo um ambiente mais setentista, porém, com muito metal dos nossos tempos. Mr. America inicia com um discurso  semelhante à voz de um "quase moribundo" e então Denis já entra rasgando com sua guitarra e exprime muita técnica a cada solo em mais uma faixa muito saborosa de se ouvir.

    A próxima é Hopeless com solos mais leves em meio a efeitos de aumento e diminuição de volume, até transformar-se em uma agradável e suave melodia. Quando presta-se mais atenção sente-se a veia heavy metal de Hopeless, porém, cheia de variações de ritmos, tanto que considero esta como uma forte candidata a melhor de Dream Interpretation. Clock Up The Miles já é mais pesada especialmente pelas atuações do baixista Thiago Grogia e do baterista Adriano Bazzoli que montam a alicerce com uma infinidade de ótimas notas no baixo e muitos repiques na bateria, fórmula que deixa Di Lallo livre para executar seus riffs longos e com distorções na medida certa. Com Dog In The Manger são apresentadas influências de thrash metal nas partes mais cadenciadas, mas o resultado é uma sonzeira de primeira categoria.

    A mais longa das faixas de Dream Interpretaion é Catch 22, que traz ares mais rock´n´roll e mais uma vez o trio criou uma harmonia excelente para agradar os fãs das seis cordas com muitas evoluções, mas se isso não fosse suficiente, Catch 22 traz uma atuação brilhante do batera Adriano, que nos brinda com solos virtuosos e bem jazzisticos. Designs On You é uma balada com a guitarra passando muita emoção a cada solo cheio de perícia feito por Denis Di Lallo, aliás, daqueles que devemos fechar os olhos e deixar a mente fluir. Em Black Heart temos alternações de trechos mais viajantes e elaborados com trechos mais pesados com a característica que permeia a banda: qualidade.

    Hide And Seek já exibe solos de certa forma mais  cadenciados em seu início, muitas viagens, e ainda com espaço para que o baixista Thiago Grocia toque com muita competência seu instrumento e dê o grau necessário desta música. Bench é também muito sofisticada e também cadenciada, com muitos repiques na bateria e vibrantes evoluções na guitarra, que me lembraram os momentos instrumentais do Rush no último álbum Snakes And Arrows. Barbed Wire encerra o disco com acordes um pouco mais rápidos e pesados. Nesta o trio optou por uma linha heavy rock com todos fazendo excelentes atuações que não consigo destacar um momento em especial, eles se superaram.

    Para a geração que acompanhou Di Lalllo tocando com todo o vigor do thrash metal e transformando o Andralls em uma das mais respeitadas instituições do thrash metal brasileiro, Dream Interpretation pode até ser estranho, pois não é um disco de thrash, mas em contrapartida, encontramos aqui um rock e heavy metal com passagens de jazz, fusion e outros estilos que farão os apreciadores de metal e das obras de Steve Vai e Joe Satriani ficarem satisfeitos com a sonoridade deste álbum.

Site: http://www.dilalloguitar.com e http://www.myspace.com/dilalloguitar

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2009

Voltar para Resenhas