Deep Memories - Why Do We Suffer?
8
Faixas - Heavy Metal Rock - 2022

    Douglas Martins, a mente criativa por trás da banda de Death e Doom Metal Deep Memories, disponibilizou em setembro de 2022 pela Heavy Metal Rock em cd físico - e nas plataformas digitais - o segundo álbum de seu projeto, que recebeu o nome de Why Do We Suffer?. As gravações, mixagem e masterização deste álbum foram todas realizadas por Douglas Martins no AJM Studio em Americana/SP em junho de 2022 e a sua capa que mostra um abutre em tonalidades vermelhas e pretas é da artista gráfica iraniana Agreen Paymazd em parceria com Douglas Martins esboçando a carga emocional gerada no sofrimento humano.

    Aliás, este conceito está implícito em suas letras para que o ouvinte reflita na fragilidade da humanidade diante dos desafios para viver no planeta, desafios esses em sua maioria criados pelo homem ao destruir o ambiente, ao iniciar guerras e matanças sem sentido, ao deixar milhões morrerem de fome, enfim, todas as tormentas que costumeiramente - e infelizmente - vemos todos os dias nos noticiários.

    Douglas Martins define o sucessor de Rebuilting The Future ( leia resenha ) da seguinte forma: "uma evolução criativa pode ser claramente observada nas músicas de Why Do We Suffer?, com composições mais complexas e mais cativantes, vocais agressivos que migram rapidamente para uma bela linha melódica de vozes ou para a frieza melancólica de narrações tétricas. Sua gravação e produção estão mais orgânicas e profissionais com destaque especial para o peso das guitarras e ambientação dos teclados". A partir de agora vamos conhecê-las.

   A atmosfera entristecida e introspectiva presente nos primeiros instantes de Enslaved By Reciprocity Obligation abrem o cd e essa relativa tranquilidade é rompida nos solos de guitarra ( bastante melódicos ) e nos vocais guturais em um andamento arrastado bem Doom Metal flertando descaradamente com o Gothic Metal ( nos trechos falados ) deixando assim a faixa bastante interessante. De vocais rasgados bem Black Metal e um ritmo carregado, porém, lento, a estilosa e marcante Please, Do Not Close The Coffin é deveras depressiva tanto em seus solos melodiosos e quanto em seus vocais limpos, sendo que a música merece uma conferida em sua letra. Em Get Away From Poison, o Deep Memories exibe outra composição vagarosa e consideravelmente Melódica, de vocais rasgados e lamuriantes deixando evidente seu ar de sofrimento através de sua exuberante e primorosa base instrumental, que lhe aproxima em alguns pontos do Progressivo terminando com vocais limpos bastante góticos e amplamente desanimados, tudo isso realizado através de um crescimento musical que aumenta o prazer de sua audição e que termina

    A quarta de Why Do We Suffer? é a Uncontrolled Cells Multiplication e depois de um elaborado início nos dedilhados e nos toques de bateria, Douglas Martins traz seus vocais agonizantes e caóticos, que no decorrer da música oscilam entre os rasgados e os guturais, assim como o ritmo, que se intensifica à um Death Metal Melódico resultando na mais versátil canção do cd com várias climatizações e questões em sua letra que nos fazem pensar e creio que essa tenha sido a ideia do autor. Logo depois ouve-se percussões ao fundo e com o andamento sereno, Douglas Martins apresenta Why Do We Suffer?, a canção título do disco em um clima ora gótico ( nas partes faladas )... ora Black ( em seus vocais ), que trazem uma letra que demonstra não possuir nenhuma esperança.

    Para a longa Prerogatives Or Exceptions somos conduzidos para apreciar a sua bela e melancólica harmonia até o momento em que seus vocais entrem em cena com sua aura Black Metal através de uma letra que te faz indagações sobre o nascimento de um novo ser humano neste mundo - cada vez mais complicado em que vivemos - se vale a pena sofrer tanto nele e a pergunta fica no ar sem resposta, pois, a última de Why Do We Suffer? é instrumental, todavia, antes de comentá-la enalteço o final gótico e depressivo desta sétima faixa do cd com seus vocais falados em uma base viajante e de final assustador.

    Desta forma, A Rocket To Homeland, a citada composição de encerramento do cd é esbelta, Progressiva e expande em nossas mentes as inquisições levantadas nas demais faixas do disco e a impressão que é passada é que ainda existe alguma esperança, mas, teríamos que nos mexer bastante e procurar melhorar e mudar muito o mundo.

    Realmente, conforme Douglas Martins salientou anteriormente Why Do We Suffer? é um álbum dotado de 41 minutos cativantes e envolventes, que estão divididos em sete composições verdadeiramente feitas para absorvermos suas letras e refletirmos sobre suas soluções e óbvio... procurar deixar a vida de cada um de nós melhor enquanto estamos neste plano.

    Vale dizer também que embora inicialmente o Deep Memories era apenas uma one-man-band, agora o projeto conta com o líder e criador Douglas Martins na guitarra e vocais, Ney Paulino na bateria ( Desdominus e Withblood ), Rodrigo Pereira na guitarra ( Desdominus e ex-Bloody ) e Fernando Alves no baixo e vocais ( House of Evil King Diamond & Mercyful Fate Tribute ) e levam atualmente toda a perfeição ouvida neste e no primeiro cd para os palcos em excelentes shows como o que presenciei na abertura para o Moonspell em Limeira/SP em abril deste ano ( confira matéria ).
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2023

Site: https://www.deepmemories.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/deepmemoriesbrazil
Instagram: https://www.instagram.com/deepmemoriesbrazil
Bandcamp: https://deepmemories.bandcamp.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjsxJJAIGSlioPpVPLHIjcA
Reverbnation: https://www.reverbnation.com/deepmemoriesbrazil
Soundcloud: https://soundcloud.com/deep-memories-brazil  

 

Voltar para Resenhas