Barbaria - Watery Grave
 8 Faixas - Independente - 2013

    O Barbaria é uma banda de Mogi-Mirim/SP formada em 2008, época que tocavam alguns covers de Manowar, Judas Priest e Running Wild, porém, em pouco tempo partiu para a criação de suas próprias composições trilhando um caminho que ainda não possui muitos representantes no Brasil: o Pirate Metal.

    Este primeiro cd trabalho sucede do demo Under The Black Flag ( lançado em 2011 e que teve uma bela aceitação da crítica ) foi gravado no SIMC Music em Piracicaba/SP, com produção de Tiago Sega entre outubro de 2012 e janeiro de 2013, nesta época, a formação da banda era o capitão Draco Louback nos vocais, o imediato Marcelo Louback na guitarra, além dos piratas Carlos Veraat no baixo e Fernando Piaseck na bateria.

    Atualmente, o Barbaria conta com três membros pinhalenses na tripulação, a saber: Murilo Barim no baixo, Renan Toniete na guitarra e Marcelo Niero na bateria junto aos irmãos Louback. E com a sequencia de shows pela região que eles realizam, garantiu a banda um número grande de seguidores e isso já rendeu aberturas para nomes como o Massacration em Mogi Guaçú/SP ( relembre como foi ), Angra em Itapira/SP ( confira matéria ) e Paul Di Anno em Itapira/SP ( confira aqui ). Isso sem contar as participações no Thorhammerfest em São Paulo/SP ( leia aqui ), o 1º Pinhal Rock Music Festival ( confira cobertura ) em Espírito Santo do Pinhal/SP, a Festa Medieval em Campinas/SP ( saiba como foi ) e mais recentemente no Valhala Metal Festival em Itapira/SP ( clique aqui para relembrar ), entre outros, mas vamos ao cd.

    Após uma melodia típica de piratas, a guitarra de Marcelo Louback entra rompendo e traz os vocais de Draco Louback em Blackbeard, que é possuidora de um refrão que te inspira a cantar com a banda. Depois com a guitarra de Marcelo Louback trazendo um solo de alto nível, temos a cadenciada The Piper com os vocais graves de Draco Louback, que no seu decorrer, juntos ao ritmo proposto tecem um convite para a participação de quem a ouve. Destaque para os solos de guitarra e a cozinha de Carlos Veraat e Fernando Piaseck ( baixo e bateria, respectivamente ). Com todos a bordo e sons de um navio ao mar, Bucanneers prossegue Watery Grave com a sua pegada única e formidavelmente cativante, tanto que para confirmar, basta olhar s pilhagens sonoras que a combinação de baixo, bateria e guitarras fazem em você.

    A composição título  do cd, Watery Grave, é iniciada ao som de trovões e um ritmo cadenciado de guitarra para que sejamos expostos a um Heavy Metal influenciado por gente do naipe de Grave Digger, Running Wild e Accept e mais uma vez, sente-se a vontade em cantar seus versos com os músicos.

    Na seguinte, The Flying Dutchman, desde que ouvi pela primeira vez gostei muito e cobro sua execução ao vivo para a banda, veja porque: começo sombrio com dedilhados e vocais falados que tornam esta letra sobre a maldição do navegante holandês perfeitos, que continuam em linhas cadenciadas e harmoniosas muito bem vocalizadas por Draco Louback. Linhas essas, que explodem em um vigoroso solo de guitarra de Marcelo Louback.   

    Título do primeiro EP e indispensável nos shows pelo se incrível 'punch' Under The Black Flag é a sexta de Watery Grave e o crescente que a música apresenta em seu decorrer junto aos vocais nervosos de Draco Louback a elevam entre as melhores da bolachinha, confirme ouvindo atentamente o acelerado e empolgante trecho final da faixa. Com riffs de guitarra no melhor estilo Heavy Metal oitentista, Cuthroad Island é exibida com todo primor pela banda, com destaque para a condução do baixo de Carlos Veraat e da bateria de Fernando Piaseck, que dão mais vida aos graves, envolventes e fortes vocais de Draco Louback. Fechando este ótimo cd de estreia temos Merciless com seus profundos solos de guitarras, que ganham uma bela quantia de aceleração e só param quando o vocalista começa a cantar seus versos. Vale dizer também que seu ritmo contagiante te faz quere ouvir tudo novamente.

    Com um álbum tão bom nas mãos, o crescimento que o Barbaria está conseguindo no cenário é até fácil de se entender. E com o novo line-up praticamente estabilizado essa trupe está pronta para navegar e pilhar conquistas cada vez maiores, além de sempre compartilhá-las com seus fãs. Não se assuste caro leitor(a) se ao ouvir Watery Grave você começar a cantarolar suas composições e ficar com grande vontade de (re)assisti-los ao vivo. Em tempo, ficou curioso pelo cd? Então visite o Soundcloud da banda e baixe suas músicas.
Nota: 9,5.

Sites:  http://www.facebook.com/barbariaofficial, https://soundcloud.com/barbariaofficial
e http://www.youtube.com/user/BarbariaOficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2014

Voltar para Resenhas