ThorHammerFest 6 - Parte 1
Com: Sigfadhir, Barbaria e Pagan Throne
Sexta-feira, dia 4 novembro de 2012
no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

    ThorHammerFest, o maior festival de Folk/Viking/Pagan Metal do Brasil teve inicio em sua sexta edição, no último dia quatro de novembro e com o cancelamento da dos argentinos Einher Skald alguns dias antes do festival, o evento transformou-se em 100% Metal Nacional, com a participação das bandas Sigfadhir, Barbaria e Pagan Throne.

    O público do festival, infelizmente foi uma decepção, porém os que que prestigiaram o evento tiveram praticamente um show particular, o que claramente gerou um "sangue no zoio" adicional nas bandas participantes.

    Como em vários shows de Folk tivemos antes das bandas uma encenação de demonstração de batalhas com a Ordo Draconis Belli, que encenou ao som de Turisas, já que eles estão vindo ao Brasil e mereciam esse destaque em um festival Folk. Claro que o público delira com as batalhas e com os sacrifícios nas mortes nesta arte cênica.

Sigfadhir

    A primeira banda a subir no palco foi a Sigfadhir formada por André Frekihugr ( vocais, gaita de fole, harpa de boca, tambor, flauta ); Victor Maldonado e Fenris Fenrir ( guitarras ); Felipe Malavazzi ( baixo ) e Dubh Vandræðaskáld ( bateria ). Já tocaram a introdução Galdra seguida por Dawn Of Death, já mostrando o belíssimo trabalho da banda.

    Depois, I Kamp Med Kvitekrist um cover dos noruegueses do Isengard, foi esplêndido. Words Of Man seguiu na mesma linha Viking Metal que a banda toca e com um belo cover para Roman Land, da banda Falkenbach continuou deixando todos da plateia bem atentos e apreciando uma nova banda no cenário que vai construindo seu espaço.

    O término da apresentação veio com Into The North e a finalização com Lobos, uma música cantada em português e ambas estarão no próximo trabalho da banda, a ser lançado em 2013, inclusive a última será o título do álbum. Uma prova  que a banda vem encontrando sua identidade musical trazendo seu toque pessoal bem pesado e interessante mesclando com as suas influências, resultando num Heavy Metal de muita qualidade.

    Ponto positivo o Sigfadhir, que tem uma boa presença de palco, sempre agitando e no caso da apresentação no Manifesto contagiou a todos e sendo uma nota 10 para a primeira apresentação do festival se fossemos avaliar nesse sentido.

Set List Sigfadhir

1 - Galdra
2 - Dawn Of Death
3 - Blood Of Glory
4 - I Kamp Med Kvitekrist (Isengard cover)
5 - Words Of A Man
6 - Roman Land (Falkenbach cover)
7 - Into The North
8 - Lobos

Barbaria

    Chegava a hora de rever os bárbaros da bela cidade de Mogi-Mirim/SP, interior de São Paulo, onde já os tinha visto na abertura do Paul Dianno ( confira como foi ) e um show arrasador no 1º Pinhal  Rock Music Fest ( confira cobertura ), a banda Barbaria, que claramente é influenciada pelo Running Wild sobe ao palco e começa mandando Legions Forgotten By The Gods, seguida por Bucanneers, claramente o nervosismo da banda era sentido por todos, sendo aquela que foi a primeira apresentação em São Paulo ( o que espero de muitas!!! ) quando a banda se solta em Merciless, a banda começa então a fazer o show contagiante que todos conhecemos.

    O profissionalismo, vontade e presença de palco da banda pula aos olhos e contagiaram a todos e sua homenagem ao grande pirata Barba Negra, Black Beard já fez todos cantarem o refrão e quando Draco, o vocalista do Barbaria, oferece o tradicional rum a plateia, ali o público já estava ganho. Completando a banda temos Marcelo Louback ( guitarra ), Carlos Veraart ( baixo ) e Anderson Moraes ( bateria ).

 

 


    Após apresentar a banda e mencionar que deixaram seu barco atracado no Tietê, a banda manda The Flying Duthmann, seguido pelo hino de sua primeira cd demo, que foi distribuído e bem disputada por todos da plateia, o hino da banda, Under The Black Flag, que certamente estará em seu debut oficial em fase final de gravação que deverá ser lançado no começo de 2013.

    Finalizaram com uma versão matadora de um clássico do Grave Digger Rebellion que claro.... fez todos os presentes cantaram a versão finalizando outra grande apresentação da banda.

    Uma nota particular: tenho coberto vários shows nacionais e internacionais pelo Rock On Stage, e claramente o Barbaria está entre os dez melhores shows de Heavy Metal que temos hoje em dia no Brasil. Eles realizam mesmo uma apresentação fenomenal, concluo dizendo que o Barbaria tomou São Paulo, digamos assim, fincando sua bandeira no Manifesto Rock Bar.

Set List Barbaria

1 - Intro
2 - Legions Forgotten By The Gods
3 - Buccaneers
4 - Merciless
5 - Black Beard
6 - The Flying Dutchmann
7 - Under The Black Flag
8 - Rebellion ( The Clans Are Marching Grave Digger cover )

 

Pagan Throne


    Pela primeira no Manifesto também, chegava a hora do Pagan Black Metal do Pagan Throne encerrar o evento. Divulgando seu álbum, o excelente The Way To The Northern Gates, e com um visual bem interessante com sua proposta, após a intro For The Battle, a Black Hordes já deixava os poucos valentes - que ficaram até o final - terem mais uma apresentação brutal dos músicos Rodrigo Garm  nos vocais, Raphael Ribeiro na guitarra, Eddie Torres  no baixo e Alexandre Daemortiis na bateria.

    Countness Of Night, definiu o poder sonoro dos cariocas, matadores, e ao ver o pequeno público, falei "mas que merblaine", com um cast desse, isso mereceria estar "sold out" e o Pagan Throne nos brinda com Trial Of The Gods seguida por Ritual, sendo essa extremamente agressiva e a música que mais gostei de toda a apresentação, já que desconhecia o trabalho da banda.

    Nesta hora tivemos um sério problema com o amplificador do guitarrista, que demorou um certo tempo para ser corrigido para então essa baita música pudesse ser executada como uma grande composição exige.



    Como o tempo já se estendia e visivelmente todos estavam cansados, Northern Forests deu fim a apresentação, embora quase a totalidade quisesse continuar curtindo o excelente som do Pagan Throne a maestria a apresentação dos cariocas. A banda está terminando a gravação de seu novo single e deverá ter um grande show de lançamento que essa banda merece, e se tudo correr bem e se fomos convidados, o Rock On Stage estará no Rio de Janeiro prestigiando esse lançamento.

    Em suma, três grandes bandas, até de certa forma não conhecidas pelo público, mas quem foi teve uma excelente mostra da qualidade sonora que temos no nosso país.  Três bandas obrigatórias para conhecer e apoiar, pois essas trinca tem muito mais qualidade que muitas bandas gringas que muita gente paga pau e são totalmente desconhecidas lá fora, entretanto, exaltadas aqui no Brasil. Parabéns Sigfadhir, Barbaria e ao Pagan Throne pelos seus grandiosos shows no ThorHammerFest 6 e que venha a segunda parte.

Texto e Fotos Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Cecil Forlenza
pela atenção e credenciamento.
Dezembro/2012

Setlist  Pagan Throne

1 - For The Battle (intro)
2 - Black Hordes
3 - Countess Of Night
4 - Trial Of The Gods
5 - Ritual
6 - Course Of The Old Domain
7 - Northern Forests

 

Galeria de fotos do ThorHammerFest 6 com: Sigfadhir, Barbaria e Pagan Throne no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

Ordo Dracronis Belli no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sigfadhir no ThorHammerFest 6 - Parte 1no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Barbaria no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Pagan Throne no ThorHammerFest 6 - Parte 1 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

Voltar para Shows