Nenhum de Nós - 35 Anos
Cubo Play em Porto Alegre/RS
Sábado, 28 de Agosto de 2021

    A conceituada banda gaúcha da capital Porto Alegre conhecida como Nenhum de Nós realizou sua primeira livestream aberta com vendas para os fãs de acesso para a transmissão, após alguns eventos corporativos no ano anterior. E a apresentação realizada na plataforma Cubo Play, a qual fui convidado pela assessoria de imprensa da banda para conferir aconteceu às 21hs do sábado 28 de agosto de 2021, onde a banda formada há 35 anos por Thedy Corrêa nos vocais, Carlos Stein e Veco Marques nas guitarras, Sandy Homrich na bateria e João Vicenti nos teclados e acordeom - mesmo neste formato distante dos fãs - demonstrou a mesma contagiante empolgação de sempre de seus shows presenciais, que contou novamente com o baixista convidado Estevão Camargo.

    Lembrando da música Extraño, posso cravar com total segurança que é estranho para nós todos ver uma banda ao vivo neste formato, por mais 'lives' que já tenham acontecido no período que este maldito vírus mudou todos os nossos antigos costumes; entretanto, com o andamento da vacinação mantemos a esperança para que em breve possamos ver bandas como o Nenhum de Nós nos palcos novamente juntos de nossos amigos e amigas.

    Nestes 35 anos de sua trajetória rica em sucessos, o Nenhum de Nós nos brindou com 17 álbuns, 03 DVD's e 02 EP's, além de ter realizado mais de 2300 shows pelo Brasil e países vizinhos, sendo que esta apresentação em especial contou com fãs de cidades como Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, Natal, Porto Velho, Teresina e Recife, além de muitas do interior do país como Bady Bassitt, Parauapebas, Santana da Parnaíba, Bezerros, Marabá e acrescento a minha Espírito Santo do Pinhal/SP, afinal, eu também estava ligado em casa em cada detalhe do show da banda, porém, outros fãs fora do Brasil de lugares como Yonkers, Torrance, Hayward, Miami, Chicago e Houston ( E.U.A. ), Almada ( Portugal ), Frankfurt, Melle e Norderstedt ( Alemanha ) e Surrey ( sudoeste da Inglaterra ) também... sintonizaram sua TV, computador, tablet ou celular na Cubo Play e foram expostos à 1h30min de toda a harmonia e energia positiva que as músicas dos gaúchos são detentoras.

    E pontualmente às 21hs, a banda já se encontrava no palco escolhido ( e obviamente não revelado ) com todas as câmeras apontadas para eles, bem como todos instrumentos corretamente equalizados e de forma direta começaram a apresentação com a Paz e Amor ( que estamos precisando demais neste momento no país ) com o baterista Sandy Homrich colocando o motor para funcionar sendo seguido pelos demais nesta eletrizante e lindíssima canção título do disco Paz e Amor de 1988, que mesmo em casa cantamos seus versos com Thedy Corrêa como se estivéssemos juntos em um show, e isso, sem contar as imagens no telão atrás da banda interagindo com os versos da música.

 

    Mantendo o clima de paixão no ar, a segunda da noite foi Amanhã ou Depois do álbum Histórias Reais, Seres Imaginários de 2001 em que percebemos a alegria do vocalista sendo passada até nós através dos tablets, computadores, TV's ou celulares, além de contemplar também o solo magnífico no acordeom feito por João Vicenti.

    Antes de tocarem a próxima, Thedy Corrêa vai ao microfone para o tradicional "Boa Noite" e complementa dizendo sobre o imenso prazer para o Nenhum de Nós estar conosco pela plataforma Cubo Play. Informa também que este show deu a largada para as comemorações dos 35 anos da banda, comenta das cidades e países ligados no evento, além de agradecer a todos e que está nervoso em tocar sem ver o rosto dos fãs. E sim... conforme ele disse... neste sábado... nós nos programamos para assistir a apresentação ao vivo mesmo, nada de esperar para ver depois... a graça do negócio está em ver na hora, mesmo podendo assistí-la novamente ou posteriormente. Dito isso, hora de Eu Não Entendo, outra do Histórias Reais, Seres Imaginários que trouxe solos serenos e belos feitos pelo guitarrista Vecho Marques.

    A rápida Ao Meu Redor prosseguiu o set em uma linhagem bastante Rock'n'Roll consideravelmente contagiante e solos relativamente descompromissados feitos por Carlos Stein até que aceleram o seu ritmo no final nesta composição do álbum autointitulado de 1992.

    Em uma nova conversa com o público sobre memórias e lembranças da banda, que vão colocar na Live, Thedy Corrêa comenta qual foi o momento marcante que mudou a carreira da banda, e aí enfatiza que foi o primeiro disco acústico, o primeiro de uma banda de Rock no Brasil, e assim, lembra da canção que fixou este momento com Carlos Stein e Vecho Marques nos violões, João Vicenti no acordeom e ele cantando com muita emoção garantindo uma versão bastante intimista de Diga a Ela ( gravada no álbum Acústico Ao Vivo de 1994 ), que foi encerrada com simplicidade nos assovios.   

    Por conta das restrições da pandemia, os músicos mantiveram por todo o show uma distância entre eles, e com o vocalista Thedy Corrêa com um violão nas mãos tocaram a canção Último Beijo do Contos de Água e Fogo lançado em 2011, que teve formosos solos de Vecho Marques com sua Gibson vermelha e toda a dedicação de Thedy Corrêa nos versos, que novamente fomos inspirados a cantarolá-los com eles.   

    É diferente para nós não podermos ouvir os gritos ( e gritar!!! ), os assovios ( e assoviar!!! ), erguer os punhos e olhar para o lado e ver os outros fãs fazendo o mesmo, e mais ainda para os membros da banda, porém, quando o clássico Sobre o Tempo ( presente no álbum Extraño de 1990 ) entrou em cena com imagens da história do Nenhum de Nós no telão ao fundo, não tem jeito, a vontade é de pular no quarto e cantar à plenos pulmões com o quinteto e basicamente foi o que eu fiz e certamente muitos outros também.

    Antes da próxima música, o depoimento de Frederico Lima comentando sobre o aniversário da banda e bastante animados, o Nenhum de Nós exibiu a canção Uma Vida Ordinária ( essa registrada no recente EP Doble Chapa, que foi lançado em 2018 ). Outra das antigas... a carismática Extraño ( título também do terceiro disco de estúdio de 1990 ) e seu romantismo foi enviado até nós seja nos vocais ou nos solos de acordeom de João Vicenti. Na hora dos solos de guitarra, Carlos Stein deposita toda sua categoria e nos traz solos de primeira como adoramos sentir e ver.   

    Outro depoimento foi exibido, e este foi da poetisa Martha Medeiros, que enviou um poema seu para a banda e que foi transformado na música Feedback do Pequeno Universo de 2005, que teve as modificações necessárias para se tornar o hit que foi. E nesta noite foi tocada começando mais devagar no violão, nos teclados e principalmente na voz de Thedy Corrêa, quase como uma balada... entretanto, pouco depois ganha uma vibrante energia nos fazendo abrir um sorriso de satisfação.    

    Thedy Correa nos explica sobre os vídeos; sendo que o primeiro contou com o uruguaio Frederico Lima parceiro na composição de várias canções com a banda e posteriormente, sobre a Martha Medeiros que foi a parceira de Feedback.

    Em seguida, comenta que ligação da banda com a Música Latina de nomes como Fito Paes, Gustavo Cerati e também de músicos no Brasil como Edgar Scadurra e da divisão de palco com Kleiton e Kledir até chegar na homenagem ao Clube da Esquina e anunciar a composição de Lô Borges na versão do Nenhum de Nós para a Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, que apareceu no Acústico Ao Vivo 2 de 2003 e teve direito neste sábado a Carlos Stein em um tipo de Lap Steel Guitar trazendo as atenções para seu solo, mesmo com Thedy Corrêa cantando com toda sua garra.

    Logo após a rápida troca de instrumentos, o Nenhum de Nós nos colocou diante de outro de seus hinos mágicos com a lindíssima Julho de 83 ( outra do excelente Histórias Reais, Seres Imaginários ) com imagens no telão nos remetendo a itens dos anos 80 evidenciando o momento romântico proporcionado pela banda, seja neste show ou em nossa história de vida, ainda mais com uma letra que está sempre na ponta da língua. Com dedilhados, eles exibiram neste ponto do set a intimista Foi Amor causando uma tranquilidade e uma dramaticidade bastante grande nesta música do disco Sempre é Hoje de 2015, que durou até que Vecho Marques na guitarra e Sandro Homrich na bateria juntos iniciassem a Você Vai Lembrar de Mim, outra do Paz e Amor que depositou seu feeling único demonstrando a grandiosidade das músicas do Nenhum de Nós em qualquer parte de sua extensa carreira e reafirmo... como isso nos faz bem, sendo que não tem como ver e ouvir não cantar com eles... mesmo que sozinho em casa.

    Depois desta imersão apaixonada, João Vicenti comandou em seu acordeom a adrenalina contida em Vou Deixar que Você se Vá com seus ares do sul do país, que além de salientar Thedy Corrêa se mexendo mais pelo palco ao cantar destaco também os solos feitos por Vecho Marques na guitarra nesta criação para o disco Mundo Diablo de 1996. E esta movimentação notada por mim foi também comentada pelo vocalista, que ressalta as limitações ainda sofridas por todos nesta pandemia, a importância da vacinação e convoca o baterista Sady Homrich para comentar da cerveja patrocinadora desta Live.

    Alegres, eles comentam algumas curiosidades sobre a banda e também que como todo jovem eram idealistas, e mesmo tantos anos passados eles ainda querem mudar o mundo com o poder da música. Dito isso, o sucesso Camila, Camila nos impacta mais uma vez e infelizmente, sua letra ainda se mostra demasiadamente em voga nos dias atuais. E como foi bom rever ( mesmo que distante do palco e pela TV ) o Nenhum de Nós tocando este clássico dos primórdios de sua existência, afinal, esta é proveniente do primeiro registro autointitulado de 1987.

     Mesmo com 35 anos nas costas, o Nenhum de Nós ainda está firme e forte como um bando de garotos, porém, prontos para nos apresentar novas composições e desta forma Hey, Buda! teve Thedy Corrêa novamente com o violão nas mãos para criação bastante interessante e de uma linhagem Rock'n'Roll muito bacana toda estilizada com um alto astral emblemático altamente inspirado pelo Beatle George Harrinson. Explicando sobre música, Thedy Corrêa quer que nós possamos ter a energia para sair deste triste momento e que possamos encontrar o equilíbrio emocional. Complemento que enquanto tivermos músicas como estas e artistas como o Nenhum de Nós em atividade, este duro caminho será mais ameno e com muita motivação ao enfrentar sua travessia.

    Na parte final do show tivemos a graciosa Dança do Tempo do Pequeno Universo para dançar, abrir um sorriso ou tomar uma cerveja devidamente feliz com suas letras e melodias, que foram permeadas com a imensa voltagem da banda no palco do Cubo Play. E desta maneira Thedy Corrêa agradece nossa presença ( à distância ), pelo carinho e apoio nos 35 anos, agradece à produtora Lado Inverso, aos patrocinadores da Live, toda a equipe da Cubo Play e se despedem com a memorável O Astronauta de Mármore, versão de Starman, que nesta noite de sábado foi simplesmente brilhante e muito mais intensa, se comparada com a vez que vi a banda ao vivo em Jacutinga/MG ( relembre como foi ), pois, esta foi calcada no padrão que eles homenagearam David Bowie no disco Cardume de 1989.

    Assim, se reúnem para um abraço, as despedidas finais e os aplausos da equipe presente pelo resultado atingido. Enquanto não são possíveis os shows presenciais, conferir uma apresentação tão formidável de uma das melhores bandas do Rock Brasileiro como o Nenhum de Nós é o que podemos fazer, porém, basicamente foi a transmissão de um DVD ao vivo devido à tenacidade da equipe de produção e da alegria da banda ao exibir seus clássicos para nós.

Texto: Fernando R. R. Júnior
Fotos: cortesia de Tânia Meinerz
Agradecimentos Ana Paula Silveira

pela oportunidade e convite

Setembro/2021

Set List Nenhum de Nós

1 - Paz e Amor
2 - Amanhã ou Depois
3 - Eu Não Entendo
4 - Ao Meu Redor
5 - Diga a ela
6 - Último Beijo
7 - Sobre o Tempo
8 - Uma Vida Ordinária
9 - Extraño
10 - Feedback
11 - Um girassol da cor do seu cabelo - (Lô Borges cover)
12 - Julho de 83
13 - Foi Amor
14 - Você Vai Lembrar de Mim
15 - Vou Deixar que Você se Vá
16 - Camila, Camila
17 - Hey, Buda
18 - Dança do tempo
19 - O Astronauta de Mármore

Voltar para Shows