Nasi - Perigoso
Sábado, 17 de agosto de 2013 no Capitão Black em Itapira/SP

    Famoso pelos anos que liderou o Ira!, o vocalista Nasi se apresentou pela primeira vez em Itapira/SP no ótimo Capitão Black. O lugar não é muito grande, mas aproxima significativamente os fãs do artista, em um clima realmente de 'Pub', como comprovei meses atrás ao assistir outro grande ícone do Rock Nacional que se apresentou na casa, o Marcelo Nova ( confira matéria ). Nasi veio até Itapira para mais um show da turnê do álbum Perigoso, o seu terceiro cd solo.

    No tempo que antecedeu o show, o Capitão Black foi ganhando um público maior e a maneira que o tempo passava, aumentava a vontade por ver a banda no palco, mas o show só foi começar por volta da meia noite ( conforme o programado ), bom que deu para ouvir alguns clássicos do Rock enviados pelo DJ residente da casa e também conversar com os amigos.

    Eram por volta da meia noite quando Evaristo Pádua na bateria, Andre Youssef nos teclados, Nivaldo Campopiano na guitarra e a lenda Johnny Boy adentraram no palco para que então Nasi desse início ao show com Por Amor, um Rock agitado do seu álbum Vivo na Cena de 2010, de onde foi escolhida a segunda do set com Aqui Não é o Meu Lugar e seu estilo mais sujo. Ambas canções solo de Nasi fizeram os fãs presentes no Capitão Black balançarem e se divertirem, mas foi quando relembrou do Ira! com Tardes Vazias, que a o público se emocionou para valer mesmo. 

 

    O vocalista prometeu um show bem Rocker, disse que a primeira vez dele em Itapira e que estava muito feliz por isso. Ele comentou também dos seus tempos à frente do Ira! e da importância das músicas que foram gravadas nos anos 80, mas não só por sua ex-banda, mas também por nomes como o Legião Urbana e Capital Inicial, e assim tivemos Música Urbana em uma versão bem mais Rock´n´Roll que a original. Vale dizer que a competente banda de Nasi garantia essa linhagem mais Rock´n´Roll que ele aplicou em todo o seus show.

    Em seguida, o vocalista avisa que está divulgando o seu mais recente cd intitulado Perigoso ( de 2012 ) e com Tudo Bem, uma regravação do Garotas Suecas prosseguiu com a apresentação em um Rock até que pesado para os padrões do Nasi e que contou com um solo muito vibrante feito por Nivaldo Campopiano em sua guitarra. Johnny Boy realizou um solo em seu baixo daqueles que somente mestres como ele sabem fazer e recebemos os versos de Rockxixe do Raul Seixas para um belo aumento na felicidade que estávamos sentido, e aí caro leitor(a), como era de se esperar todos cantaram com força a versão de Nasi para este clássico do Rock Nacional regravado no álbum Vivo Na Cena, que teve uma execução muito boa.

    Mantendo o clima 'Raulseixista', Nasi apresenta mais uma de suas memoráveis canções com As Minas do Rei Salomão cuja versão foi gravada no álbum Perigoso, praticamente não é preciso dizer a galera gostou, ainda mais com o estilo Bluesado que eles aplicaram na música.

    A próxima do set também era do novo trabalho e assim Feitiço da Rua 23 exibiu linhas oitentista New Wave com Nasi cantando bem mais intimista em meio aos solos distorcidos de guitarra. O sucesso Girassol dos tempos do Ira! voltou a emocionar os fãs mais antigos e nesta o tecladista Andre Youssef trouxe o Rock´n´Roll 'cinquentista' ao palco do Capitão Black, que continuou com a recente Dois Animais na Selva Suja da Rua, gravada por Erasmo Carlos e que foi bastante tocada nas rádios e Nasi sabiamente a dedica às belas mulheres presentes na casa. Isso resultou em gritos de "Nasi...Nasi...!!!" e com a plateia nas mãos tivemos o sucesso Eu Quero Sempre Mais ( outra do Ira! ). Então ele avisa que tocaria uma música gravada por uma banda que gosta muito, o Titãs, assim a dica para Epitáfio foi dada, e ouvimos uma versão onde a guitarra recebeu mais ênfase.

    Nesta apresentação em Itapira, Nasi realizou um set list embasado mais em clássicos variados de vários nomes do Rock Brasil 80 e menos composições de sua carreira solo e do Ira!, uma escolha que provou-se acertada, pois para aqueles que queriam mais sons de sua ex-banda, certamente ficaram felizes ao relembrarem músicas como a seguinte O Tempo Não Para do Cazuza.

   Entretanto, a canção Só Poderia Crer antecedeu um dos hinos históricos do Rock Brasileiro e que jamais pode faltar em shows seja do Ira! ou de Nasi, pois o clássico Envelheço Na Cidade botou todos para curtirem com muita alegria cada um seus riffs e cantarem juntos com o vocalista seus versos rendendo em seguida muitos gritos de "Nasi...Nasi..." pelos presentes, que ficaram devidamente extasiados e energizados.

    Agradecendo pela oportunidade e também ao calor dos fãs de Itapira chega a hora da segunda pedrada na sequencia para que ninguém possa vir a dizer: "o show foi bom, mas faltou aquela...", afinal show de um ex-Ira! como o Nasi não será completo sem o mega-hit Núcleo Base, que teve sua execução tão boa quanto antigamente fechando com primor a primeira parte do set.

    Na volta para o bis, Nasi nos mostrou um pouco do que fazia em seu outro projeto solo: o Nasi e Os Irmãos do Blues e iniciou daquela forma suingada dos Blues que nos convidam a dançar e foi isso que eu e muitos fizemos, dançamos ao som de Blues do Assobio ( gravada no álbum Uma Noite com Nasi e os Irmãos do Blues de 1993 ).

    E quando se ouve um Blues, a alma é tocada por suas notas e então Nasi vai fundo com a sua versão para Hoockie Cookie Man, um dos clássicos máximos do estilo que foi muito bem acompanhado por sua banda e óbvio nos causou um imenso contentamento ao conferir tal canção ao vivo vocalizada com todo o feeling que é necessário pelo cantor.

    Sem esquecer de suas origens mais Punk Rock, Nasi também incluiu neste bis um tempo para tocar Should I Stay Should I Go do The Clash, que também agitou bastante a galera do Capitão Black e encerrou este excelente show com Bebendo Vinho, uma outra de suas grandes canções dos tempos do Ira!.

    Depois disso, o vocalista recebeu a maioria dos presentes para um rápido Meet & Greet e a festa prosseguiu com a apresentação da banda Árvores de Carvalho, que realizou um show repleto de vários covers de nomes como Pearl Jam, Alice In Chains, Soundgarden e muitos outras.

    Saldo final, mais um grande show muito bem organizado em Itapira e esperamos o retorno de Nasi no interior novamente, pois poderia definir o cantor e seu espetáculo fazendo uma analogia com os títulos de seus dois últimos álbuns de estúdio: muito bem vivo na cena e devidamente perigoso.

 

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos para a Equipe da Festa Rock Produções
pela atenção e credenciamento.
Agosto/2013

Set List do Nasi

1 - Por Amor
2 - Aqui Não É Meu Lugar
3 - Tarde Vazia
4 - Música Urbana
5 - Tudo Bem
6 - Rockxixe
7 - As Minas do Rei Salomão
8 - Feitiço da Rua 23
9 - Girassol
10 - Dois Animais Na Selva Suja da Rua
11 - Eu Quero Sempre Mais
12 - Epitáfio
13 - O Tempo Não Para
14 - Só Poderia Crer
15 - Envelheço Na Cidade
16 - Núcleo Base
Bis
17 - Hoockie Cookie Man
18 - Should I Stay Should I Go
19 - Bebendo Vinho

Clique aqui e confira uma galeria de fotos do show de Nasi no Capitão Black em Itapira/SP

Voltar para Shows