Marcelo Nova
Sexta, dia 10 de maio de 2013
no Capitão Black em Itapira/SP

    Marcelo Nova é um músico baiano que ficou conhecido nos anos 80 quando liderou o Camisa de Vênus, banda que cravou vários sucessos no Rock Brasileiro de um jeito despojado, irônico e "metendo o dedo na ferida". Depois, com o fim do Camisa de Vênus, Marcelo Nova gravou um álbum com Raul Seixas, o excelente A Panela do Diabo e com a perda do parceiro, partiu para uma frutífera carreira solo e até retornou com o Camisa de Vênus, mas foi uma reunião que durou pouco. Pela sua inquietude natural e com seu estilo contrário aos modismos da sociedade, Marceleza ficou conhecido como "O Último dos Moicanos" ( que deu nome também a uma tour que ele realizou no passado ) e pela primeira vez esta lenda viva do Rock Brasileiro estava se apresentando em Itapira/SP.

    Já tive a oportunidade de acompanhar shows do Marcelo Nova por duas vezes em Espírito Santo do Pinhal/SP ( confira resenha da segunda vez ) e também em Limeira/SP no ano passado em pleno dia mundial do Rock ( simplesmente sensacional ), e todos com a dosagem do melhor Rock´n´Roll, que ele gosta de realizar.

    Desta vez o lacônico herói está divulgando o seu novo lançamento 12 Fêmeas, que é o primeiro disco de estúdio desde 2005 ( tempos que saiu o Galope do Tempo ) e o sucessor do excelente álbum ao vivo Hoje no Bolshoi. O local escolhido para o show foi o interessante Capitão Black, casa que olhando de fora parece ser pequena, mas conta com um ótimo espaço e aquele ambiente no melhor estilo de um 'pub', que deixou os fãs bem próximos do show.

    O show começou atrasado em virtude da dificuldade que Marcelo Nova e banda tiveram para sair de São Paulo/SP e também por um acidente na estrada. Quando chegaram no Capitão Black ainda tinham que passar o som, o que demorou um pouco mais ainda para o início do espetáculo e curiosamente esses tipos de fatos estão ( de certa forma ) muito bem relatados na letra de Chamam Isso Rock´n´Roll, canção gravada pelo Camisa de Vênus, que narra epopeias reais como esta que aconteceu esta noite.

    Bem, com as portas finalmente abertas, os fãs adentraram o Capitão Black e por volta da 00:30, eis que recebemos Drake Nova na guitarra, Leandro Dalle no baixo, Célio Glouster na bateria e o irreverente Marcelo Nova nos vocais e guitarra. Antes de começar a comentar sobre o show, quero ressaltar que Marcelo Nova em todas suas apresentações cria novas versões e arranjos para suas músicas deixando assim cada show com uma marca única.

    Pois bem, o show começa com O Fantasma de Luis Bruñel, do citado Galope do Tempo em um ritmo mais distorcido, que mostrou os Nova solando suas guitarras com muito vigor e fazendo a alegria dos fãs ao ver Marceleza no palco. Depois tocam Faça A Coisa Certa, do disco A Sessão Sem Fim de 1994, que trouxe um andamento Rock´n´Roll dos bons e fez a galera berrar "bota pra fudê..." e ele sorridente nos diz: "esse é meu grito!!!", mas o vocalista como um maestro dita o jeito da música e a continua em um ritmo lento, para nossa surpresa.

    Após bradar um "Boa Noite Itapira..." ele complementa dizendo: "essa é uma canção que eu escrevi em 1912..." e retomando os anos do Camisa de Vênus recebemos Só O Fim, em uma versão que foi um verdadeiro Blues elétrico, que pude perceber como Drake Nova sola sua guitarra para orgulho do pai Marcelo. No final, o vocalista solta um sonoro "obrigado!!!", nos pergunta se estamos preparados para uma noite de muito Rock´n´Roll e óbvio... os fãs respondem positivamente e pedem por várias músicas, mas ele responde: "vou tocar o que eu quiser...", que seria até arrogante se o músico no palco não fosse Marcelo Nova, que também já foi chamado de "o nervo exposto".

    Em shows de nomes como Marceleza, os fãs cantam a maioria das músicas e na seguinte, Coração Satânico - outra do álbum A Sessão Sem Fim - executada em um estilo de puro Blues pesado, que mostrou uma perfeita sincronia da banda, lembrando que na hora dos solos, mais uma vez o destaque vai para o garoto Drake Nova.

    Ao anunciar a próxima Marcelo Nova enfatiza que foi gravada no álbum Duplo Sentido do Camisa de Vênus com o amigo Raul Seixas e desta forma tivemos a espetacular Muita Estrela, Pouca Constelação, que foi efusivamente cantada pelos fãs e o interessante é perceber como após tantos anos, a letra desta música ainda permanece atual.

    O show prossegue com mais uma desta fase com Raulzito, com o hit Best Seller, gravada no clássico A Panela do Diabo de 1989, que passou toda sua energia Rock´n´Roll aos presentes no Capitão Black e aumentou ainda mais a felicidade de cada um. Em seguida, Marcelo Nova informa que a seguinte é do álbum A Sessão Sem Fim e toca Um Bonde Chamado Desejo, no maior Rockão pesado com um solo de muita categoria de Drake Nova.

    Posteriormente, Marcelo Nova avisa que está lançando o álbum 12 Fêmeas e que deste trabalho foi extraída a canção seguinte, a Eu Lhe Vejo Em Sonhos, que mostrou uma pegada pesada com riffs longos que agradaram bastante. No final, complementa dizendo que o álbum estará disponível nas melhores lojas e que se fizesse tudo que falam que ele faz não estaria mais aqui e afirma: "a água é a única bebida que consumo". Continuando o show tivemos Old Man Blues, um cover de More Allison, que é um dos clássicos dos mais importantes do Rock executado com precisão pela banda e com destaque aos eletrizantes solos de guitarras da família Nova.

    Aos gritos incessantes de "bota pra fudê..." recebemos as notas certeiras de Eu Vi O Futuro, que foram devidamente alongadas em ótimos riffs que trouxeram ainda mais vibração ao show pela empolgação que Marcelo Nova realizou. Para aumentar o frissom iniciam a Bomba Relógio Ambulante, que teve o baixista Leandro Dalle fazendo uma sequencia de toques que ambientaram os riffs, que provaram tanto a categoria da música quanto da banda nesta nesta ótima composição da coletânea Em Ponto de Bala de 2003.

    Depois, Marceleza fala que está com esta banda há quatro anos e que antes sempre trocava de banda, que todo mundo tem banda, mas que esse é o "Marcelo Nova e seu conjunto" e que nós iríamos perceber toda a sua técnica com a vibrante versão instrumental que os três músicos fizeram de Strawberry Fields Forever, eletrificada até o pescoço por Drake Nova.

    Somos levados então para um dos momentos mais aguardados e mais Rock´n´Roll do show com a maravilhosa Simca Chambort, provavelmente uma das melhores criações do Camisa de Vênus, que fez todos os presentes cantarem com a banda e detalhe, Marceleza modificou seus arranjos criando uma versão muito interessante.

  A bluesada Ainda Não Está Escuro, que é uma versão para Not Dark Yet do Bob Dylan que saiu no Tijolo na Vidraça deu sequencia ao show mantendo a vitalidade do show em alta e a seguinte foi anunciada como "uma canção sobre drogas e garotas", era de Cocaína que ele estava falando, que teve sua execução com muito Blues e seu refrão gritado pelos fãs.

    E como Marcelo Nova adora uma polêmica e se dirige aos homens do Capitão Black perguntando se algum de nós já foi trocado por alguém, e com a deixa dada, eles tocam Ela Me Trocou Por Jesus, que narra uma história hilária e muito divertida cheia de Rock´n´Roll e Blues. E o sarcástico vocalista nos pede para completar o seu impagável refrão e interpola um trecho de In My Time Of Dying do Led Zeppelin com muita maestria.

    Depois pergunta se já pode ir embora, porém, com a negativa dos fãs solicita um 'dó maior' para Drake Nova e diz que vai ficar direto e toca My Way, uma música gravada pelo Camisa de Vênus no álbum Viva, que é um Rockão tocado a toda velocidade e com trechos falados que serviram para nos glorificar ainda mais.

    Gritando "Aleluia seus punheteiros..." chegamos à última da noite, que foi Pastor João e a Igreja Invisível com o 'reverendo' Marcelo Nova já sem a sua guitarra sendo apenas um frontman comandando os fãs, que cantaram com muita felicidade esse clássico do disco A Panela do Diabo. Marcelo agradeceu os fãs e cumprimentou-os durante os solos de Drake Nova para depois benzer os fãs, gritar uns "aleluia..." e receber em troca mais "bota pra fudê...". Foi muito gostoso de completar os versos sempre que pedido por Marceleza e ver ele apresentar a banda dizendo que são "os pastores da minha igreja...". Foi muito bacana ver o rosto sorridente do vocalista quando cantamos com firmeza o refrão da música que encerrou este grande show de Rock.

    Ainda teríamos mais uma banda na noite, o Arvores de Carvalho, mas nesta hora a maioria ou estava indo embora ou estava tentando participar de um rápido Meet & Greet com Marcelo Nova e banda, que recebeu todo mundo para um rápido comentário e uma foto. Em tempos de tanta frescura que vemos por aí, ainda temos nosso herói do Rock Brasileiro que contraria o sistema e abençoa seus fãs exaltando o verdadeiro Rock´n´Roll. Que Marcelo Nova continue a fazer nossa felicidade por muito mais tempo e não demore para retornar em Itapira.

Texto e Fotos por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Leandro Sartori e Pinna´s
pela atenção e credenciamento
Junho/2013

Set List

1 - O Fantasma de Luis Bruñel
2 - Faça a Coisa Certa
3 - Só O Fim
4 - Coração Satânico
5 - Muita Estrela, Pouca Constelação
6 - Best Seller
7 - Um Bonde Chamado Desejo
8 - Eu Lhe Vejo Em Sonhos
9 - Old Man Blues(Mose Allison cover)
10 - Eu Vi O Futuro
11 - Bomba Relógio Ambulante
12 - Strawberry Fields Forever (The Beatles cover)
13 - Simca Chambord
14 - Ainda Não Está Escuro
15 - Cocaína
16 - Ela Me Trocou Por Jesus
17 - My Boy
18 - Pastor João e a Igreja Invisível

Clique aqui e confira uma galeria com 116 fotos
do show de Marcelo Nova no Capitão Black em Itapira/SP

Voltar para Shows