Gotthard - Steve Lee: The Eyes Of a Tiger: In a Memory Of Our Unforgotten Friend
14 Faixas - Shinigami Records/Nuclear Blast - 2020

    Foi entre 2005 e 2006 que eu tive a oportunidade de conhecer o som Hard Rock bastante eletrizante dos suíços do Gotthard e lembro-me que pude conferir sua empolgante apresentação no Live'n'Louder Rock Fest de 2006 ( relembre como foi ), onde a banda tinha o excelente Steve Lee nos vocais. Nesta época, o Gotthard havia lançado o emblemático álbum Lipservice ( de 2005 ), que é considerado como um dos melhores de sua carreira e a banda estava alcançando um ótimo sucesso com os álbuns Homerun ( 2001 ) e Human Zoo ( 2003 ). Entretanto, alguns anos depois aconteceu a tragédia que sabemos... Steve Lee foi vítima de um acidente no dia 05 de outubro de 2010 em um dia de muita chuva em Mesquite ( cidade de Nevada nos Estados Unidos ), quando um caminhão desgovernado acertou umas motos paradas em um posto de gasolina e uma delas voou e atingiu o vocalista levando à óbito.

    Infelizmente, este fato completou 10 anos e para homenagear o legado de Steve Lee, o Gotthard nos brindou com o álbum Steve Lee: The Eyes Of a Tiger - In a Memory Of Our Unforgotten Friend, que nos traz onze das mais conhecidas canções registradas com os seus vocais e mais três inéditas ( incluindo duas versões da clássica Eye Of The Tiger do Survivor ). A título de curiosidade, vale mencionar que o vocalista Steve Lee nasceu em Horgen na Suíça no dia 05 de agosto de 1963, porém, mudou-se com sua família para a região de Ticino anos mais tarde. Aos 12 ganhou uma bateria e foi aprendiz de ouvires, mas foi com as baquetas nas mãos que Steve Lee conheceu Leo Leoni, e este conta mais de sua lembrança: "Quando vi Steve pela primeira vez, ele estava sentado atrás de sua bateria cantando 'Child in Time', clássico do Deep Purple. Fiquei impressionado com a forma que ele cantou a música e soube na hora: esta é uma voz que pode conquistar o mundo".

    Afinal, Steve Lee não só cantava bem como sabia animar uma plateia e passar sua energia aos fãs, e fez isso em sua bateria, porém, quando o vocalista de sua antiga banda deixou o posto, ele se impressionou por fazer isso diante de 8000 pessoas. Foram 18 anos no comando dos vocais do Gotthard e segundo Leo Leoni: "Ele acreditava bastante em seu talento, mas também era cético. Sempre o incentivei a tirar o melhor proveito de seu instrumento. Ele tinha um dom".

    Steve Lee era o elo de ligação entre os membros do Gotthard e graças a terem encontrado Nic Maeder foi que o Gotthard continuou sua carreira e pode render esta brilhante homenagem a Steve Lee, conforme a banda atesta: "Tínhamos planejado um concerto em memória [de Lee], mas a situação com o Covid-19 mudou tudo. Então, tivemos a ideia de fazer um álbum tributo com Steve para nossos fãs e para nós, para lembrar desse cantor singular e inesquecível. Queremos deixar um lembrete de que ele ainda faz parte desta banda e será para sempre!".

    E durante o processo de gravação Marc Lynn disse: "Nunca pensei que seria possível fazer novamente um álbum com sua voz única. Gravar o baixo foi muito emocionante para mim" e Freddy Scherer complementa: "A última sessão gravada de Steve traz de volta muitas memórias, de nossos shows, mas também de como ele era um ótimo vocalista".

    Lançado em digipack triplo Gotthard - Steve Lee: The Eyes Of a Tiger - In a Memory Of Our Unforgotten Friend foi gravado no Yellow House Studio por Leo Leoni e Davide Pagano, mixado no Mission Digital Studio pelo renomado Charile Bauerfeind ( Helloween, Angra, Blind Guardian, Gamma Ray e Hammerfall ) e masterizado no SRS Mastering por Wolfgang Eller. O atual line up do Gotthard que é composto por Leo Leoni e Freddy Scherer ( guitarras ), Marc Lynn ( baixo ), Hena Habegger ( bateria ) e Nic Maeder ( backing vocals ) utilizaram a voz de Steve Lee e prestaram este tributo honroso, sendo que todos os músicos estiveram juntos no estúdio, conforme acontecia antigamente.

    A emoção já pega forte nos dedilhados de violão presentes em One Life One Soul do single de 1997, cuja vontade que nos é passada é de se ouvi-la de olhos fechados esta lindíssima balada. Depois, com toda a tranquilidade que esta linhagem acústica lhe confere, o Gotthard executou a impactante Let It Be ( do G. de 1996 ) e neste formato, a voz de Steve Lee está com um 'feeling' imenso nos cativando a cada uma de suas estrofes. Após toques de sinos recebemos In The Name, que foi gravada também no G. e que neste ritmo suave podemos admirar ainda mais a belíssima voz de Steve Lee, que nesta terceira faixa contou com o compositor italiano Nicolo Fragile no órgão e piano.

    Em Lonely People, que é pertencente ao disco Homerun, o quinteto suíço nos presenteia com seu vibrante andamento, que mesmo acústico nos passa uma voltagem enorme e que é vocalizado com o coração, onde sentimos tanto a falta que Steve Lee faz quanto o sentimento depositado pela banda em sua execução, fatos que tornam a música ainda melhor. A balada Heaven, que já era para se cantar junto na sua versão original presente no disco Homerun, agora neste clima de paz que o formato acústico lhe trouxe... se tornou imperativo que você faça isso. Este marcante reencontro do Gotthard com Steve Lee que a tecnologia permitiu continua com Need To Believe, onde percebemos Nic Maeder discreto, mas fundamental para as melodias em suas aparições nos backing vocals, que junto ao homenageado concedem um destaque ímpar à esta composição do cd Need To Believe de 2009, que aqui contou com o convidado Ernesto Ghezzi no piano.

    A sétima do deste Gotthard - Steve Lee: The Eyes Of a Tiger - In a Memory Of Our Unforgotten Friend é a explosiva Lift U Up, um dos melhores Hard Rocks do Gotthard, cujo registro original é pertencente ao Lipservice e ficou tão cheia de adrenalina neste disco quanto em sua gravação original ( duvido que consiga ouví-la sem cantarolar seus versos ). A discreta percussão de Hena Habegger e os reluzentes toques de violão tocados por Leo Leoni e Freddy Scherer trazem a animada Hush composta por Joe South, que foi gravada pelo Deep Purple e pelo Gotthard no disco de estreia autointitulado de 1992. Na versão ouvida aqui, além da voz fabulosa de Steve Lee temos ao fundo o quarteto de cordas The G-Strings, que é formado por Barba Kubli, Chantal Steiner, Susanne Dubach e Eurydice Devergranne. Depois é a vez da balada First Time In a Long Time em que temos um convite repleto de emoção para ouvirmos seus vocais e harmonias de olhos fechados, pois, esta canção do Human Zoo ficou consideravelmente formosa em formato acústico passando aquela afinidade única contida na voz de Steve Lee.

    A inédita em gravações anteriores Tarot Woman é a décima deste Gotthard - Steve Lee: The Eyes Of a Tiger - In a Memory Of Our Unforgotten Friend e é dotada de uma beleza singular, onde os vocais de Steve Lee lhe convidam para cantar seu refrão com ele exalando um forte aroma de Beatles. O lado romântico fica em evidência com And Then Goodbye em que temos toda a jovialidade de seus vocais e suas tranquilas linhas de violões totalmente concedidas à esta versão, a qual a original fez parte do álbum Lipservice. E a positividade é o que não falta na garbosa versão de The Train em que tanto seus dedilhados quanto seus vocais demonstraram uma elevada e impressionante aura de paz.

    Para finalizar esta sensacional reverência ao vocalista temos duas versões inéditas para o sucesso Eye Of The Tiger, canção que ele adorava e a primeira - como todo o cd... - está devidamente acústica com Ernesto Ghezzi no piano novamente e com Steve Lee imprimindo um sentimento poderoso em seus versos relembrando também do aclamado filme Rocky III, nostalgia pura. Já a segunda versão de Eye Of The Tiger é elétrica e ficou tão boa como a original criada pelo Survivor nos anos 80 com direito até a Steve Lee "roubar a cena" com sua incrível voz e Leo Leoni brilhar nos solos de guitarra.

    Este Gotthard - Steve Lee: The Eyes Of a Tiger - In a Memory Of Our Unforgotten Friend foi programado para ser um show celebrando o legado do inesquecível Steve Lee, mas por conta dos problemas causados por esta interminável crise sanitária ( ao menos no Brasil ), se tornou este fabuloso álbum lançado pela Shinigami Records no Brasil em parceria com a Nuclear Blast em que o Gotthard relembra e compartilha muitos de seus imortais sucessos conosco em uma experiência lindamente desplugada em que sentimos eles tocando na nossa frente e com a presença da alma do saudoso Steve Lee diante de nós, conforme é relatado por Nic Maeder: "Steve é amado, verdadeiramente amado. Por muitas pessoas". Parabéns ao Gotthard por esta memorável e arrepiante lembrança do legado do ímpar Steve Lee.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2021

Site Oficial: https://www.gotthard.com/.
Facebook: https://www.facebook.com/Gotthard.
Instagram: https://www.instagram.com/Gotthard_band/.  
Twitter: https://twitter.com/gotthard
Youtube: http://youtube.com/c/GotthardOfficial

 

Voltar para Resenhas