Hagbard - Tales Of Frost And Flames
4 Faixas - Genocídio Records / J Hells Produções - 2014

    Pouco tempo depois do lançamento do cd Rise Of Sea King ( leia resenha ), o Hagbard, banda de Folk Metal formada por Igor Rhein nos vocais, Gabriel Soares nos teclados, flauta e vocais limpos, Danil "Marreta" Souza na guitarra, Rômulo "Sancho" Piovezana no baixo e Everton "Ton ton" Moreira na bateria, disponibilizou este EP Tales Of Frost and Flames em dezembro de 2014, que é o resultado das gravações ocorridas entre maio a novembro do citado ano e que cuja mixagem e masterização foi realizada por Vicenzo Avallone no Deep Water Recordings em Salermona, na Itália.

    A temática para as letras difere um pouco do lançamento anterior, que centrava em Vikings e seus feitos, agora, a banda de Juiz de Fora/MG escolheu temas relacionados às Crônicas de Gelo e Fogo do autor George R. R. Martin ( que deu origem a série de TV Game Of Thrones, que alcançou muito sucesso ) e para ilustrar a capa, nada melhor que uma excelente arte do ilustrador brasileiro Jobert Mello.

    A faixa Intro com seus sons de mar, sua orquestração épica e cinematográfica te conecta ao clima que o Hagbard deseja nos passar neste EP, que ao chegar no instante em que ela se interliga em Cursed Dwarf percebemos as linhas mais metálicas com os vocais urrados de Igor Rhein em um andamento mais beligerante, que está muito bem conduzido em sua parte instrumental, cheios de altos solos de teclados e guitarras muito bem combinados agradando logo em sua primeira audição. Os trechos falados, em estilo de narrativas dão um clima mais heroico à obra. Com um início mais melancólico, caracterizado nos teclados de Gabriel Soares, War For The Dawn apresenta uma linha melódica encorpada, que vai ficando melhor à maneira que é vocalizada com toda a potência dos guturais de Igor Rhein, que aqui, também recebem ótimos vocais limpos de Gabriel Soares. Entretanto, as intervenções feitas nos teclados injetam uma beleza única no som do quinteto, que deixa claro o seu lado Heavy Metal com os intensos solos do guitarrista Danil "Marreta" Souza.

    Com o convidado Vinicius Faza Paiva trazendo melodias lindas, nobres e cativantes em seu violino, Stormborn Queen se torna aquela faixa que iremos lembrar deste EP pelo seu ambiente puramente medieval, que é vocalizado de forma limpa e com muita categoria por Gabriel Soares.

    E após este momento mais calmo, como se estivesse nos preparando para a música seguinte, hora de receber um andamento mais rápido e convidativo para uma batalha, com vocais mais agressivos em alguns trechos e limpos em outros, que é dotado de linhas melodiosas envolventes, enfim, High As Honor termina este Tales Of Frost And Flames com o poder de fogo do Hagbard em alta, do jeito que nós gostamos e com direito à uma nova participação do violinista Vinicius Faza Paiva enriquecendo muito mais esta música.

    O momento criativo do Hagbard está bastante forte e a qualidade de suas músicas está comprovada nestas cinco faixas deste breve, mas muito bom, Tales Of Frost And Flames, que se curte logo de cara, especialmente as almas que a apreciam a cultura nórdica. Esta banda mineira pode galgar o posto de uma das melhores do Folk Metal do Brasil tranquilamente e recomendo caro leitor(a) conhecer o quanto antes este vibrante trabalho.
Nota: 9,5.

Sites: www.hagbardofficial.com e http://www.facebook.com/OfficialHagbard.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2015

Voltar para Resenhas