Woslom - Evolustruction
Independente - 9 faixas - 2013

  Em 2010, o Woslom lançou no mercado o seu excelente álbum de estreia Time To Rise ( confira resenha ), que foi muito bem recebido pelo público e crítica dado ao simples fato que estamos diante de uma das melhores bandas de Thrash Metal do país. E quando se lança um álbum de sucesso, o desafio para o segundo é maior, pois todos esperam que seja tão bom quanto ou melhor que o primeiro e em 2013, o Woslom disponibilizou Evolustrucion, que traz a impactante capa de João Duarte exibindo uma civilização com um lado evoluído e outro destruído. Percebeu alguma crítica com o mundo atual? Bem... se a resposta foi positiva, saiba que é com eles mesmo...

    As gravações, mixagem e masterização de Evolustruction foram realizadas no Acústica Studios em São Caetano do Sul/SP entre janeiro e março de 2013 com Danio Pozzani.

   Coube à faixa título Evolustruction realizar a abertura do cd em um Thrash Metal com influências de Heavy Metal bem claras, com ótimos riffs de guitarras trazendo um grau de envolvência muito grande. Além do eficiente trabalho vindo das guitarras de Silvano Aguillera e Rafael Iak, tenho que enaltecer também o baixista Francisco Stanich Jr e o baterista Fernando Oster, que fornecem a base necessária para esta primeira canção conquistar o ouvinte. Sem delongas, Haunted By The Past entra com solos rápidos de guitarras, linhas de baixo e bateria feitos com precisão, para que tenhamos uma música que lembra e agradará os fãs do Megadeth pela categoria que é tocada, aliás, atente seus ouvidos para os solos feitos pelos guitarristas Silvano Aguilera e Rafael Iak - sinta como eles te fazem bem. Com um set instrumental acelerado e que está muito bem definido, Pray To Kill convida o ouvinte a gritar seu título no refrão com Silvano Aguilera, pois as evoluções - sejam nos solos de guitarras ou na coesão da dupla baixo/batera - são um sabor extra neste vigoroso Thrash Metal.

    Com o baixista Francisco Stanich Jr. fazendo um brilhante solo, que está muito bem acompanhado pelas guitarras de Silvano Aguilera e Rafael Iak, temos a eletricidade pura de River Of Souls em um crescente impressionante em seu andamento, cuja linhagem remete a Megadeth e Testament, ou seja, os caras conseguiram cravar uma sonzeira com riffs de guitarras que conquistam o fã de Metal facilmente.

    Em No Last Change, o ritmo incansável do Woslom prossegue com toda a técnica e capacidade do quarteto de uma forma que liga o ouvinte com a música facilmente, pois é uma verdadeira delícia ouvir os riffs cavalares, que estão bem vocalizados em atuações cheias de garra de Fernando Oster na bateria e Francisco Stanich Jr. no baixo. Lógico que não posso deixar de mencionar que ao vivo os solos de Silvano Aguilera e Rafael Iak nas guitarras devem ficar ainda melhores, pois aqui no disco estão fabulosos a la Mustaine/Broderick.

    Quando uma banda sabe o que faz, ela dispara músicas com a devida habilidade e o instrumental de New Faith é uma prova viva disso: pesada, mas envolvente, e o melhor, está bem vocalizada com dosagem acertada de agressividade, além de possuir um refrão de qualidade com muitos solos de guitarras do jeito que se espera ouvir. Se tivesse que explicar para alguém o que é um bom Heavy Metal, esta sexta canção de Evolustruction seria um baita exemplo. E a ligação entre os membros da banda está tão em alta que todos aparecem com o mesmo brilho, como pode-se notar ao ouvir Breathless ( Justice´s Fail ) com um ritmo intenso como um som assim dever ser, que não para, evolui cada vez mais para tornar-se ainda melhor e ao ouvi-la, você sente que ao vivo ficará melhor e será um chamado para se entrar em rodas.

    Depois de sete músicas velozes e tocadas de forma matadora, Purgatory exibe dedilhados mais calmos que recebem riffs de guitarras, baixo e uma saraivada de toques na bateria, que deixam Silvano Aguilera 'tranquilo' para soltar sua raiva nos vocais. Ainda nesta música, tenho que destacar mais uma vez o entrosamento da dupla Aguilera/Iak, que termina a última de suas composições do cd em um misto de apocalipse com melancolia.

    Encerrando o cd, o quarteto gravou uma versão para Breakdown do Mad Dragzter, banda que começou nos primeiros anos deste séc. 21 e parou ( embora parece que já estão voltando ). Além de ser uma homenagem à esta formidável banda de Thrash Metal brasileira, a versão do Woslom ficou perfeita pela interpretação que eles fizeram.

    Quem gosta de um Thrash Metal com Heavy Metal na linha do Megadeth com muitos solos e sempre com evoluções cada vez melhores nos solos de guitarras, tem obrigação de incluir Evolustruction em sua coleção. Sem dúvidas, que Evolustruction é um dos melhores lançamentos nacionais de 2013, pois o Woslom superou as expectativas com este álbum que contém todos os elementos que definem o Thrash/Heavy Metal. Te recomendo então caro leitor(a) tratar de ouvir esse cd por várias vezes.
Nota: 10,0.  

Site: www.woslom.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2013

Voltar para Resenhas