Woslom - Time To Rise
9 Faixas - 2010 - Independente
   

 O Woslow formou-se em 1997 e desde então percorreu o underground paulistano e passando também por bares como Volkana, Black Jack, Manifesto, Sincinato, Blackmore. Durante esse período algumas mudanças na formação aconteceram e em 2009 o line up que realizou a gravação do debut cd é o seguinte: Silvano Aguillera nos vocais e guitarra, Rafael Iak na guitarra, Francisco Stanich Jr no baixo e Fernando Oster na bateria.

    Quem trabalha no underground por tantos anos costuma realizar tudo de forma independente e assim eles gravaram, produziram e mixaram Time To Rise no Estúdio Acústica, em São Caetano do Sul/SP em maio de 2010, enquanto a masterização é um trabalho de Danilo Pozzani que fundiu com precisão a sonoridade Thrash Metal da banda.  Antes de iniciar a resenha propriamente dita, quero ressaltar que a capa com as areias do tempo caindo da ampulheta é mais um trabalho do competente desenhista Jobert Mello ( responsável por capas como Shadowside, Sabaton, Heavenwood, entre outros ).

    Time To Rise abre o cd com uma maciça dose de Thrash Metal com um toque envolvente das guitarras de Silvano Aguillera e Rafael Iak e também na bateria de Fernando Oster que realizam um verdade ataque aéreo no ouvinte para que o vocalista Silvano mostre, em meio à essa sonoridade pesada e rápida, a sua agressividade vocálica, tanto que afirmo: melhor início impossível. Um longo e ótimo solo de guitarra traz Soulless ( S.O.T.D. ) e percebi o que já estava notando desde a primeira música: o Woslom lembra o Metallica dos anos 80, seja no timbre de voz de Silvano Aguillera ou na intensidade que as guitarras são fulminantemente tocadas. A parte instrumental do Woslom merece um destaque extra, pois eles investiram muito bem em cada composição e na terceira, Power & Misery, temos uma variação muito rápida na combinação de guitarras, bateria e baixo, que há muito tempo não ouvia, em mais de oito minutos de selvageria sonora devidamente vocalizadas, fatos que garantem mais qualidade à banda.

    Com as guitarras elevando-se para mergulharem juntas com a bateria em uma artilharia cadenciada, The Deep Null, mantém o poder de fogo do Woslom fazendo você certamente gritar o refrão com a banda e também sentir uma vontade de entrar em uma roda na hora. Os guitarristas Silvano e Rafael dão início com seus solos caóticos na rápida Mortal Effect, que lembra o estilo visto no Megadeth e chamo sua atenção para a forma violenta que Silvano canta seus versos.

   Com o Woslom o pensamento é não aplicar um descanso, e Despise Your Pain entra com os obuses guitarristicos disparando notas velozes para que Silvano vocifere com levadas "Hetfieldianas" que vão minuto à minuto aumentando o crescente sonoro e também o prazer de curtir um vigoroso Thrash Metal. Downfall tem um solo acelerado que acompanha a forma alternada de tocar do Woslom que logo nas primeiras notas te empolga sem que se perceba e vai fazer você cantar junto com o quarteto, que sabe acelerar quando é preciso e exibe muita competência a cada nota. As linhas do baixo de Francisco Stanich Jr. são um deleite à parte. 

    Baixo, guitarras e bateria combinados em uma evolução instrumental pesada e cheia de técnica que fazem de Checkmate uma das melhores do cd Time To Rise ( aliás, é uma tarefa muito difícil apontar uma música como a melhor, pois todas as nove são excelentes ). E após esse set instrumental fabuloso, quando os vocais de Silvano Aguillera entram em campo, o que estava muito bom fica ainda melhor, pois o vocalista empregou sua potente voz da melhor forma possível, ou seja intensa e incansável. As mudanças de andamento, os riffs de guitarras, a bateria tocada implacavelmente e cheia de repiques, olha faltam adjetivos para caracterizar essa penúltima música do cd. Parabéns Woslom pelos 9 minutos do mais vigoroso Thrash Metal!!!.

    Com um início parecendo metralhadoras e dotada de riffs poderosos, Beyond Inferno entra para encerrar Time To Rise com a agressividade e velocidade necessárias. Atente seus ouvidos para os solos de guitarras matadores que eles aplicaram na música.

    Se somente as músicas não já nos deixassem plenamente satisfeitos, o Woslom decidiu incluir no cd também o clip para Time To Rise dirigido por Diogo Alvino que está muito bem produzido, critica a exploração sexual infantil, exibe imagens distorcidas de propósito, a ampulheta da capa do cd sendo quebrada, enfim, o clip, captou muito bem a agressividade do quarteto. Finalizando: o cd lembra Metallica? Claro que sim. Lembra Megadeth? Também e que ótimo. Vai fazer muito headbanger bater a cabeça? Vai. Então, caro leitor(a), te desafio a ouvir Time To Rise e falar que não estamos diante de um dos melhores lançamentos de Thrash Metal dos últimos anos, e o melhor, feito aqui no Brasil.
Nota: 9,5

Site: www.myspace.com/woslom

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2011

Voltar para Resenhas