Woslom - A Near Life Experience
9 faixas - Shinigami Records - 2016

    Três anos depois do excelente Evolustrom ( confira resenha ), a excelente banda paulistana de Thrash Metal Woslom, que nos últimos anos apresentou um considerável crescimento no cenário e provou que veio para ficar com uma das instituições brasileiras do estilo, lançou pela Shinigami Records o seu terceiro cd de estúdio com o título de A Near Life Experience e a escolha deste nome é explicada pelo vocalista e guitarrista Silvano Aguilera: "A temática foi inspirada no título do trabalho [Uma experiência de quase vida]. Hoje nós somos praticamente como robôs acorrentados vivendo em uma sociedade totalmente voltada aos interesses materiais, territoriais ou de poder. E cada uma das oito faixas abordamos essa experiência de quase vida" .

    E tenho que concordar que isto é o que realmente temos em nossa chamada "sociedade organizada e politicamente correta". Inclusive, este conceito está sintetizado na capa do artista guatemalco Mario López, que mostra um monte de seres humanos, quase zumbis, caminhando sem sentido e acorrentados a alguma coisa com referências aos músicos e discos do Woslom ( procure... é divertido ).

     Com produção do citado Silvano Aguilera ( vocal e guitarra ), Rafael Iak ( guitarra ), Andre Mellado ( baixo ) e Fernando Oster ( bateria ), as gravações de A Near Life Experience aconteceram no Estúdio Acústica em São Caetano do Sul/SP junto a Danilo Pozzani, que cuidou da mixagem realizada entre outubro de 2015 a janeiro de 2016. Para a masterização foi escolhido Neto Grous do Absolute Master, que fez seu trabalho em fevereiro de 2016.

    O cd é aberto com a Underworld Of Agression, onde ouvimos alguns sons mais sinistros, que dão lugar aos riffs de guitarras exibindo o Thrash Metal acelerado e devidamente avassalador do Woslom, que está agressivo, contagiante e vocalizado com muita raiva por Silvano Aguilera, que junto a Rafael Iak destilam solos matadores em suas guitarras. Em seguida temos a explosiva faixa título A Near Life Experience com uma alternância esplendida e muito pesada na sua primeira parte da música, que acertará em cheio aos fãs do Megadeth, pois, estoura agressividade nos vocais de Silvano Aguilera e também nas evoluções instrumentais, tanto que não se assuste se o seu título ficar na memória e você sair berrando ele, além é claro, de desejar 'banguear' em sua execução, que destacam as guitarras, a bateria e também os toques pesados do novo baixista Andre Mellado. Projetando um começo sombrio com vocalizações intensas e riffs constantes, Brokenbones traz uma aura atual, porém, envolta em um Thrash Metal veloz e pesado, que literalmente desaba em nossas cabeças com toda a técnica acumulada do Woslom em solos de guitarras impactantes e uma esmagadora atuação do baterista Fernando Oster.

    Sempre com o rolo compressor sonoro orientado a vir para cima do ouvinte sem piedade nenhuma, o Woslom continua seu frenético ataque com a dilacerante Lapses Of Sin, seja nos solos de guitarras, na potência da junção do baixo e da bateria ou ainda, na cólera dos vocais. Não se assuste caro leitor(a) se ao ouvir o álbum A Near Life Experience seu pescoço doer, pois, não tem como ouvir e não agitar ( mesmo que sozinho ) como também acontece em Redemption, canção que nos expõe à eficazes toques do baixista Andre Mellado e também à riffs de guitarras que crescem à medida que Silvano Aguilera vocifera com todo o descontentamento contido na letra desta quinta canção, que possui vários trechos mais Heavy Metal e que novamente nos remete ao Megadeth.

    Para Unleash Your Violence, eles mostram uma sequencia de solos de guitarras cavalgantes, que junto às pancadas sempre precisas na bateria de Fernando Oster criam o ambiente necessário para mais outra apurada pedrada para marcar os fãs de seu Thrash Metal, ou seja, está sexta faixa de A Near Life Experience será curtida em sua primeira audição.

    Depois chega a vez de Lords Of War, que começa com solos melodiosos nas guitarras, que vão ficando mais fortes e abrem o espaço para uma para uma sequencia instrumental destruidora, que está aliada aos vocais raivosos de Silvano Aguilera nesta que provavelmente é a mais violenta do cd e ideal para abrir rodas ou 'banguear' bastante, escolha. Se você sobreviveu à hecatombe sonora da anterior então, talvez, a próxima, que é a Total Speed Thrash, cujo título reflete a bordoada proporcionada pelo Woslom, que é daquelas que só posso dizer uma coisa: não poderá faltar nos shows a partir de agora por conta da tamanha insanidade cravada em seus quase três minutos. Por fim, o quarteto homenageou uma de suas principais influências com Thrasher´s Return do Bywar, cuja versão ficou tão detonante quanto a original, que para quem não conhece... fatalmente sairá batendo a cabeça e ficará curioso(a) em saber mais desta banda paulista após ouvir esta última faixa do cd.

    Comparando o tamanho da qualidade contida nos dois álbuns registrados anteriormente pelo Woslom à este torna-se difícil afirmar que A Near Life Experience os superou, prefiro dizer que todos os três são excelentes e que o novo trabalho é simplesmente um dos melhores discos de Thrash Metal criados no Brasil que ouvi em 2016 e que encontra-se no mesmo nível de igualdade aos grandes nomes do estilo que lançaram seus cd´s este ano. Não é por acaso que eles se tornaram presença constante na Europa desde 2012.
Nota: 10,0.  

Site: www.woslom.com.br, https://www.facebook.com/woslom,
http://www.youtube.com/woslomband e http://www.reverbnation.com/woslom.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2016

Voltar para Resenhas